A LIBERDADE... A VONTADE... "A IDEOLOGIA de GÊNERO, a IGREJA CATÓLICA, as CIÊNCIAS MÉDICAS, a 'NOVA ORDEM MUNDIAL' e a AUTO-HEMOTERAPIA" - 5ª parte.

A LIBERDADE... A VONTADE... "A IDEOLOGIA de GÊNERO, a IGREJA CATÓLICA, as CIÊNCIAS MÉDICAS, a 'NOVA ORDEM MUNDIAL' e a AUTO-HEMOTERAPIA" - 5ª parte.

Do AI-5 à novela “A FORÇA do QUERER”.

ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO – (AI-5).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela Ditadura Militar nos anos que se seguiram ao Golpe de Estado de 1964 no Brasil.

Os Atos Institucionais foram a maior forma de legislação durante o Regime Militar, dado que, em nome do "Comando Supremo da Revolução" (liderança do regime), derrubaram até a Constituição da Nação, e foram aplicadas sem a possibilidade de revisão judicial.

Observação do escriba: - Passo a pelota inicialmente para os leitores. O que é um Golpe de Estado, o que é uma Ditadura Militar, o que é um Regime Militar e o que é uma Revolução?

O AI-5, o mais severo de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo Presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968.

Isso resultou na perda de Mandatos de Parlamentares Contrários aos Militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de quaisquer garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.

CONTEXTO HISTÓRICO.

Elaborado em 13 de dezembro de 1968 pelo então Ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor durante o governo do Presidente Costa e Silva em represália violenta ao discurso do Deputado Márcio Moreira Alves na Câmara dos Deputados, em 02 de setembro de 1968.

No discurso, o deputado propôs um boicote ao Militarismo "Quando não será o Exército um valhacouto de torturadores?" e pediu ao povo brasileiro que ninguém participasse nas comemorações do Dia da Independência do Brasil, além de Sugerir uma Greve que chamou de Lisístrata, para as Esposas dos Militares enquanto a Democracia não fosse restaurada.

Evidentemente, o decreto veio na esteira de ações e declarações de um grupo, conhecido dentro dos militares como linha-dura, que não queria devolver o poder aos civis.

Em outras palavras, era mais um pretexto para implementar medidas recomendadas pelos militares desde julho de 1968.

Ele foi o instrumento que faltava para a ditadura, focada na figura do presidente, acabar com os direitos políticos de dissidentes e intervir nos municípios e estados.

Sua primeira medida foi o fechamento do Congresso Nacional até 21 de outubro de 1969.

CONSEQUÊNCIAS do AI-5.

As consequências imediatas do Ato Institucional Número Cinco foram:

01 - O Presidente da República recebeu autoridade para fechar o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas dos estados. Esse poder foi usado assim que o AI-5 foi assinado, resultando no fechamento do Congresso Nacional e de todas as Assembleias Legislativas dos Estados Brasileiros (com exceção de São Paulo) por quase um ano. O poder de fechar forçadamente o Congresso Nacional seria novamente usado em 1977, durante a implantação do Pacote de Abril.

02 - O Presidente da República e os Governadores dos Estados passaram a assumir, durante os períodos de recesso forçado das Legislaturas Federais e Estaduais, respectivamente, as funções do Poder Legislativo, impondo ao Presidente e aos Governadores Legislar por meio de Decretos-Leis, que tiveram a mesma força e efeito que as Leis aprovadas pelas Legislaturas. Esse poder incluiu o poder de Legislar Emendas Constitucionais. Uma Emenda Constitucional global da Constituição de 1967 do Brasil (já adotada no âmbito do regime militar) foi promulgada em 1969 (Emenda Constitucional nº 1, também conhecida como a Constituição de 1969, porque todo o texto alterado e consolidado da Constituição foi reeditado como parte da emenda), sob a autoridade transferida para o Poder Executivo pelo AI-5.

03 - A permissão para o Governo Federal, sob pretexto de "segurança nacional", para intervir em estados e municípios, suspendendo as autoridades locais e nomeando Interventores Federais para dirigir os estados e os municípios.

04 - A censura prévia de música, cinema, teatro e televisão (uma obra poderia ser censurada até mesmo por motivos vagos, como subversão da moral ou dos bons costumes) e a censura da imprensa e de outros meios de comunicação.

05 - A Ilegalidade das Reuniões Políticas não autorizadas pela polícia. Houve também diversos toques de recolher em todo o país.

06 - A suspensão do habeas corpus por Crimes de Motivação Política.

07 - O poder do Presidente da República de destituir sumariamente qualquer funcionário público, incluindo políticos oficialmente eleitos e juízes, se eles fossem subversivos ou não-cooperativos com o regime. Este poder era amplamente utilizado para desocupar os assentos dos membros da oposição no poder legislativo, de modo que as eleições fossem realizadas como de costume, mas a composição do legislativo resultante das eleições seria dramaticamente alterada pela cassação de mandatos de parlamentares da oposição, efetivamente transformando as Legislaturas Federais, Estaduais e Municipais em corpos subordinados aos Militares. A cassação dos mandatos de parlamentares da oposição também afetou a composição do Colégio Eleitoral do Presidente da República (sob as Constituições de 1967 e 1969, adotadas sob o Regime Militar, o Presidente foi escolhido por um Colégio Eleitoral constituído por todo o Congresso Nacional e de Delegados escolhidos pelas Assembleias Estaduais).

