A LIBERDADE... A VONTADE... "A IDEOLOGIA de GÊNERO, a IGREJA CATÓLICA, as CIÊNCIAS MÉDICAS, a 'NOVA ORDEM MUNDIAL' e a AUTO-HEMOTERAPIA" - 7ª parte.

A LIBERDADE... A VONTADE... “A IDEOLOGIA de GÊNERO, a IGREJA CATÓLICA, as CIÊNCIAS MÉDICAS, a ‘NOVA ORDEM MUNDIAL’ e a AUTO-HEMOTERAPIA”. – 7ª parte.

Do AI-5 à novela “A FORÇA do QUERER” – 3ª parte.

CROMOSSOMO SEXUAL.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: CARIÓTIPO HUMANO, com os CROMOSSOMAS SEXUAIS no canto inferior direito”.

O CROMOSSOMO SEXUAL ou CROMOSSOMA SEXUAL é um tipo de CROMOSSOMO, encontrado em CÉLULAS da MAIORIA dos ORGANISMOS, e DETERMINA o SEXO dos INDIVÍDUOS.

Observação do escriba: - Os CROMOSSOMOS são encontrados em CÉLULAS. O estudo das CÉLULAS chama-se CITOLOGIA. A CITOLOGIA é um dos ramos da BIOLOGIA.

A maioria das PLANTAS e ANIMAIS são ORGANISMOS DIPLOIDES (2n): - Possuem duas cópias de cada CROMOSSOMO.

Nos NÚCLEOS das CÉLULAS, os CROMOSSOMOS são encontrados em Conjuntos de Pares Idênticos, EXCETUANDO-SE UM PAR de CROMOSSOMOS.

Os CROMOSSOMOS PAREADOS são chamados de AUTOSSOMOS.

Os CROMOSSOMOS NÃO-PAREADOS são chamados de CROMOSSOMOS SEXUAIS.

No caso da ESPÉCIE HUMANA, o TOTAL de CROMOSSOMOS é de 23 PARES, sendo 22 PARES de AUTOSSOMOS e UM PAR de CROMOSSOMOS SEXUAIS (XX ou XY).

MECANISMOS de DETERMINAÇÃO dos TIPOS de SEXOS.

MACHOS HETEROGAMÉTICOS.

É o MECANISMO da ESPÉCIE HUMANA e aparentemente em TODOS os OUTROS MAMÍFEROS (com exceção do ornitorrinco), no qual A PRESENÇA do CROMOSSOMO Y DETERMINA a MASCULINIDADE.

O SEXO, nestes casos, é caracterizado por:

FÊMEAS: - Apresenta em suas CÉLULAS SOMÁTICAS um NÚMERO PAR de CROMOSSOMOS do TIPO XX e produzem apenas UM TIPO de GAMETA, com CROMOSSOMO X.

MACHOS: - Apresenta em suas CÉLULAS SOMÁTICAS um NÚMERO PAR de CROMOSSOMOS do TIPO XY e produzem DOIS TIPOS DIFERENTES de GAMETAS, X e Y.

Neste caso a proporção de 50% de MACHOS e 50% de FÊMEA se mantém, pois os cruzamentos envolvem indivíduos XX cruzando com XY.

Nos insetos, como os percevejos (hemípteros) e gafanhotos e baratas (Orthoptera e Blattodea respectivamente) o NÚMERO de CROMOSSOMOS X é o DETERMINANTE do SEXO.

Já nestes casos, o SEXO caracteriza-se por:

FÊMEAS: - Apresenta em suas CÉLULAS SOMÁTICAS um NÚMERO PAR de CROMOSSOMOS do TIPO XX + 2A e produzem apenas UM TIPO de GAMETA, A + X.

MACHOS: - Apresenta em suas CÉLULAS SOMÁTICAS um NÚMERO ÍMPAR de CROMOSSOMOS do tipo 2A + XO e produzem DOIS DIFERENTES GAMETAS, (A + X) e (A).

Também neste caso a proporção de 50% de MACHOS e 50% de FÊMEAS se mantém, pois os cruzamentos envolvem indivíduos XX cruzando com XO.

