Verificações a cerca da Criatividade X Passividade

O conhecimento criativo é a forma mais perfeita do conhecimento,

ao criar tornamo-nos a criação...

Este texto tem por objetivo esclarecer alguns aspectos fundamentais ao esclarecimento da diferença entre saúde, bem estar no mundo e seu oposto, passando por traços facilmente observáveis do comportamento de ambos, na esperança de que possa ser útil aos leitores para identificar em si e no meio algumas causas de sofrimento e a possibilidade de mudança. Embora seja evidente que cada indivíduo procura seus pares, afins, semelhantes ou seja, encontrar ecos que venham reforçar seus padrões de comportamento decorrentes de seus perceptos e afetos, o que desfavorece aos sujeitos aborrecidos ( passivos) encontros com sujeitos saudáveis; ativos abertos, amorosos,dinâmicos, maduros, interessados em assuntos variados que produzem experiências cada vez mais salutares através da capacidade de saborear a vida.

Indivíduos saudáveis são aqueles que as regiões do cérebro responsáveis pelas sinapses que geram sensações prazerosas estão mais ativas não necessariamente por possuir maior número de vivencias desta espécie mas por quantificá-las, estes indivíduos privilegiam conversações qualitativas e cercam-se de outros por afinidade criando entorno de si atmosferas alegres, são agradecidos, apaixonados pela vida percebem o melhor de cada situação vêem acima, abaixo e em torno de si a beleza, possuem inúmeros interesses que expandem seu universo pessoal o que vem a facilitar que seus objetivos sejam atingidos, ou seja estão em harmonia consigo mesmos e vibrando uma “ oitava acima” gerando energia criativa devida a suas capacidades de sublimar também serem mais desenvolvidas.

Outra característica dos indivíduos saudáveis é sua esperança, percebem a vida como processo, sua ansiedade não interfere na confiança entendimento de que “as coisas importantes da vida são sempre processos e nunca estalos mágicos repentinos. Estes, quando ocorrem, fazem parte de um processo.” – Dr. Bachir Haidar Jorge.Psiquiatra 1979. Ou seja, seu grau de maturidade é coerente com sua idade cronológica uma vez que lidam bem com sua agressividade. Maturidade é uma integração psicossomática esta se dá quando a consciência e a estrutura anatomo-fisiológica coexistem sem obstáculos e são ao mesmo tempo fonte de informação e canais de percepção. Havendo integração haverá uma progressão geométrica no conhecimento do mundo interior e do exterior.

Já os indivíduos enfermos ( fechados) vivem aprisionados em um círculo vicioso de ressentimentos , julgamentos etc., que dificulta o discernimento e cognição. Para saírem deste estado necessitam de ajuda e para tanto é preciso que inicialmente admitam que sua visão de mundo é distorcida devido a doença de sua alma,( psique-mente) o que as neurociências tem comprovado e em muito auxiliado na busca de soluções para tratar enfermidades tais como a depressão, esta que além de inúmeros sintomas, inclusive físicos como dores e diversas somatizações.

Cada músculo tem corresponde a uma região do cérebro, sendo que o tônus, e a saúde desde representa o bom funcionamento da região do cérebro correlata, mexer um músculo é mexer o sistema todo. Poucos conhecem a importância da região abdominal tem com a saúde física e mental. O tônus desta faixa muscular tanto anterior quanto posterior é uma mostra da saúde integral de um indivíduo, aí reside seu centro gravitacional auxiliando no seu equilíbrio e nos pode dizer da sua postura diante à vida se prevalecem os impulsos comodistas, por exemplo e como está seu “fôlego”.

A baixa imunidade resultante de alterações na alimentação sono e da vontade que o paciente depressivo apresenta favorece o aparecimento de uma série de doenças. A depressão é uma doença incapacitante, além do índice de suicídios, aqueles que padecem desta moléstia dependendo da gravidade. Os depressivos estão desconectados de suas potencialidades. Sentem dificuldade para executar tarefas , desde as mais simples até aos exercícios físicos , que contribuem para a liberação de hormônios e substâncias químicas responsáveis pela saúde integral do organismo. Está comprovado que a depressão é uma patologia do afeto e que pode ser hereditária, que além de acompanhamento psicológico exige intervenção medicamentosa pois indica alterações na química do cérebro assim como outras patologias mentais ( psíquicas). Na maioria dos casos além de reagir bem as terapias complementares, cognitivas que facilitam a socialização( interação com o meio e diversidade de interesses) a medicação é indispensável.

É imprescindível que o indivíduo, enfermo tenha a humildade para reconhecer que seu o mal estar no mundo provém de seu interior e não do exterior, este apenas intensifica o estado passivo, obsessivo escravizado e desvitalizado, comprometido já instalado ( não há dinamismo). Friso que indivíduos enfermos, passivos, não estão capazes de fazer escolhas de fato, reagem, não agem efetivamente.

A humildade requer coragem e é uma prerrogativa para procurar, abrir-se a um tratamento eficaz, pois tira-o da passividade mórbida , assim como é essencial para que haja disponibilidade aos novos conceitos que implicam em abrir mão de preconceitos e real aprendizagem inclusive ao de que ser portador de uma patologia desta natureza é vergonhosa e o torna inferior, ao contrário muitos indivíduos com QI acima da média adoecem conforme tem-se registros históricos sendo suas enfermidades hereditárias ou não, sabemos que o ambiente familiar é determinante.

Para finalizar relembro o ditado popular que diz ser salutar “ fazer de um limão uma limonada” ou seja sujeitos maduros são mais saudáveis, criativos estão conectados a sua realidade, interessados no que acontece no mundo, reconhecem-se como parte do sistema, possuem uma boa percepção de si mesmos, são capazes de expressar sua agressividade de forma saudável que é diferente de arroubos, estão conectados e expressam emoções naturalmente sejam elas tristes, quando sofrem perdas significativas e utilizam suas potencialidades entre elas a capacidade de transformar obstáculos em oportunidades e ou os sublimando através da produção artística etc...

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 27/02/2013
Código do texto: T4162530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.