Assim, não só as Eleições para o Poder Executivo foram Indiretas, mas as vagas criadas na composição dos órgãos Legislativos afetaram a composição do Colégio Eleitoral, de modo que também se tornou um órgão subordinado aos Militares.

08 - O poder do Presidente de decretar a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados subversivos, privando-os por até dez anos da capacidade de Votação ou de Eleição.

09 - A legitimidade instantânea de certos tipos de Decretos emitidos pelo Presidente, que não foram sujeitos a revisão judicial. De acordo com essas disposições, os Atos Institucionais, e qualquer ação baseada em um Ato Institucional (como um Decreto que suspende direitos políticos ou remove alguém do cargo), não estavam sujeitas a revisão judicial.

SIGNATÁRIOS.

“Foto: Penúltima e última página do ato institucional nº 5, contendo as assinaturas”.

O ato institucional foi assinado, na ordem em que os nomes aparecem no documento oficial, por:

01 - Costa e Silva – Militar.

02 - Luís Antônio da Gama e Silva – JURISTA.

03 - Augusto Rademaker – Militar.

04 - Aurélio de Lira Tavares – Militar.

05 - José de Magalhães Pinto – BANQUEIRO, ECONOMISTA e Advogado.

06 - Antônio Delfim Netto – ECONOMISTA.

07 - Mário Andreazza – Militar.

08 - Tarso Dutra – Advogado.

09 - Ivo Arzua Pereira – Engenheiro.

10 - Jarbas Passarinho – Militar.

11 - Leonel Tavares Miranda de Albuquerque – MÉDICO PSIQUIATRA.

12 - Márcio de Sousa Melo – Militar.

13 - José Costa Cavalcanti – Militar.

14 - Edmundo de Macedo Soares e Silva – Engenheiro e Militar.

15 - Hélio Beltrão – ECONOMISTA e Administrador.

16 - Afonso Augusto de Albuquerque Lima – Engenheiro e Militar.

17 - Carlos Furtado de Simas – Político.

Observação do escriba: - Entre os signatários do AI-5 encontram-se SETE militares, DOIS Engenheiros e Militares e OITO civis.

DISSIDENTES da ARENA.

Um grupo de senadores da ARENA, o partido criado para apoiar a ditadura, discordou enfaticamente da medida adotada pelo presidente Costa e Silva.

Liderados por Daniel Krieger, assinaram um manifesto de discordância.

Dentre os assinantes do manifesto estavam os seguintes nomes: Gilberto Marinho, Milton Campos, Carvalho Pinto, Eurico Resende, Manuel Cordeiro Vilaça, Wilson Gonçalves, Aluísio Lopes de Carvalho Filho, Antônio Carlos Konder Reis, Ney Braga, Rui Palmeira, Teotônio Vilela, José Cândido Ferraz, Leandro Maciel, Vitorino Freire, Arnon de Melo, Clodomir Millet, José Guiomard, Valdemar Alcântara e Júlio Leite.

O FIM do AI-5.

Em 13 de outubro de 1978, no governo Ernesto Geisel, foi promulgada a Emenda Constitucional nº 11, cujo artigo 3º revogava todos os Atos Institucionais e Complementares que fossem contrários à Constituição Federal.

Diz a emenda: "Ressalvados os efeitos dos atos praticados com bases neles, os quais estão excluídos de apreciação judicial", restaurando o habeas corpus.

A Emenda Constitucional entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1979, como parte da Abertura Política iniciada em 1974.

GALERIA de IMAGENS.

O AI-5, cópia sob guarda do Arquivo Nacional.

“Foto: das páginas 01 a 09 do AI-5.”

APENAS SETE REFERÊNCIAS NA WIKIPÉDIA.

01 - Helms, Richard (1969). The situation in Brazil [A situação no Brasil] (PDF). Special National Intelligence Estimate Number 93-69 (em inglês). [S.l.]: CIA. 24 páginas. Consultado em 29 de outubro de 2017. Documento aprovado para liberação em 2002.

02 - Stein, E. A. (2012). "The Unraveling of Support for Authoritarianism: The Dynamic Relationship of Media, Elites, and Public Opinion in Brazil, 1972-82". The International Journal of Press/Politics. 18 (1): 85–107.

03 - «Governo baixa novo ato». almanaque.folha.uol.com.br. Folha de S. Paulo. 14 de dezembro de 1968. Consultado em 30 de outubro de 2017.

04 - «Há 45 anos, o AI-5 mergulhou o país na escuridão». Zonacurva. 13 de dezembro de 2013. Consultado em 29 de abril de 2016.

05 - Stein, E. A. (2012). "The Unraveling of Support for Authoritarianism: The Dynamic Relationship of Media, Elites, and Public Opinion in Brazil, 1972-82". The International Journal of Press/Politics. 18 (1): 85–107.

06 - «AIT-05-68». www.planalto.gov.br. Consultado em 25 de outubro de 2017.

07 - O Inusitado Protesto da ARENA contra o AI-5. Sem acesso ao Presidente, Senadores deixam Mensagem de Protesto no Portão do PALÁCIO LARANJEIRAS.

