A Função do Presindente em um Centro Daimista

Conhece a ti mesmo. Quem nunca ouviu esta celebre frase? Esta afirmação atravessou séculos relembra a necessidade do ser humano conhecer a si próprio. Saber a própria origem, quem somos e o que nos guarda o futuro são questionamentos imprescindíveis na busca do autoconhecimento que nos auxiliam no cumprimentos de nossas metas, objetivos, sonhos tanto a nível pessoal, familiar, profissional e até mesmo espiritual, quem toma Daime sabe que o conhecimento mais precioso que podemos adquirir é o conhecimento sobre nós mesmos, para quem conhece esta Santa Bebida reconhece o que quero dizer, mas quem nunca ouviu falar, a realidade mais comum, com certeza não entendi o contexto preciso destas palavras. O conhecimento de si auxilianos no conhecimento do outro e nas relações sociais em geral, acredito que este raciocínio, a pratica da auto-reflexão é uma ferramenta poderosíssima quando se trata de liderar pessoas.

Quem não consegue gerir a si mesmo, não consegue gerir grupo de pessoas com as devida precisão que esta tarefa requer. Se soubermos primeiramente onde estamos e para onde nos dirigimos, teríamos a noção do que fazer, assim fica mais fácil liderar e conquistar a confiança dos liderados, além de julgamos as situações com mais clareza. Uma das maiores responsabilidades do presidente de um Centro Daimista é de cuidar amorosamente dos trabalhadores espirituais. É um dever da liderança preparar os novos fardados e manter a linha dos mais antigos. O estudo é fino e exige também pratica cotidiana da fraternidade humana ao domínio da liturgia do trabalho. O Santo Daime, é uma doutrina musical e o conhecimento básico de teoria musical é de muita utilidade, por exemplo, o primeiro hino recebido pelo mestre assemelha-se a vinda do próprio Cristo, como assim? Jesus Cristo veio como filho unigênito de Deus representando a Santíssima Trindade, O Mestre Irineu recebeu seu primeiro hino no ritmo da valsa (compasso ternário) existem uma relação muito estreita tendo em vista que ambos fenômenos citados funcionaram como uma chave, simbolicamente abriram uma estrada, um caminho novo para uma nova maneira de compreensão da vida em seu sentido mais amplo.

O simples conhecimento não nos basta é imprescindível à utilização da interpretação simbólica ferramenta utilizada pelo ser humano dotado de espírito crítico e desenvolvido culturalmente, ignorado pelo homem comum que adotam geralmente uma interpretação literal dos fenômenos sejam eles sociais, culturais ou até mesmo espirituais. A utilização do raciocínio adequado conduz o olhar para uma visão mais ampla o que permiti projetar os nossos pensamentos para além do horizonte característica comum de pessoas visionárias.

A doutrina está a serviço da humanidade, uma escola de reeducação de hábitos e doutrinação dos espíritos encanados e até mesmo desencarnados, a preparação dos fardados da casa deve esta presente na consciência do presidente, o próprio futuro da instituição tem relação com os jovens fardados hoje, destinados a substituírem os mais antigos.

Gerenciar as atividades de uma igreja inclui uma habilidade administrativa pratica e sensata de forma que considere as prioridades que fundamentam o trabalho espiritual tais como: a atividade laboral dos adultos, o estudo de crianças e jovens, o contexto social e cultural em que se localiza o centro, como por exemplo ,as características culturais do povo do sudeste são diferentes das características do povo nordestino, assim como costumes de cidade grande, são diferente de uma cidade pequena, entre outras ressaltando que a doutrina daimista é pouquíssima conhecida e suscetível a interpretações preconceituosos.

Portanto, para uma boa gerencia administrativa e orientação dos fardados é necessário além do conhecimento uma postura que inspire ordem e respeito em um modelo amoroso e compreensível relembrando a sensibilidade de um médico para com seus pacientes, o Presidente está lidando permanentemente com assuntos desde administrativos no sentido empresarial a assuntos ligados ao aprimoramento do caráter e a formação moral do ser humano, por isso este deve ser um modelo mais justo e perfeito da irmandade.

Djalma Guedes II