SOBRE O DESEQUILÍBRIO DO ORGANISMO E O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO

SOBRE O DESEQUILÍBRIO DO ORGANISMO E O MEDICAMENTO

HOMEOPÁTICO

NilvanaTereza da Silva koppe – Formação em

Terapêutica Homeopática - UDESC

O medicamento homeopático age de uma forma sutil, energética, portanto age na energia vital do indivíduo promovendo o equilíbrio de todo o organismo.

A Homeopatia é uma ciência que causou revolução na medicina convencional iniciada por Hahnemann há quase dois séculos.

A Homeopatia é uma ciência e visa o equilíbrio do indivíduo diminuindo a sensibilidade à doenças de maneira que se torne saudável física e psicologicamente.

Existem sintomas que são comuns a cada doença e podem ser descritos por todas as pessoas, no entanto, há sintomas peculiares a cada doente, este sintoma o individualiza, difere-o de todos os outros. Um exemplo simples seria o sintoma de dor de cabeça. Ora, quem já não teve uma dor de cabeça quando afetado pelo vírus da gripe? Porém, dor na cabeça acompanhada de dor na nuca, já traz uma diferença. Dor de cabeça acompanhada de dor na nuca e náuseas o diferencia e particulariza ainda mais o sintoma.

“O médico homeopata trata o doente e não suas doenças” (BAROLLO, 1985. pg.7).

A pessoa que faz opção pelo tratamento homeopático precisa adotar uma postura de sinceridade com seu médico, “contar coisas que nunca disse a ninguém, relatando todos os fatos, sem procurar amenizar o peso de certos sentimentos ou atitudes em certas situações”. A história individual desde a infância, adolescência até o seu momento atual são de extrema importância para um diagnóstico correto e consequente prescrição.

A consulta homeopática é mais demorada, pois, tem a finalidade de individualizar ao máximo a pessoa (paciente, doente), determinando todos os fatores que o distingue dos demais. Segundo a filosofia homeopática, o homem fica doente por estar em situação de desequilíbrio, portanto, deve ser tratado com um medicamento personalizado.

Cada ser possui características próprias, que se assemelham aos sintomas que um determinado medicamento provoca quando experimentado pelo homem são. Portanto, cada indivíduo tem o seu próprio medicamento que servirá para tratar suas queixas físicas ou mentais, ou seja, vai tratar o desequilíbrio da Energia Vital.

Conclui-se então que duas pessoas com a mesma doença podem receber medicamentos diferentes, enquanto vários pacientes, que sofrem de doenças diferentes, podem ser curados com o mesmo medicamento.

Conceitualmente homeopatia e medicina tradicional são bem diferentes, daí a sugestão de que as pessoas deveriam procurar o médico não apenas quando apresentam sintomas físicos ou doenças bem definidas, mas, também por sentirem angustiadas, nervosas, se sentindo sofredoras em geral. Há pessoas que se queixam de pesadelos e sonhos recorrentes e também por sofrem excessivamente com o frio ou calor.

“Os sintomas psicológicos e os de desacordo com o ambiente são os primeiros a se manifestarem, são o princípio de desequilíbrio que posteriormente levará às doenças. O ser humano nunca adoece em uma parte isolada do corpo. Qualquer doença é reflexo de desequilíbrio de todo o organismo.”(id.p.11).

Fique por dentro da homeopatia e participe enviando textos

http://homeopatiaintegrativasc.blogspot.com/

Referência Bibliográfica:

BAROLLO, Celia Regina. Aos que se tratam pela homeopatia. 1985.

Vento de Outono
Enviado por Vento de Outono em 23/02/2011
Reeditado em 28/02/2011
Código do texto: T2809630
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.