Ligações externas.

01 - Texto Integral do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968.

02 - Folha de S. Paulo - Cronologia da Década de Sessenta.

03 - Fundação Perseu Abramo - 30 anos do AI-5: não vamos esquecer. Página especial.

04 - O Estado de S. Paulo - 40 anos de AI-5.

05 - Folha de S. Paulo. Áudio integral da reunião que radicalizou a ditadura.

Categorias:

• Atos Institucionais.

• 1968 na política do Brasil.

• Legislação de 1968.

Esta página foi editada pela última vez às 05h44min de 04 de novembro de 2017.

A Novela “A FORÇA do QUERER”.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Força do Querer é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 03 de abril e 20 de outubro de 2017, em 172 capítulos, substituindo A Lei do Amor e sendo substituída por O Outro Lado do Paraíso.

É a 12ª novela das nove da emissora. Criada e escrita por Glória Perez, sob direção de Cláudio Boeckel, Davi Lacerda, Fábio Strazzer, Luciana Oliveira, Allan Fitterman e Roberta Richard, direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos.

Diferentemente do tradicional nas telenovelas da emissora, a trama não contou com colaboradores de texto. Abordou temas como sereísmo, transexualidade, jogo patológico, cosplayer e o tráfico de drogas.

Conta com a participação de Isis Valverde, Marco Pigossi, Fiuk, Bruna Linzmeyer, Paolla Oliveira, Juliana Paes, Emilio Dantas e Rodrigo Lombardi.

PRODUÇÃO.

“Foto: Iranduba foi utilizada como cenário para a cidade cenográfica de Parazinho”.

Em abril de 2016, Glória Perez anunciou sua próxima novela para o primeiro semestre de 2017 e revelou que, diferente das produções realizadas por elas nas últimas duas décadas, o novo projeto não traria como cenário central um país exótico ou um romance entre um brasileiro e um estrangeiro, sendo focada apenas no Brasil.

Originalmente a novela foi nomeada como À Flor da Pele, porém a autora teve que mudá-lo quando apurou que o nome já havia sido registrado para outra produção.

Em novembro de 2016 o novo título foi registrado como Flor do Querer.

O título, porém, foi considerado confuso para a direção da emissora e, em dezembro, A Força do Querer foi enfim fixado como nome.

Glória desejava ter na direção Mauro Mendonça Filho, o qual ela admirava apesar de nunca ter trabalhado junto, porém o diretor já havia se comprometido com o seriado Vade Retro e não pôde assumir o cargo, passando a responsabilidade para Rogério Gomes.

As primeiras cenas da novela foram gravadas em Belém, que utilizou locais tradicionais como cenário como o Mercado Ver-o-Peso, o Parque Mangal das Garças e a Baía do Guajará.

A escolha da cidade foi uma estratégia para elevar a audiência da emissora no Pará, uma vez que as tramas da RecordTV apresentavam altos índices no estado, muitas vezes chegando ao primeiro lugar.

Outras gravações também ocorreram nas cidades amazonenses de Manaus e Iranduba, na qual o a Vila de Acajatuba serviu como locação para a fictícia cidade de Parazinho, de onde vinha a personagem de Ísis Valverde – que, na história, ficava no Pará, embora as cenas fossem gravadas na cidade amazonense.

Durante as gravações na região norte, o elenco sofreu com diversos problemas de saúde – Fiuk contraiu Influenza A subtipo H1N1, enquanto Marco Pigossi e Zezé Polessa tiveram infecção intestinal e Tonico Pereira foi internado por pneumonia.

Para serem mais verossímeis, as cenas de competição de MMA da personagem Jeiza foram gravadas em disputas verdadeiras no Rio de Janeiro durante toda exibição da trama, utilizando o público presente em cada uma delas como espectadores reais.

ESCOLHA do ELENCO.

Paolla Oliveira foi o primeiro nome reservado para o elenco, em março de 2016. Fábio Assunção foi escalado para interpretar Eugênio, mas se desligou da produção ao optar participar da série A Fórmula. Dan Stulbach foi convidado para assumir o personagem.

Leopoldo Pacheco havia sido convidado para interpretar Junqueira. O ator inclusive, tinha saído do elenco de Haja Coração para interpretar o personagem, porém o ator integrou o elenco de Novo Mundo antes e João Camargo assumiu o papel.

Chay Suede chegou a ser reservado para a novela em 2014 a pedido da autora, porém acabou entrando também para o elenco de Novo Mundo.

Daniel Rocha fez teste para interpretar o protagonista Ruy, porém Fiuk teve melhor desempenho e ficou com o papel de protagonista.

Vera Fischer foi cogitada para interpretar Elvira, porém a atriz havia reclamado para a imprensa sobre o pouco destaque de seu personagem em Salve Jorge, em 2012, trama também escrita por Glória Perez, e acabou ficando de fora da escalação da novela.

A personagem ficou para Betty Faria. Paulo Vilhena interpretaria Rubinho, porém o ator abriu mão para atuar em Pega Pega.

Gottsha realizou teste para a personagem Biga, porém perdeu o papel para Mariana Xavier. Deborah Secco foi anunciada para o elenco em 2016, porém foi realocada para Malhação: Pro Dia Nascer Feliz.

