Semelhanças e diferenças entre o sacrifício de Isaque e de Jesus na cruz (VI).

O sacrifício de Isaque, semelhanças e diferenças com Jesus na cruz. (VI).

(Filho primogênito e o monogênico).

Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos. (Gên 22:8). Continuando o estudo, aqui começaremos a entender as diferenças e semelhanças.

Na carta aos hebreus, na maioria das traduções vemos autor citar Isaque como filho unigênito, mas ao estudarmos com atenção veremos o seguinte:

No grego o autor diz (μονογενής/monogenís), que é monogênico que significa ligado a um, ou a uma de um único gene. Apesar da tradução ser unigênito veremos que não é totalmente correto.

Pois no hebraico a palavra usada é (יְחִידוֹ/Yëhydo), que seria no grego (αποκλειστικός γιος/apokleistikós gios), que significa exclusivo, querido, esperado. E o nome de Isaque significa, aquele que ri, e o povo hebreu sempre primou por dar o nome ao filho com o significado de quem ele é e representa.

E no contexto no qual Isaque foi gerado e nascido, veremos que ele não era o único filho de Abraão, mas era o filho da promessa e esperado, o filho que adveio da graça do Pai, o filho da alegria que trouxe riso ao rosto de Sara. E o início, a célula primeira e exclusiva de uma nação sacerdotal.

Já Jesus é o primogênito, (πρωτότοκος/protótokos;בְּכוֹר/bechor), ou seja, o primeiro de todos e ao vir ao mundo e padecer para pagar a nossa dívida infinita do pecado Ele se torna o real verdadeiro e único Filho unigênito (μονογενής/monogenís;בן יחיד/ Ben yëhyde). E Ele é o monogênico, ou seja, advindo de uma unidade, pois foi gerado pelo Espírito Santo, e não por espermatozóides.

Eis a primeira diferença e semelhança. A semelhança é que todos são filhos amados pelo pai e pelo, O Pai. A diferença é que, o sacrifício do filho de Abraão foi para ensinar que Deus não pede sacrifícios humanos ou de sangue.

E o do filho primogênito Jesus O Cristo, que derramou seu sangue na cruz que quitou ante as potestade a dívida de nossas maldades (Col 2:14-17; 1Pe 17-21). Se tornou unigênito na cruz, para remir e nos ensinar o caminho de volta ao Pai.

Eis o porquê de seguir a Cristo, Ele é a vida que no ato substutivo doou sua para que tenhamos vida e vida em abundância.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 27/04/2024
Código do texto: T8050724
Classificação de conteúdo: seguro