FÊMEAS HETEROGAMÉTICAS.

É o mecanismo de borboletas, mariposas e alguns peixes e aves.

Neste caso o mecanismo de determinação do sexo é assemelhado à apresentada pelos mamíferos e a espécie humana, mas, neste caso, as fêmeas são heterogaméticas.

Para tornar o entendimento da diferenciação dos CROMOSSOMOS mais clara o CROMOSSOMO X passa a ser representado por Z e o Y por W. Os SEXOS passam a ser caracterizados por:

FÊMEAS: - Apresenta constituição CROMOSSÔMICA 2A + ZW e produzem DOIS DIFERENTES TIPOS de GAMETAS.

MACHOS: - Apresenta constituição CROMOSSÔMICA 2A + ZZ e APENAS PRODUZEM UM TIPO de GAMETA: A + Z.

BALANÇO GÊNICO.

A DETERMINAÇÃO de SEXO pelo MECANISMO de BALANÇO GÊNICO é a evidenciada nos insetos do gênero Drosophila.

Primeiramente imaginou-se que a DETERMINAÇÃO de SEXO nestes insetos se daria por um mecanismo similar ao apresentado pelos mamíferos e a espécie humana.

Porém, após observações CITOLÓGICAS em CÉLULAS SOMÁTICAS foi constatado que um conjunto diploide de (8) oito CROMOSSOMOS (2x = 8), no qual os MACHOS apresentam constituição CROMOSSÔMICA 2A + XY e as FÊMEAS 2A + XX.

Baseando-se nas observações de TIPOS SEXUAIS, foi posteriormente proposto que a Determinação do Sexo em Drosophila seria uma função de um "ÍNDICE SEXUAL” que é uma função de um balanço entre CROMOSSOMOS X e CONJUNTOS AUTOSSOMAIS, conforme descrito a seguir:

IS = (Número de CROMOSSOMOS X) / (Número de CONJUNTO AUTOSSOMAIS).

HAPLODIPLOIDISMO.

O HAPLODIPLOIDISMO é um Mecanismo de Determinação de Sexo complexo característico dos Hymenopteros (formigas, abelhas e vespas).

No caso das abelhas, o SEXO MASCULINO é definido pela condição HAPLOIDE (ou MONOPLOIDE) e no SEXO FEMININO pela condição DIPLOIDE dos indivíduos.

As FÊMEAS, cujos organismos são DIPLOIDES, dependem de sua ALIMENTAÇÃO para adquirir sua FERTILIDADE.

A ALIMENTAÇÃO PROLONGADA com GELEIA REAL possibilita a formação de RAINHAS que são responsáveis pela formação da COLMEIA.

OUTROS MECANISMOS de DETERMINAÇÃO do SEXO.

Deve-se observar que existem Mecanismos de Determinação do Sexo NÃO CROMOSSOMIAIS, como o EFEITO de GENES e o EFEITO do AMBIENTE.

Em algumas espécies de crocodilos, jacarés, tartarugas e lagartos, o SEXO da prole Depende da Temperatura de Incubação dos Ovos.

Nas tartarugas marinhas, por exemplo, Se os Ovos Forem Incubados a Temperaturas Muito Baixas, os Indivíduos que eclodirem serão MACHOS.

Se os Ovos Forem Incubados em Temperaturas Altas, os Indivíduos serão FÊMEAS.

Observação do escriba: - Curiosamente, na Wikipédia não existe nenhuma referência sobre CROMOSSOMO SEXUAL. Será uma Teoria Conspiratória? No entanto existem três ligações externas, a saber:

01 - Genética II: Ligação e a Teoria Cromossômica www.universia.com.br

02 - DETERMINAÇÃO DO SEXO - www.ccb.ufsc.br

03 - MECANISMOS DE DETERMINAÇÃO DO SEXO - www.ufv.br

Categoria:

Genética.

Esta página foi editada pela última vez às 00h25min de 18 de agosto de 2017.