THAMMY MIRANDA foi anunciada para o PAPEL de IVANA, que durante a trama passaria pelo PROCESSO de REDESIGNAÇÃO de GÊNERO e se tornaria o TRANSEXUAL IVAN, sendo um PEDIDO DIRETO da AUTORA de tê-lo no elenco. Ele, porém, deixou o elenco para focar-se em FORMAR uma CARREIRA POLÍTICA para as ELEIÇÕES de 2018, sendo substituída pela ATRIZ ESTREANTE CAROL DUARTE.

Yana Sardenberg, que interpretaria a versão jovem de Ednalva nos flashbacks, e Brenno Leone, que interpretaria o Boto que a conquistava, chegaram a gravar as referentes cenas, porém estas não chegaram a serem utilizadas, uma vez que Zezé Polessa pediu para que o trabalho fosse refeito por ela mesma, interprete de Ednalva mais velha.

A atriz também pediu para que Brenno fosse substituído por João Sabiá, a quem classificou como mais seguro para o personagem.

Fafá de Belém foi confirmada no elenco, sendo sua segunda aventura como atriz após a estreia na franquia Os Mutantes.

Tiago Abravanel e Luana Piovani foram cogitados para o elenco.

PREPARAÇÃO.

A personagem de Juliana Paes é inspirada na história real de Fabiana Escobar, uma carioca que se tornou conhecida como a Baronesa do Pó, que entrou no mundo do crime quando seu marido se tornou traficante.

Inicialmente, Glória Perez pretendia realizar uma minissérie sobre a ex-primeira-dama do tráfico de drogas do Rio de Janeiro, porém, acabou por incorporar a história à trama.

Inspirada na sereia profissional Mirella Ferraz, Isis Valverde fez aulas de apneia e treinou por cerca de três meses com uma cauda de silicone, para viver uma personagem adepta do sereísmo.

Já para compor A PERSONAGEM IVANA, que passava por uma RESIGNAÇÃO de GÊNERO, a AUTORA buscou CONSULTORIA com a TERESA BRANT, que passou pelo PROCEDIMENTO na REALIDADE, colhendo informações para compor o texto, o Perfil da Personagem e o Social em torno da história.

Para dar vida à policial que luta MMA, Paolla Oliveira começou a treinar muay thai cinco meses antes da estreia da novela com a lutadora profissional Érica Paes. Além disso, a atriz também aderiu aos treinos de MMA e jiu-jitsu.

EXIBIÇÃO.

Originalmente, A Força do Querer estava prevista para ser exibida a partir de março de 2016, substituindo A Regra do Jogo, uma vez que a trama que viria na sua sequência, A Lei do Amor havia sido adiada para não contrastar com o período de eleições, já que abordaria temas relacionados.

O posto, porém, ficou para Velho Chico, que originalmente seria uma "novela das seis", fazendo com que a novela de Glória fosse agendada para a sequência, em outubro de 2016.

A direção de teledramaturgia, porém, decidiu fazer uma nova alteração e remanejá-la para abril de 2017, sucedendo A Lei do Amor.

No dia 02 de agosto, não houve exibição do capítulo por conta da transmissão da votação na Câmara dos Deputados sobre uma denúncia contra o presidente da República Michel Temer.

EXIBIÇÃO INTERNACIONAL.

Antes da estreia no Brasil, A Força do Querer foi confirmada para exibição em Portugal, através da SIC. A estreia estava agendada para 22 de maio, no entanto, acabou por ser adiada para 05 de junho, substituindo A Lei do Amor.

ENREDO.

O promissor advogado Caio (Rodrigo Lombardi), é cogitado para administrar a C. Garcia, uma das maiores empresas do país, porém, quando Bibi (Juliana Paes) decide terminar o relacionamento, deixa tudo para trás e parte rumo aos Estados Unidos.

15 anos depois, retorna ao Brasil num grande cargo no Judiciário e acaba por reencontrar Bibi, que não conseguiu concluir a faculdade e está casada com Rubinho (Emilio Dantas), passando por uma condição financeira delicada, que farão com que entrem no mundo do crime.

Com a recusa de Caio, Eugênio (Dan Stulbach) prepara seu filho, Ruy (Fiuk) para assumir o comando da empresa.

Ruy está noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), o que lhe confere estabilidade não somente na vida profissional, como também na vida pessoal, no entanto, quando viaja a Parazinho, conhece e se encanta por Ritinha (Ísis Valverde), mulher que adora o fascínio que exerce pelos homens, tal como as sereias, que ela acredita ser uma.

Noiva de Zeca (Marco Pigossi), caminhoneiro completamente apaixonado por ela, Rita continua seu jogo de sedução com o carioca, pois quer seguir a liberdade de seus impulsos.

Apesar das críticas que ouve a respeito da amada, o amor que Zeca sente é maior do que tudo, mas ao descobrir o envolvimento da noiva com o empresário de fora - com quem tivera um episódio determinante na infância, em que um índio profetizara que: "Se viram tudo igual, é um aviso que o espírito da floresta está mandando. A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo!", - decide se mudar e recomeçar a vida em Niterói com o pai Abel (Tonico Pereira).

Na nova cidade, conhece Jeiza (Paolla Oliveira), policial que sonha em se tornar lutadora de MMA, mas sofre com a falta de um parceiro que compreenda seus sonhos.

