O Pensamento

De uma forma resumida vou situar a localização do pensamento, no cérebro. O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro, sendo rico em neurônios e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.
Pensar é recolher dados acerca de algo, considerado como um ato de avaliação, pois só conhecemos algo de novo, integrando-o no conjunto dos conhecimentos já adquiridos, o que remete para uma necessária  ponderação dos elementos novos e da sua compatibilidade com os já adquiridos.
Pensar é, também, julgar, ou seja, é comparar objetos (conceitos), de forma a que possamos distinguir e relacionar, de uma forma pertinente, os elementos da nossa realidade, interna e externa.
Pensar é, raciocinar, é a partir da análise do que conhecemos sermos capazes de descobrir novas relações entre os objetos do nosso conhecimento, ou novas qualidades do real, que não poderiam ser simplesmente conhecidas através da experiência sensível.
Os instrumentos do pensamento são a linguagem (através da palavra ou visual como o gesto e a escrita) que tem a finalidade de expressar os fatos psíquicos e, o pensamento e a linguagem (o pensamento se atualiza na e pela palavra, esta não faz mais do que exprimir o pensamento). Sem pensamento, não existiria linguagem, mas simplesmente reações emocionais estritamente expressivas do estado afetivo de um indivíduo incapaz de se aperceber das diferenças entre ele próprio e o que o cerca.

verita
Enviado por verita em 08/02/2012
Código do texto: T3486357
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.