GAMETAS – 1ª versão.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

GAMETAS ou CÉLULAS SEXUAIS são as CÉLULAS dos SERES VIVOS que, na REPRODUÇÃO SEXUADA, se fundem no momento da FECUNDAÇÃO ou FERTILIZAÇÃO (também chamada CONCEPÇÃO, principalmente nos SERES HUMANOS, para formar um OVO ou ZIGOTO, que dará origem ao EMBRIÃO, Cujo Desenvolvimento Produzirá UM NOVO SER DA MESMA ESPÉCIE.

GAMETAS são CÉLULAS HAPLOIDES, ou seja, têm apenas UM CONJUNTO DE CROMOSSOMAS, uma vez que são Produzidos por MEIOSE, enquanto que o OVO é DIPLOIDE.

Os ÓRGÃOS onde são Produzidos os GAMETAS chamam-se GÔNADAS.

O Processo de Produção de GAMETAS chama-se GAMETOGÊNESE.

Os GAMETAS têm tipos MORFOLOGICAMENTE distintos e o Órgão ou o Indivíduo que Produz o GAMETA de Maiores Dimensões - o OVÓCITO SECUNDÁRIO - tem a denominação de FÊMEA ou FEMININO, enquanto que o que Produz o GAMETA Menor, normalmente móvel, é chamado MACHO ou MASCULINO.

Nos ANIMAIS, o GAMETA MASCULINO é chamado de ESPERMATOZÓIDE.

Nas PLANTAS denomina-se ANTEROZÓIDE.

Nas ESPERMATÓFITAS, o GAMETA MASCULINO Reside no Grão de PÓLEN.

Nas PTERIDÓFITAS e BTIÓFITAS, os GAMETAS FEMININOS são denominados OOSFERAS e são Produzidas em GAMETÂNGIOS ou ARQUEGÔNIOS, enquanto os MASCULINOS são Produzidos em ANTERÍDEOS.

ESPERMATOZÓIDE - É a CÉLULA REPRODUTORA MASCULINA.

É uma CÉLULA leve e a única móvel que pode movimentar-se a uma velocidade que chega aos quatro mm/min.

O seu CORPO diferencia-se em CABEÇA, PEÇA INTERMEDIÁRIA e FLAGELO.

Na CABEÇA encontra-se o NÚCLEO que Contém METADE dos CROMOSSOMOS.

É ainda na CABEÇA que se encontram VESÍCULAS com ENZIMAS, ACROSSOMA, que Facilitam a Penetração do ESPERMATOZÓIDE no ÓVULO.

Na Membrana Plasmática dos ESPERMATOZÓIDES estão presentes PROTEÍNAS que, ao entrar em contato com as PROTEÍNAS Presentes na Membrana do GAMETA FEMININO, fundem-se alterando a Permeabilidade da Membrana do ÓVULO.

É a PEÇA INTERMEDIÁRIA a responsável pelo Movimento do FLAGELO, que Impulsiona o ESPERMATOZÓIDE pelo APARELHO REPRODUTOR FEMININO, uma vez que contêm MITOCÔNDRIAS, produtoras de ADENOSINA TRIFOSFATO.

Os ESPERMATOZÓIDES movimentam-se num FLUIDO Produzido nas GLÂNDULAS SEMINAIS e na PRÓSTATA que é Libertado no Momento da EJACULAÇÃO.

TAMANHO do GAMETA.

O Tamanho da CÉLULA REPRODUTORA varia muito dependendo das CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS do Indivíduo.

No HOMEM, o máximo é de 64 milésimos de milímetro para o ESPERMATOZÓIDE, enquanto que para o OVÓCITO o mínimo é de 92 e o máximo é de 124 milésimos de milímetro.

Observações do escriba:

1ª - Quando se fala de sexo e de CÉLULAS REPRODUTORAS, a Wikipédia parece muito econômica. A suspeita de Teoria da Conspiração está aumentando.

2ª – Na Wikipédia existe apenas uma referência e apenas uma ligação externa sobre GAMETAS, a saber:

01 – Referência - Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. «Gameta». Consultado em 10 de julho de 2015.

01 - Ligação externa - (em inglês) The Doctor's Lounge.

Este artigo sobre BIOLOGIA é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categoria:

REPRODUÇÃO.