Paralelamente ocorre a TRANSFORMAÇÃO de IVANA (Caroline Duarte), irmã de Ruy, que SE SENTE UM HOMEM NUM CORPO FEMININO, causando conflito com Joyce (Maria Fernanda Cândido), que CRIOU A FILHA PARA SER UMA PRINCESA.

A relação de Joyce com o marido começa a ruir quando conhece Irene (Débora Falabella), uma mulher ambiciosa que fará de tudo para conquistar Eugênio.

Irmão de Eugênio, Eurico (Humberto Martins) gosta de ter tudo e todos ao seu controle, mas não consegue impedir que a esposa, Silvana (Lília Cabral), se vicie na adrenalina e entre na dependência do jogo.

Dantas (Edson Celulari), pai de Cibele, trabalha com os irmãos Garcia, mas se sente injustiçado, pois acredita que Eugênio e Eurico nunca lhe deram o devido valor.

Sobre o Elenco, Participações Especiais e Música, solicitamos aos leitores buscarem auxílio na Wikipédia.

REPERCUSSÃO – AUDIÊNCIA.

A Força do Querer estreou com 33 pontos, representando um acréscimo de dois pontos em relação ao primeiro capítulo de sua antecessora.

Em sua primeira semana, a novela acumula 32 pontos de média, superando as quatro antecessoras – Babilônia, A Regra do Jogo, Velho Chico e A Lei do Amor – tornando-se a segunda maior audiência desde Amor à Vida, superada apenas por Império.

Entre os meses de maio e junho, a trama registra um aumento de sua pontuação, passando por picos de 34, 36 e chegando a 39 pontos.

Seu menor índice foi no dia 24 de junho quando registrou apenas 26 pontos. Seu primeiro recorde ocorre em 24 de julho, quando chega a 41 pontos de média, capítulo onde fora exibido a briga entre as personagens Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Irene (Débora Falabella).

Bateu mais um recorde no dia 21 de agosto, quando chegou aos 42 pontos de média. Nessa ocasião foram exibidas as cenas da prisão de Silvana (Lília Cabral) e a ocupação do morro por Rubinho (Emilio Dantas).

Repetiu o mesmo recorde no dia 29 de agosto, nessa ocasião foi ao ar a cena em que IVANA (CAROL DUARTE) SE ASSUME TRANSEXUAL para a FAMÍLIA e A SUA ESPERADA TRANSFORMAÇÃO logo em seguida.

No dia 11 de setembro a novela chega aos 44 pontos de média com a exibição da prisão de Bibi (Juliana Paes).

No dia 26 de setembro repete esse recorde, com a exibição da polícia invadindo o morro, o confronto entre Jeiza e Bibi e o acerto de contas entre Elvira e Irene.

No dia 02 de outubro atingiu os incríveis 45 pontos de média com a exibição do acerto de contas entre Zeca (Marco Pigossi) e Ruy (Fiuk).

Já em sua reta final a novela bate mais um recorde, marcando 46 pontos de média no dia 17 de outubro. Neste capítulo foi exibida a morte da vilã Irene.

Em seu penúltimo capítulo bateu mais um recorde marcando 48 pontos de média. No seu último capítulo exibido em 20 de outubro de 2017 registrou 50 pontos de audiência com 53 pontos de pico, maior índice desde o final de Avenida Brasil em 2012.

A trama obteve média de 36 pontos, sendo a maior audiência desde Avenida Brasil, em 2012.

CONTROVÉRSIAS.

"NORDESTINAÇÃO” no ESTADO do PARÁ.

Desde sua estreia, a novela vem obtendo um histórico de críticas, sendo elas sobre a utilização de sotaque nordestino no estado do Pará e como o estado é abordado na novela, como por exemplo, a existência de um aquário localizado no Ver-o-Peso, geraram uma divisão de opiniões entre os telespectadores, em especial ao telespectador paraense que obteve diversos protestos nas redes sociais.

Em nota a Rede Globo e a autora Glória Perez afirmaram que a novela não se passa na capital paraense e sim na cidade fictícia de "Parazinho" e justificou que a obra é uma ficção sem compromisso de ser fiel a realidade.

NEGATIVAÇÃO dos COSPLAYERS.

A trama envolvendo Yuri e a caracterização de como estava sendo mostrada a figura do cosplayer recebeu diversas críticas.

Na história, o rapaz realiza cosplays – a arte de vestir-se como um personagem de ficção, especialmente de quadrinhos e animes – porém é isolado, não tem amigos ou se comunica diretamente com ninguém, além de tirar notas baixas no colégio devido ao tempo em que gasta em videogames e ser tido como "incomum" pelos pais.

A imagem negativa com que o personagem foi retratado gerou revolta dentre o público jovem, que criou a campanha Cospositivismo nas redes sociais para mostrar a autora o lado positivo da prática, lançando uma nota intitulada "Yuri Não me Representa" em resposta:

"Cosplayers são pessoas normais. A maioria de nós não é reclusa e refém da tecnologia ou antissocial, muito pelo contrário. Muitos de nós ganhamos a vida fazendo esta arte".

A nota ainda exibia um estudo que dissertava sobre o fato de pessoas que fazem cosplay terem maiores chances de socializar-se e desenvolver habilidades de interpretação.

