O que é ser Agnóstico? O que é Agnosticismo?

O que é ser agnóstico? O que é o Agnosticismo?

A complexidade do mundo, das espécies, da natureza, nos põe a pensar: Será Deus? Será Ciência? Pode-se optar por uma das repostas, ou podemos simplesmente aceitar a dúvida e conviver harmonicamente com ela? Sim, podemos!

A princípio, o Agnosticismo é uma posição negativa, já que é uma posição de desconhecimento. Desconhecimento do pós vida, do surgimento da vida e de questões sobrenaturais, logo, impossível de se fazer inferências.

Façamos uma distinção entre ignorância e desconhecimento. A ignorância é o desconhecimento do que é real, concreto e sabido por todos. O desconhecimento não necessariamente engloba a ignorância, já que neste caso não temos uma vertente indubidável.

A diferença entre ateísmo e agnosticismo é que o ateísmo afirma que não exista uma entidade superior criadora da vida. Já o agnosticismo não afirma e nem nega a existência dessa entidade. Eles estão juntos em não acolher influências religiosas em suas vidas, mas estão extremamente separados no que concerne à admissibilidade ou não de novos pontos de vista, ou seja, o Ateu diz não existir, o Agnóstico PODER OU NÃO EXISTIR, PODER OU NÃO NÃO EXISTIR.

Mas é fato que o Agnóstico está tão distante das religiões quanto um ateu, pois as religiões foram criadas por homens, e suas regras, manuais e crenças não soam verdadeiras nem para um nem para o outro. O Agnóstico aceita a possibilidade do sobrenatural na sua forma mais pura (incluindo a existência de um deus), mas não nas regras ditadas por religiões que são construções históricas dadas por diversas sociedades e culturas.

O Agnóstico não se prende somente à possibilidade ou não da existência do Deus católico, mas sim na possibilidade de um deus qualquer. E vai mais além, essa força sobrenatural não necessariamente é um deus, mas pode ser uma energia, uma força, enfim, qualquer coisa que não esteja ao alcance humano. Tenta-se no Agnosticismo aceitar quaisquer possibilidades, sem negar nenhuma.

O Agnosticismo oferece uma liberdade infinita ao seu praticante, essa filosofia não te limita por regras, mas te oferece liberdade em entender a vida sem limitações. É uma filosofia que nos observa como animais, que não conseguem entender todas as explicações da vida e tira-se um peso enorme das costas por exigir que sigamos alguma religião.

Aceitar o desconhecimento, às vezes, é uma opção sábia e libertadora. Deixa-nos em paz com nós mesmos.

Muitas pessoas religiosas questionam se sendo agnóstico não existiria o bem e o mal para esses seguidores do Agnosticismo, pois não haveria o correto e o incorreto, poder-se-ia fazer tudo o que quiser. Lembremos que não é assim, o Agnosticismo é pura e simplesmente uma posição frente ao sobrenatural. Já o certo e o errado não são moldados por religião, mas sim pela ética e pela moral, e cada uma tem a sua moral e deve se portar perante a ela, sabendo respeitar seus limites numa sociedade que deve conviver em harmonia.

Muitas pessoas ateístas questionam se o agnóstico não acredita na ciência. O agnóstico acredita na ciência, no que ela prova. O que a ciência não prova, é digno de debate. A humanidade se desenvolveu assim, foram grandes questionadores da ciência que fizeram a própria ciência se aperfeiçoar, procurando novas respostas. Acreditar que nossa sociedade alcançou o ápice do conhecimento é uma leviandade tremenda. Somos eternos caçadores da verdade. E é fato que a verdade não foi alcançada em muitos debates científicos, dois deles é a origem da vida e o pós-morte, a ciência criou teorias, mas teorias são apenas teorias, dignas de debate como qualquer religião, crença ou deus.

Existem subdivisões dentro do Agnosticismo?

Fala-se em Agnosticismo Teísta e Agnosticismo Ateísta. Ambos os conceitos são completamente errôneos do ponto de vista do que é o agnosticismo. O Agnosticismo é exatamente um contraponto às afirmações do “Existir” e do “Não Existir”, o Agnosticismo é a dúvida, é a interrogação. Não haveria lógica nenhuma classificar o Agnosticismo com termos que se contrapõem à essa “dúvida” que são o Teísmo e o Ateísmo.

Portanto não existe nenhuma classificação. O conceito é um só. À partir do momento que se diz que é um agnóstico teísta, não se é um agnóstico, e o mesmo vale para o que se diz agnóstico ateísta. São termos diferentes que não cabem numa mesma palavra.

E para finalizar é importante dizer que o Agnóstico, por lógica ao que acredita, pode se posicionar perante aos outros como Agnóstico, mas deve sempre respeitar as opiniões religiosas de quem quer que seja, como poderíamos dar como errada qualquer convicção religiosa se se tem como lema as diversas possibilidades? Isso nos torna mais que Agnósticos, isso nos põe num pedestal superior, humanos respeitadores, que dialogam, mas não ofendem. Não precisamos “catequizar” ninguém com nossa "crença" agnóstica, mas é perfeitamente possível que contaminemos a todos com o nosso respeito.

Fron Monseus
Enviado por Fron Monseus em 12/01/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6224129
Classificação de conteúdo: seguro