Esta página foi editada pela última vez às 02h06min de 03 de outubro de 2017.

GAMETAS – 2ª versão.

Gametas e Gametogênese.

GAMETAS são as CÉLULAS SEXUAIS de TODOS os SERES VIVOS.

Todos os Organismos com REPRODUÇÃO SEXUADA precisam produzir GAMETAS, tanto PLANTAS como ANIMAIS

Existem GAMETAS MASCULINOS que são chamados ESPERMATOZÓIDES (animais) ou ANTEROZÓIDES (plantas) e GAMETAS FEMININOS, chamados ÓVULOS (animais) ou OOSFERAS (plantas).

Essas CÉLULAS são responsáveis por carregar as CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS que Serão Transmitidas de UMA GERAÇÃO PARA OUTRA.

Durante o Processo Reprodutivo, ocorre a FECUNDAÇÃO do GAMETA FEMININO pelo GAMETA MASCULINO e será formado o ZIGOTO, que é A PRIMEIRA CÉLULA DO EMBRIÃO.

O ÓVULO.

Costumamos chamar o GAMETA FEMININO de ÓVULO, mas é bom salientar que ele é um OVÓCITO SECUNDÁRIO, uma vez que Não Completou todas as Fases da MEIOSE II.

É bom sempre se lembrar desse aspecto importante!

Essa CÉLULA possui camadas externas à sua Membrana Plasmática que formam uma barreira à entrada dos ESPERMATOZÓIDES. Desse modo, apenas um consegue penetrar. São elas:

ZONA PELÚCIDA.

É formada por uma camada de GLICOPROTEÍNAS que são altamente específicas, impedindo que ESPERMATOZÓIDES de Outras Espécies FECUNDEM o ÓVULO.

CORONA RADIATA.

Mais externamente são encontradas entre duas e três camadas de CÉLULAS FOLICULARES, cuja Função nos Animais é a de fornecer PROTEÍNAS VITAIS à CÉLULA.

Essa camada está presente durante o Processo de Ovulação, mas pode desaparecer após a FERTILIZAÇÃO.

“Foto: Esquema da estrutura do ÓVULO e do ESPERMATOZÓIDE”.

O ESPERMATOZÓIDE.

O ESPERMATOZÓIDE é a MENOR CÉLULA do CORPO HUMANO. Possui uma cabeça e uma cauda.

CABEÇA e ACROSSOMO.

No topo da cabeça está uma ORGANELA chamada acrossoma. Ela contém ENZIMAS digestivas que serão muito importantes para eliminar as CÉLULAS que revestem o ÓVULO e assim permitir que o ESPERMATOZÓIDE consiga penetrar no GAMETA FEMININO. Na cabeça está localizado o NÚCLEO CELULAR, onde se localiza o MATERIAL GENÉTICO.

CAUDA.

A CAUDA é um longo FLAGELO que o ajuda a se Deslocar DENTRO DO CORPO DA MULHER. Como qualquer FLAGELO é composto de MICROTÚBULOS.

A região chamada AXONEMA é onde ocorrem as Contrações para Movimentar a Cauda. O corpo basal é que faz a ligação do flagelo à membrana plasmática que envolve a cabeça.

Há também MITOCÔNDRIAS na cauda para produzir a ENERGIA necessária ao deslocamento do ESPERMATOZÓIDE.

FORMAÇÃO dos GAMETAS HUMANOS.

Os GAMETAS são formados a partir de CÉLULAS ESPECIALIZADAS chamadas CÉLULAS GERMINATIVAS, que passam por Várias Divisões Celulares do tipo MITOSE que faz com que Se Multipliquem.

O Processo de Formação dos GAMETAS recebe o nome de GAMETOGÊNESE.

Nas MULHERES as CÉLULAS GERMINATIVAS são chamadas OVOGÔNIAS ou OOGÔNIAS e estão localizadas nos OVÁRIOS.

As MITOSES que Promovem a sua Multiplicação acontecem Antes Mesmo do NASCIMENTO, na VIDA INTRA-UTERINA.

O Processo de Formação das OVOGÔNIAS recebe o nome de OVULOGÊNESE, OVOGÊNESE ou ainda OOGÊNESE.