Em reportagem sobre o fato, o UOL noticiou o relato de uma garota que foi hostilizada na praça de alimentação de um shopping por estar vestida de cosplay após as cenas da novela.

ACUSAÇÃO de APOLOGIA ao TRÁFICO e ao CRIME.

O fato de a trama abordar temas como o crime e o tráfico despertou a ideia de que a novela fazia apologia a esses elementos, fazendo com que a novela recebesse uma enxurrada de críticas, principalmente por parte dos EVANGÉLICOS e CONSERVADORES.

O PASTOR e DEPUTADO Marco Feliciano afirmou que a partir da novela, "a Rede Globo oferecia um curso para bandido”.

A autora Glória Perez se defendeu das acusações:

“É coisa de gente que quer colocar a realidade embaixo do tapete. Bibi se tornou uma bandida. Não é a traficante, mas é processada por associação ao tráfico. Você vê glamour nisso? A trama traz uma polícia ética, bem diferente de como tradicionalmente é mostrada na dramaturgia brasileira. Essa gente me dá sono”.

- Glória Perez, em entrevista ao Jornal Extra.

TRANSEXUALIDADE.

Antes mesmo da estréia da novela, a temática da TRANSEXUALIDADE já estava causando polêmica.

ENTIDADES CATÓLICAS pediram para que a Globo não permitisse esse tema na novela.

O tema sobre IDENTIDADE de GÊNERO, abordado na trama pela personagem IVANA (CAROL DUARTE) também não foi aceito por uma parcela da população, entre eles também EVANGÉLICOS e CONSERVADORES. Eles acusaram a emissora de usar a novela para popularizar a IDEOLOGIA de GÊNERO.

Segundo eles, a NOVELA tinha clara intenção de mostrar que É SUPER NORMAL SE SENTIR DE UM SEXO MESMO SENDO DE OUTRO.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia estão disponíveis 149 referências sobre a “nobre” novela.

2ª – Como eu não assisti nenhum capítulo da novela não tenho muito que comentar. Mesmo porque NOVELA me dá SONO!

3ª – Mas, afinal das contas, o que tem em comum o “AI-5” e a novela “A FORÇA do QUERER”? É o que veremos mais adiante, neste “capítulo”, ou talvez no próximo “capítulo”. Acho que vou terminar minha vida como DRAMATURGO...

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - Patrícia Kogut (1º de fevereiro de 2017). «Caetano Veloso grava música de abertura de 'A força do querer'». O Globo. Consultado em 05 de março de 2017.

02 - «Isis Valverde grava como sereia no Pará e dispensa dublê nas cenas de mergulho». Extra. 12 de janeiro de 2017. Consultado em 04 de março de 2017

03 - Ancelmo Gois (24 de janeiro de 2017). «Isis Valverde posa num intervalo das gravações de 'A força do querer', em Manaus». O Globo. Consultado em 04 de março de 2017.

04 - Luciano Guaraldo (02 de fevereiro de 2017). «Elenco da próxima novela das nove tem problemas de saúde em Manaus». UOL. Notícias da TV. Consultado em 04 de março de 2017.

05 - Anna Luiza Santiago (02 de fevereiro de 2017). «Problemas de saúde afetam gravações de 'A força do querer'». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 04 de março de 2017.

06 - «Vera Fischer perde vaga para Betty Faria em novela». Aguinaldo Silva. Consultado em 19 de maio de 2017.

07 - «Atriz de Senhora do Destino, ex-'rainha gay' critica falta de papéis para gordos». UOL. Consultado em 19 de maio de 2017.

08 - «Thammy Miranda deixa novela de Gloria Perez e será candidato a vereador por SP». Pure People. Consultado em 19 de maio de 2017.

09 - «Fafá de Belém fará 'A força do querer', novela de Gloria Perez». Globo. Consultado em 19 de maio de 2017.

10 - Flávia Faccini (16 de abril de 2014). «Glória Perez fará minissérie sobre ex-primeira dama do tráfico». Caras. Consultado em 04 de março de 2017.

11 - Carla Bittencourt (02 de setembro de 2016). «Em 'À flor da pele', Juliana Paes fará bandida inspirada em Bibi Perigosa». Extra. Telinha. Consultado em 04 de março de 2017.

12 - Cristina Padiglione (02 de setembro de 2014). «Autora planeja série com dama da Rocinha». Estadão. Consultado em 04 de março de 2017.

13 - «Glória Perez consulta Tereza Brant para nova novela, 'A Força do Querer'». Ego. Consultado em 24 de março de 2017.

14 - Votação na Câmara: Globo não exibe ‘Jornal Nacional’ e novela.

15 - Juliana Lessa (11 de janeiro de 2017). «Isis Valverde define Rita, sua nova protagonista em 'A Força do Querer': 'Ela é uma força da natureza'». Bastidores - Gshow. Consultado em 04 de março de 2017.

16 - «Juliana Paes volta aos cabelos longos para viver criminosa em 'A Força do Querer'». TV - Gshow. 02 de janeiro de 2017. Consultado em 4 de março de 2017.

17 - Carla Bittencourt (16 de dezembro de 2017). «Maria Fernanda Cândido será mãe de transexual em 'Força de um querer'». Extra. Telinha. Consultado em 04 de março de 2017.

