CONVERSANDO COM CLARICE

(Dirigido a mamães de primeira viagem...)

Psiu! Ei menininha? É o vovô querida! Quentinho aí dentro amorzinho... Pois é! Ficou apertadinho teu ninho. Mas ele é muito aconchegante e te protege, te nutre, te dá vida que o Papai do Céu doou como missão ao teu papai e à tua mamãe. Um santuário que já abriga uma alma à semelhança Dele. Uma bonita alminha de bebê que os anjos do paraíso vão acompanhar e vão burilar, polir, preparar, como diamante nos tesouros de Deus. Logo, em poucos dias, você vai estar aqui do lado de fora, não se assuste, sei que você vai chorar, mas, este mundo assusta mesmo. Não temas, você têm toda a proteção de teu papai, da tua mamãe. Minha também, já que mesmo estando longe o meu coração e minha alma estarão sempre ao teu lado!

Mas, vamos falar do que você já está fazendo? As transformações na mamãe, no corpo e na mente, sob os olhos atentos do papai.

Você agora está numa casinha pequenina, gostosa, quente, chamada útero materno, viu? E, maravilha da criação, está dentro um mundo de água (água?) que se contém numa membrana uma bolsa especial para bebês que ninguém é capaz de fazer igual. Os estudiosos aqui chamam de “Líquido amniótico” (Você vai ser estudiosa também, aqui todo mundo tem que estudar...)

Acontece que você já está grandinha aí dentro e esticando esta bolsa que te envolve, não sei não hein... Isto vai acabar rasgando e não vai demorar! Não se entristeça, alegre-se, quando rasgar é sinal que você ficou prontinha e vai passar para o lado de fora. Se dói quando rasgar? Não, nem em você nem na mamãe. Não faz dodói não!

O que você disse? Ah! O líquido... Ele não pode ficar junto com você e a mamãe vai perceber que ele vai sair, pelo mesmo caminho que você também vai sair. Chama-se vagina e é dada à mulher como porta da concepção dos anjos de Deus enviados à Terra. Igual sim à que você tem, posto que seja mulher e semelhante à tua mãe e à Mãe de Jesus que vamos te ensinar a conhecer. Maria é o nome Dela como Clarice já é teu nome, e como Maria, qualquer mulher pode ser mãe...

E a tua bolsa pode rasgar na primeira fase do trabalho de parto, você ajuda nisto, Pequena parte de mamães não recebem o aviso de rompimento da bolsa que pode acontecer antes do trabalho de parto iniciar. Aí, um rio de água pega todo mundo despreparado. Você já completou sua trigésima sétima semana, boa menina, está indo bem e sem pressa, busca perfeição, danada de menina esperta!

Na verdade, não é bem um dilúvio. Este líquido que vai escapulir varia muito de volume. Se for uma enxurrada é você avisando que está na marca do gol. Mas, quando a tua mamãe estiver em pé ou sentada, você, dorminhoca, vai estar com tua cabecinha tapando a saída e o aguaceiro não acontece, pode ser aos poucos, mas, vai acontecer, pouco ou muito.

A mamãe pode também estar deitada de lado e de repente tossir. Do que você está rindo Clarice? O quê? Ao tossir a mamãe fez xixi na calcinha e pensou que era a bolsa... Ai, como você é bobinha! Xixi dá até para a mamãe segurar, mas rompimento de bolsa não tem acordo não! Tem mamãe que até escuta som de estouro de balão de festinha, daqueles que vão ter no teu primeiro aninho aqui com a gente.

Vou te contar mais uma, Clarice. Você também ajuda a confundir líquido amniótico com xixi. Você já é grandinha e fica aí apertando a bexiga da mamãe. Ela acorda de manhã e nota a calcinha molhada. Xiiiii !!! Será que é xixi? Será que é a bolsa?

Afinal, você já passa de 37 semanas e já é hora de acabar com esta moleza aí, você já está de aviso prévio, neguinha!...

Bom. Então está bom. Vai que é a bolsa mesmo que estourou, não é? Faça então um favor aqui para o teu vovô? Você está mais perto da mamãe, dentro dela, Diga a ela para ficar fria, suave na nave! Sei que é tudo limpinho e arrumadinho ai no teu aconchego e diga a ela para não se preocupar com a sujeira ou com a molhadeira, é assim mesmo, eu e o teu papai fizemos sujeira pintando teu quarto, e no fim ele ficou lindo de nascer! Incomoda mas não muito.

A mamãe vai saber o que fazer. Pode ser que a toalha e um absorvente não dê conta disto. O absorvente vai ser útil para verificar a coloração do líquido amniótico. Ele pode vir transparente, amarelado, um pouco pigmentado com sangue,mas, se ele estiver escuro ou esverdeado é aviso teu que está dodói porque já passou da tua hora...O camarada médico vai querer ver, eu penso. Eu já esqueci muita coisa do tempo em que fiz esta correria para teu papai nascer também. É. É assim que é...

Enfim! Chegou tua hora. É chute pra gol sem goleiro pra segurar. Gol da Karina mamãe, gol do Rodrigo papai, é correr pegar a gorduchinha Clarice e correr pro abraço!

Ah! Agora é só a mamãe fazer aquela escolha no mundão de roupinhas novinhas que já estão te esperando, avisar o médico e ir à maternidade, mesmo sem dores, bastam os teus chutinhos. Não precisa tanta pressa. Você é a número 01, a primeira a nascer da mamãe, então fala pra mamãe não se apavorar e nem sair correndo esbaforida, você vai demorar mais um pouquinho ainda. Assista ao banho da mamãe calminha e deixe a mamãe calminha também. Ainda bem que a tua futura casa não tem banheira, a mamãe vai tomar banho em pé, em pé mesmo, sem sentar e sem deitar, para que o corpo dela não apresse a tua chegada, não é perigoso mais, mas, é desconfortável às duas bonitas do papai Rodrigo.

É certo que você, pequena Clarice, corre riscos pela infecção na mamãe após o rompimento da bolsa. Com a bolsa partida o útero fica exposto ao canal formado entre a vagina e ele e você não tem mais a proteção da bolsa. Mas não se preocupe, nem você nem a mamãe. O camarada médico é tudo de bom e não vai esperar você chegar sozinha, porque ele é cauteloso e não vai te deixar na mão, nem correndo riscos desnecessários.

Mas, o que acontece? Bolsa rompida e nada de contração? Nada de dilatação? Fala à mamãe pra ficar quietinha em casa pra ver o que acontece, ou lá na maternidade, onde pode até ter um trabalho de parto induzido. A verdade é que você vai chegar de qualquer jeito.

Perpetuum mobile, impossível para leis da física e leis de dinâmica, mas perfeitamente possível pelas leis que Deus colocou na vida, moto perpétuo, movimento contínuo de renovação, Portanto,

“SEJA BENVINDA MINHA QUERIDA NETA CLARICE!”

Paulo de Tarso
Enviado por Paulo de Tarso em 06/01/2012
Código do texto: T3425943
Classificação de conteúdo: seguro