CAMINHAR É NECESSÁRIO

Néveo J. Bello

CAMINHAR É NECESSÁRIO

Quando éramos crianças caminhávamos muito. Desde cedo, logo após o desjejum, caminhávamos até a Escola. Terminada as aulas, caminhávamos de volta para a nossa casa. Após o almoço e as obrigações escolares tínhamos a liberdade de encontrar nossos amigos e brincar parte da tarde na rua. Muitas brincadeiras e dentre elas até uma aposta para ver quem ganharia uma corrida dada em volta do quarteirão.

Já adolescente, além destas semelhantes rotinas escolares, um pequeno compromisso com trabalho temporário que variava de lugar e de ramo de atividade, mas que requisitava a nossa caminhada.

Depois adultos com um trabalho estáveis e conseqüentes maiores compromissos, usam o automóvel. Caminhar agora já é meio incômodo. Então vamos freqüentar um clube onde podemos jogar, nadar, dançar. É uma delícia de fim de semana. Fim de semana ? Sim, porque o trabalho nos ocupa toda ela.

Claro que cada caso é um caso e o tipo de vida em uma capital de estado e outras cidades grandes varia de cidades menores do interior.

Mas...Continuamos com nosso caso. Se estivermos numa São Paulo, por exemplo, com este ritmo apressado e tumultuado de transito e de pedestres que chegamos onde devíamos chegar sempre correndo, correndo, sem tirar proveito desta corrida, muito pelo contrário, cansando cada vez mais, gastando nossas energias chegando muitas vezes ao já tão conhecido “stress”. O que podemos fazer para consertar tudo isto ?

Vamos mudar radicalmente nossos hábitos. Sei que hábitos são costumes adquiridos com o passar do tempo e fica arraigado. Mas com esforço tudo se consegue.

Então vamos mudar nossos hábitos. A noite procure deitar um pouco mais cedo que o costume, tomando um banho morno antes. Não ligue a televisão. Fique no silêncio. Uma música orquestrada bem suave pode ser.

Um meio eficaz para descansar e iniciar um relaxamento. Procure relaxar ao máximo, durma e levante meia hora mais cedo do que estava acostumado. Espreguiçar várias vezes ajuda, Cante, assobie, faça o seu desjejum e saia para trabalhar. Mas, veja que estamos saindo mais cedo agora. Pareço vamos fazer tudo com calma, tranqüilidade e mais atenção sem forçar nosso sistema nervoso e parte emocional. Estamos mais calmos no transito e daí até prestamos mais atenção nas coisas que não tínhamos visto em dias anteriores, mas que estavam lá no nosso caminho. Porque ? Por que hoje estamos calmos, estamos com nossa atenção voltada para a calma.

Chegando no trabalho continue com a mesma serenidade de antes. Você pode ter um trabalho braçal ou sentado num escritório. Não importa. O que importa é que precisa manter a calma e com ela alcançará progresso no serviço e produzirá mais. Daí vem a satisfação que produzirá mais alegria e conseqüentemente mais saúde.

Muitos poderão perguntar, o que tudo isto tem a ver com o anunciado “Caminhar” ?

Tem a ver que: caminhar por caminhar por necessidade todos que podem caminham. Mas aqui trato de um “Caminhar” especial para quem precisa de um exercício para sair do sedentarismo. Os conselhos já há muito conhecidos de “não use o elevador, suba as escadas”, “vá andando até o próximo ponto do ônibus”, etc., para se exercitar enquanto se trabalha são válidos. Mas o ideal é caminhar todos os dias no mínimo trinta minutos.

A vantagem de todo este preparo, ou seja, desde a noite se preparando para um sono reparador e levantando já com o pensamento voltado para a calma e se acostumando em passar todo o dia menos agitado já é um grande preparo para uma boa “Caminhada” a noite.

Ah...a noite é perigoso. Então pode-se caminhar numa Academia de Ginástica. Ou ainda há pessoas que levantam mais cedo e caminham pela manhã dando voltas no quarteirão de suas casas. Também no horário do almoço.

As pessoas que já estão aposentadas, neste caso as que mais precisam destas “Caminhadas” podem escolher o horário que quiserem. Mas em todos os casos a importância de todo o preparo emocional anterior é justamente para se aplicar no momento da “Caminhada” que tem que ser de maneira descontraída, com o pensamento voltado para suas pernas ou para os passos. Concentrando a atenção na respiração, nos movimento de todo o corpo e desejando receber todos os benefícios almejados. Deve somente observar os seus movimentos e as coisas bonitas do seu caminho. Algumas flores, arvores, pássaros, algo de bonito em outras pessoas, somente o que é bonito.

Para muitos a “Caminhada” passa ser uma Meditação. Há também aqueles que mentalmente recitam mantras.

Enfim, aí esta uma sugestão ou um conselho. Comece com alguns minutos. Trinta minutos. Aumente paulatinamente o seu tempo de “Caminhada” e vá ganhando cada vez mais saúde.

========

Néveo J. Bello

( Terapeuta Holístico – CRT23952)

neveo@terra.com.br São Paulo – SP

Visitem meus Blogs: http://variosassuntosnjb.blogspot.com.

http://enejotabe.blogspot.com

Néveo
Enviado por Néveo em 20/08/2012
Reeditado em 20/08/2012
Código do texto: T3839973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.