18 - «Irene já matou ex-marido e quer destruir Eugênio». O Fuxico. Consultado em 04 de maio de 2017.

19 - «Carol Duarte estreia na TV com personagem trans em 'A Força do Querer'». TV - Gshow. 09 de janeiro de 2017. Consultado em 04 de março de 2017.

20 - Lígia Mesquita (9 de abril de 2017). «Gloria Perez abordará reivindicações de trans, como nova identidade, em 'A Força do Querer'». Outro Canal. Folha de S.Paulo Consultado em 09 de abril de 2017.

21 - Lígia Mesquita (28 de dezembro de 2016). «Lilia Cabral interpreta mulher viciada em jogos de azar na próxima novelas das 21h». F5 - Televisão. Outro Canal. Consultado em 04 de março de 2017.

22 - O Dia (28 de dezembro de 2016). «Depois de vencer luta contra o câncer, Edson Celulari volta à TV em 2017». O Dia. Consultado em 05 de março de 2017.

23 - «Bibi no baile funk da favela faz A Força do Querer explodir nas redes sociais». Minha Novela. Consultado em 19 de julho de 2017.

24 - «Nonato revela segredo, é travesti transformista e sonha em fazer um grande show». Gshow.com. Consultado em 04 de maio de 2017

25 - «Santander entra na trama da novela - Personagem vivido pelo ator Mussunzinho integra o núcleo do protagonista da trama Zeca». Meio & Mensagem.

26 - «Tarso Brant entra em 'A Força do Querer': 'Cena de Ivana batendo nos seios me emocionou, vivi aquilo'». Gshow.com

27 - «Cândida conhece homem misterioso». Consultado em 07 de julho de 2017.

28 - «Transexual é xingada de aberração na primeira cena em A Força do Querer». UOL. Consultado em 02 de junho de 2017.

29 - «O Quereres (Tema de Abertura da Novela "A Força do Querer") - Single de Caetano Veloso». Apple Music. 28 de abril de 2017. Consultado em 03 de junho de 2017.

30 - «Com revelação de Ivana, "A Força do Querer" tem 2ª melhor audiência em SP». 30 de agosto de 2017. Consultado em 27 de outubro de 2017.

31 - «Paraenses criticam nordestinação do Pará em A Força do Querer». O Povo. 17 de abril de 2017. Consultado em 27 de outubro de 2017.

32 - «Cosplayers criticam personagem de 'A Força do Querer'; Globo diz que respeita diversidade». Estadão. 04 de abril de 2017. Consultado em 26 de julho de 2017.

33 - «Criticado por cosplayers, personagem de "A Força do Querer" sofre mudanças». UOL. 29 de maio de 2017. Consultado em 26 de julho de 2017.

34 - «Cosplayers lançam campanha contra personagem da novela "A Força do Querer"». Ne10. 04 de junho de 2017. Consultado em 26 de julho de 2017.

35 - «Acha mesmo que novela transforma uma pessoa em bandido?». Terra. 10 de julho de 2017. Consultado em 11 de outubro de 2017.

36 - «Marco Feliciano ataca a Globo e diz que emissora promove "curso para bandido" na novela A Força do Querer». Gospel Mais. 15 de setembro de 2017. Consultado em 11 de outubro de 2017.

37 - «Glória Perez nega glamourização do tráfico em A Força do Querer: "Essa gente me dá sono"».0 9 de setembro de 2017. Consultado em 11 de outubro de 2017.

38 - «Bispo conclama 'tsunami' de e-mails para STF e TV Globo contra Aborto e Ideologia de Gênero». O Povo. 27 de março de 2017. Consultado em 11 de outubro de 2017.

39 - «Globo vai usar novela A Força do Querer, de Glória Perez, para popularizar Ideologia de Gênero». Gospel Mais. 12 de abril de 2017. Consultado em 11 de outubro de 2017.

Observações do escriba: - Comentários aleatórios sobre a novela que não assisti. 01 – Transexualidade. 02 – Jogo Patológico. 03 – Tráfico de Drogas. 04 – Crimes. 05 - O Talentoso Caetano Veloso, com 40 anos de idade come a esposa de 13 anos. 06 – Isis Valverde parece com “Bonitinha, mas Ordinária?”. 07 – Ancelmo Gois é sergipano de Frei Paulo e trabalha para a Rede Bola. 08 – Problemas de saúde atrasam a novela porque os atores não fizeram a AUTO-HEMOTERAPIA. 09 – Não sabia que existia uma Ex-‘Rainha Gay’. 10 – Fafá de Belém ex-musa das Diretas Já. A Rede Bobo já pediu desculpas? 11 – Ex-Primeira Dama do Tráfico: - Presente! 12 – Quem é a Bandida Bibi Perigosa? 13 – Quem é a Dama da Rocinha? 14 - Quem é Tereza Brant? 15 - Juliana Paes é uma Criminosa! 16 - Irene já matou ex-marido. Tá solta? 17 - Lilia Cabral é uma mulher viciada em Jogos de Azar. Jogo de Xadrez? 18 - Edson Celulari venceu o câncer. Será? 19 - Bibi no baile funk de uma favela. Ação Beneficente? 20 – SANTANDER entra na trama da novela! Outra exposição pedófila? 21 – Quem é Tarso Brant? 22 – O Pastor Marco Feliciano diz que a Rede Bobo é uma FÁBRICA de BANDIDOS! 23 - Bispo ataca a Rede Bola, o Aborto e a Ideologia de Gênero. Continuo dormindo...

