Você já tentou desestimular uma pessoa deixar de fumar?

Você já tentou desestimular uma pessoa deixar de fumar?

De certo que não! Ou sim.

Se não, ainda há tempo!

Ajude com palavras para que uma pessoa, jovem ou adulta, pare de fumar, sejam cigarros, seja fumo desfiado, do tipo de corda!

Diga que faz mal aos pulmões, que morrerá mais cedo em conseqüência de câncer dos pulmões ou, melhor com mais sorte: câncer do esôfago, da laringe, da garganta!

É brincadeira morrer com sorte!

Já pensou: com sorte.

Quem não fuma morre mais tarde, com mais idade, com muitíssima sorte! Mas, morre!

Pare com isso e não diga: eles estão velhos, deixemos porque morrerão mesmo! Se eles não fumarem vão perturbar, gritar, xingar, o dia inteiro!

Mas deixem eles pertubarem, gritarem, xingarem, porque têm todo o direito.

Já estudaram, trabalharam, casaram, ficaram viúvos, foram separados ou foram abandonados, enriqueceram o seu país.

O que querem, no caso dos asilados, é o descanso, a vida desintoxicada de bebidas alcoólicas, de remédios sem receitas médias regulares para geriatria, do cigarro ou fumo.

Parabéns às instituições que não deixam seus internos, suas pessoas institucionalizadas fumarem, seja por internações temporárias, seja por períodos indeterminados.

Exemplos?

Posso dar dois, com 100% de certeza: Hospital Regional do Vale do Ivaí Ltda, de Jandaia do Sul, e Asilo da Sociedade São Vicente de Paulo, de Apucarana.

Sabe-se que muitas pessoas são obrigadas a fumarem dejetos de ratos, asas de baratas, e outras “cositas más”, de cigarros oriundos do Paraguai, ou de origem duvidosa.

Se denunciamos, somos polêmicos; se não, somos coniventes com o contrabando, com a aceleração das mortes pelos malefícios, acima citados, à saúde pública.

A onde estão os órgãos de fiscalizações: Delegacias de Polícia, Delegacias da Receita Federal, Poder Judiciário, ANVISA, etc.?

Por favor, vamos acabar com esse comércio paralelo e mandar esses indivíduos capinarem e colherem café, trabalharem honestamente.

Vale lembrar que somente o cigarro tem mais de 6.000 toxinas diferentes. Parece número de loteria! É muita coisa e para quem gosta de ser premiado é um prato cheio!

Pare de fumar você também, enquanto ainda é tempo! Pare por amor à sua saúde e dos entes ou amigos mais próximos. Parabéns a quem nunca fumou ou largou do vício ao longo da vida.

Você é um vencedor ou vencedora e merece todo respeito e admiração! Autor: Adiones Gomes da Silva, o Ponga – Pres.da SPJ – Doc.93, de28/05/2013.