BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS . REFLEXÃO

BUSCAI PRIMEIRO O REINO

A proposta de Jesus

O capítulo 6 de Mateus é continuação do Sermão da Montanha, onde Jesus apresenta aos seus seu programa de vida. Depois Ele explicitará mais sua proposta, sinalizando algumas atitudes para seus discípulos/as.

Todo sermão do monte define as características dos súditos do reino de Deus.

Nosso texto básico fala de uma busca. Diz que devemos buscar.

Buscar é algo que requer esforço. Lembre-se da mulher que perdeu a dracma e procurou pela casa toda até encontrá-la (Lc 15.8-10).

Busca requer trabalho. Devemos buscar o reino de Deus e a sua justiça. Observe que Jesus disse que devemos buscar essas coisas em primeiro lugar.

Essa deve ser nossa prioridade. Buscar o reino e a justiça. Essas são as prioridades da vida cristã. Mas o que significa isso?

: buscar a Deus é um empreendimento cristão. Começamos a buscar a Deus na conversão. Embora possamos proclamar ao mundo que fomos encontrados por ele, ironicamente ainda o estamos buscando. Buscar a Deus é uma atividade que dura a vida inteira.

” (At 1.8). Depois de dar uma branda repreensão, Jesus deu uma ordem a eles: “Sereis minhas testemunhas”. Somos chamados a buscar o reino e a dar testemunho do reino. Devemos buscar o reino e mostrar ao mundo como ele é.

Ao ensinar aos discípulos a oração do Pai Nosso, Jesus faz uma associação entre o reino de Deus e a vontade de Deus. O reino de Deus é senhorio de Deus tanto na terra como no céu (Mt 6.10). Portanto, buscar o reino é fazer a vontade de Deus aqui e agora.

Damos testemunho do reino de Deus ao servirmos a Deus, que é o Rei. Isso é o que agrada a Deus. Há uma razão pela qual na oração do Pai Nosso Jesus liga o reino de Deus ao cumprimento da vontade de Deus. “Venha o teu reino e faça-se a tua vontade” formam uma unidade. São dois lados da mesma moeda. O reino de Deus vem quando a vontade de

Deus é feita.

A conclusão a que chegamos é esta: o objetivo supremo da vida cristã é a obediência ao Rei.

III. AS CARACTERÍSTICAS DO REINO

”.

1.A porta de entrada do Reino é o arrependimento e a fé – Mc 1:15.

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

2.Só entra no Reino os que nascem de novo – João 3:3,5.

3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

4.O Reino fala de uma qualidade de vida – Rm 14:17: justiça, paz, alegria no Espírito Santo.

5.Os súditos desse Reino são pessoas diferentes – Mt 5:1-12 – Pobres, quebrantados, mansos, famintos de justiça, puros de coração, pacificadores, misericordiosos. Sua justiça excede à dos escribas e fariseus (Mt 5:20).

8.O Reino de Deus deve ser a maior aspiração do crente

9.O Reino de Deus é o nosso maior tesouro

Somos livres, somos santos, somos novas criaturas.

VI. OS HERDEIROS DO REINO DE DEUS – v. 20,22-29

.

A natureza humana despreza a soberania do Rei.

O Reino de Deus avança ainda quando o rejeitamos.

VII. A VITÓRIA ABSOLUTA DO REINO DE DEUS – v. 30

.

Ore: “Venha o teu Reino”.

Viva como filho do Rei.

Viva como cidadão do Reino.

Trabalhe para que esse Reino venha na sua plenitude.

“Preocupe-se apenas com uma coisa, diz o Senhor, com seu relacionamento comigo.

” O Reino de Deus é a presença completa e o domínio total de Jesus em nossas vidas. Jesus promete que comida, roupa, moradia e tudo mais que precisamos “serão acrescentados”. Cremos nisso?

Se conhecemos Jesus e estamos andando com Ele, então cremos e confiamos. E se não confiamos, é provavelmente porque não conhecemos Jesus ou não estamos andando com Ele.

Se você anda ansioso ou preocupado, nenhum produto ou bem lhe trará paz e satisfação duradoura. Apenas uma coisa servirá – volte para Jesus, ande com Ele.

Busque Jesus e você encontrará tudo que seu coração realmente precisa, e no fundo, no fundo, tudo que você realmente quer.

Conclusão:

Jesus Cristo nos estimula a confiar no amor divino. Independente de nossas opções de vida, de nossas limitações e fracassos, nós sempre seremos muitíssimo importantes para Deus.

Por meio de nossa fé podemos estar seguros que nada se passará conosco sem que Deus saiba. Sua providente mão está sempre nos guiando.

Ele cuidará sempre de nós, hoje e sempre. E isso será sempre assim, pois o Deus que não muda, assim deseja. Seu amor não tem condições, pois é fruto de Sua graça infinita.