Mudando sua visão

Muitas vezes, procuramos o Jiu-Jitsu para estarmos confiantes em situações de perigo. Mas, com o passar do tempo, aprendermos que o Jiu-Jitsu está além do tatame e da confiança em perigos eminentes. Nem sempre é fácil entendermos que o Jiu-Jitsu está muito além de uma arte marcial. Para tentarmos entender melhor isso, devemos buscar a nossa própria mudança dentro do tatame, ou seja, buscar uma nova visão, novos caminhos. Todo tipo de mudança que fazemos faz com que nos conectemos com o nosso interior e isso fará com que tenhamos uma ampla percepção nos treinos e na vida.

Uma mudança não significa mudar um gesto ou coisa parecida. Mudar seria buscar outras expectativas; novos rumos.

Na vida, uma mudança implica em deixarmos certos vícios para trás. Nos tatames, seria nós mudarmos nosso estilo de jogo em determinados treinos. Podemos tentar, aos poucos, com mudanças pequenas.

Podemos observar que uma simples mudança alterará a maneira de enxergarmos o mundo, tanto no Jiu-Jitsu como no nosso dia-dia. Buda dizia: "Nós criamos o mundo com nossos pensamentos e nossas percepções". Ou seja, o mundo que vivemos é baseado naquilo que pensamos e enxergamos.

A nossa consciência nos faz criar um mundo nosso, uma rotina de vida. Temos que aprender a não ter apego e abrir o coração para as mudanças, e isso é essencial para o Jiu-Jitsu.

Existem exercícios para praticarmos a mudança. Um deles é o silêncio que ajuda a manter uma mente tranqüila, longe de conflitos, e quando sua mente está em estado de silêncio, a sua consciência abrirá portas para mudanças.

Tente observar as idéias e palavras de outras pessoas sem pronunciar uma palavra. Esse exercício ajuda a manter o cérebro em quietude.

A criatividade durante os treinos também ajudará você a usar a percepção melhor, e assim o cérebro será desafiado a seguir novos rumos, com novos obstáculos.

A mudança em nossas vidas é algo inevitável. Nós sofremos em alguns momentos e depois passamos por momentos felizes. Tudo isso colabora em nossas mudanças emocionais. Assim também, nosso corpo passa por mudanças, ou seja, tudo isso é inevitável, mas isso não nos impede de alterarmos a forma das nossas mudanças e, para isso, existe o nosso livre arbítrio.

E essas nossas escolhas devem ser feitas para o nosso próprio bem e para quem está à nossa volta.

A mudança no Jiu-Jitsu está na mente, no desenvolvimento da maturidade que irá nos conduzir para a busca do conhecimento.

O Jiu-Jitsu é uma arte que, como dito em outros textos, não muda a pessoa, mas faz com que você mude seu modo de vida, então, se você passar a praticar o Jiu-Jitsu com o vício do álcool, com o tempo, sua mente criará barreiras para você perceber que esse vício não trará melhorias para os seus treinos, e isso não será reconhecido da noite para dia. É uma questão de mente. Existem pessoas que não deixam o vício, e simplesmente desistem de seguir em frente, e é por isso que existe o fato do esforço na prática do Jiu-Jitsu.

Jonas M. Carreira

Facebook: jmc_artesuave@hotmail.com

Jonas M Carreira
Enviado por Jonas M Carreira em 14/07/2014
Código do texto: T4882303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.