Nos HOMENS, essas CÉLULAS são denominadas ESPERMATOGÔNIAS e se localizam nos TESTÍCULOS.

As MITOSES ocorrem ao longo de toda vida, sendo mais frequentes na época da PUBERDADE e menos intensas na VELHICE.

A formação das ESPERMATOGÔNIAS é chamada de ESPERMATOGÊNESE.

ESPERMATOGÊNESE.

As ESPERMATOGÔNIAS são CÉLULAS DIPLOIDES (possuem 46 CROMOSSOMOS), elas Crescem e Originam os ESPERMATÓCITOS PRIMÁRIOS (ESPERMATÓCITOS I) que realizam a Primeira Divisão da MEIOSE, originando duas células-filhas HAPLOIDES (23 CROMOSSOMOS) chamadas ESPERMATÓCITOS SECUNDÁRIOS (ESPERMATÓCITO II).

Cada ESPERMATÓCITO II passa pela Segunda Divisão MEIÓTICA, originando células-filhas Semelhantes Denominadas ESPERMÁTIDES.

Cada ESPERMÁTIDE se especializa por meio de um processo onde adquirem o FLAGELO e perdem o citoplasma, e, assim é formado o ESPERMATOZÓIDE.

“Foto: Fases da Espermatogênese e da Ovulogênese”.

OVULOGÊNESE.

As OVOGÔNIAS (CÉLULAS DIPLOIDES, onde 2n = 46 CROMOSSOMOS) cessam a multiplicação e crescem originando os OVÓCITOS PRIMÁRIOS (OVÓCITO I). Cada OVÓCITO PRIMÁRIO realiza a Primeira Divisão MEIÓTICA originando duas células-filhas diferentes, ambas HAPLOIDES (n = 23 CROMOSSOMOS).

Uma delas é chamada OVÓCITO SECUNDÁRIO (OVÓCITO II) é bem maior, pois acumula mais CITOPLASMA e VITELO (que será usado na NUTRIÇÃO do EMBRIÃO).

A outra é denominada CORPO POLAR PRIMÁRIO (ou GLÓBULO POLAR I) e tem tamanho bem reduzido, uma vez que passou quase todo o citoplasma para a célula-irmã.

O CORPO POLAR I fica aderido ao OVÓCITO I, mas por não desempenhar nenhuma função Acaba por Degenerar.

O OVÓCITO SECUNDÁRIO inicia a Segunda Divisão MEIÓTICA, que é interrompida durante a MATÁFASE II.

Ocorre a OVULAÇÃO e é liberado um OVÓCITO SECUNDÁRIO, que se for FECUNDADO, dará continuidade às Fases Restantes da MEIOSE II.

Portanto, somente quando há penetração do ESPERMATOZÓIDE no OVÓCITO SECUNDÁRIO é que ele se torna verdadeiramente UM ÓVULO, e origina também o CORPO POLAR SECUNDÁRIO.

Observações do escriba:

1ª - Como me encontro na 5ª idade creio que possa me dar ao luxo de fazer algumas reflexões aleatórias.

2ª – Uma célula pensa?

3ª – Um espermatozóide pensa?

4ª – Um óvulo pensa?

5ª – Um zigoto pensa?

6ª – Pois bem! Pois muito bem! UM MACRÓFAGO PENSA!

Para saber tudo sobre a Reprodução Humana, leia também:

Reprodução Sexuada.

Aparelho Reprodutor Masculino.

Aparelho Reprodutor Feminino.

Puberdade.

Menstruação.

Ovulação e Período Fértil.

Como ocorre a Fecundação Humana?

Desenvolvimento Embrionário Humano.

Gravidez.

Gravidez na Adolescência.

Gravidez e Parto.

Parto Humanizado.

Parto Normal x Parto Cesárea.

Por: MICHELLE DUARTE Professora de CIÊNCIAS NATURAIS e BIOLOGIA.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-feira, 09 de novembro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Wikipédia. (3) – Senhora MICHELLE DUARTE, Professora de CIÊNCIAS NATURAIS e de BIOLOGIA. (4) – Outras Fontes.