Categorias:

• Telenovelas da Rede Globo da década de 2010

• 2015 na televisão no Brasil.

• Programas da Rede Globo que estrearam em 2017.

• Programas de televisão do Brasil que estrearam em 2017.

• 2017 na televisão no Brasil.

• Programas transmitidos em HD no Brasil.

• Telenovelas em português.

Esta página foi editada pela última vez às 18h04min de 02 de novembro de 2017.

TARSO BRANT.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tarso Brant, nascido Tereza Cristhina da Silva Borges (Cristina, Minas Gerais 07 de fevereiro de 1993, 24 anos), é um ator e modelo transgênero brasileiro.

BIOGRAFIA.

Nascido em Cristina, Tarso ficou nacionalmente conhecido, após exibir sua TRANSIÇÃO de GÊNERO abertamente em suas REDES SOCIAIS.

Como na época o assunto ainda ERA UM GRANDE TABU NA SOCIEDADE, ele participou de diversos Programas de Entretenimento e de Debates para FALAR ABERTAMENTE SOBRE o ASSUNTO.

Em 2017, Tarso Brant auxiliou a escritora Glória Perez na criação de uma PERSONAGEM TRANS para a novela “A Força do Querer” da Rede Globo.

Sobre a Filmografia, o Teatro, a INTERNET, a Literatura, e os Videoclipes sobre Tarso Brant, recomendamos aos leitores buscar auxílio na Wikipédia.

APENAS UMA REFERÊNCIA.

01 - http://www.uai.com.br/app/noticia/series-e-tv/2017/07/26/noticias-series-etv,210360/conheca-tarso-brant-o-mineiro-transgenero-que-participara-da-novela.shtml.

APENAS UMA LIGAÇÃO EXTERNA.

01 - Tarso Brant (em inglês) no Internet Movie Database.

Categorias:

• Nascidos em 1993.

• Atores do Brasil.

• Atores LGBT do Brasil.

• Naturais de Cristina (Minas Gerais).

Esta página foi editada pela última vez às 19h01min de 22 de outubro de 2017.

LEONEL TAVARES MIRANDA de ALBUQUERQUE.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leonel Tavares Miranda de Albuquerque (Pitimbu, Paraíba, 29 de julho de 1903 — Rio de Janeiro, 14 de abril de 1986, 82 anos) foi um MÉDICO PSIQUIATRA e político brasileiro. Foi um dos signatários do Ato Institucional Número Cinco (AI-5).

Filho de Manoel Miranda de Albuquerque Mello e Heloísa Tavares de Albuquerque Miranda.

Formou-se em medicina em dezembro de 1927, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país. Foi casado com Mercedes Gross Miranda, com quem teve os filhos Maria Helena e Carlos.

Foi Ministro da Saúde nos governos de Costa e Silva e da Junta Governativa Provisória de 1969, de 15 de março de 1967 a 30 de outubro de 1969.

Foi diretor-presidente da Casa de Saúde Dr. Eiras (Rio de Janeiro/RJ), criador do Instituto Clínico Madureira (Rio de Janeiro/RJ) e fundador da Comunidade Terapêutica de Paracambi (Rio de Janeiro/RJ).

Categorias:

• Nascidos em 1903.

• Mortos em 1986.

• Ministros do Governo Costa e Silva.

• Ministros do Governo Provisório de 1969.

• Ministros da Saúde do Brasil.

• Psiquiatras do Brasil.

• Naturais de Pitimbu.

Esta página foi editada pela última vez às 13h40min de 25 de outubro de 2017.

Observações do escriba:

1ª - Agora ficamos entendendo melhor porque o AI-5 foi elaborado. E porque foi assinado por SETE Militares, DOIS Engenheiros e Militares e OITO Civis. Entre os signatários consta um MÉDICO PSIQUIATRA, o então poderoso Ministro da Saúde, que “dopou todo mundo” e os persuadiu a assinarem o tal documento. O nome disto é Envenenamento Republicano.

2ª – Aqui em Aracaju, conheço um casal de velhos PSIQUIATRAS que são acostumados a fazerem isto. O casal é muito amigo dos PETRALHAS.

3ª – No caso do casal sergipano, o suposto macho PSIQUIATRA tem medo de ser CORNO. Já a suposta fêmea PSIQUIATRA tem vontade de ser PUTA. Não se trata de um caso simples de IDEOLOGIA de GÊNERO. Trata-se de um caso grave de INCOMPATIBILIDADE de GÊNERO.

4ª – Tanto no caso do AI-5 como no caso da novela “A Força do Querer”, em particular do TRANS Tarso Brant existem interesses ocultos das CIÊNCIAS MÉDICAS, no último caso, com destaque para os CIRURGIÕES PLÁSTICOS e os PSIQUIATRAS CRIMINOSOS e MERCENÁRIOS.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Segunda-feira, 06 de novembro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Wikipédia. (3) – Outras Fontes.