HIDRATE-SE COM PRAZER

Fonte: Portal Estadão dia 18.02.2023

“Veja as dicas dos profissionais da área de saúde para cuidar bem da hidratação do seu corpo.

• Se antecipe à sede: sede é um aviso do corpo que sinaliza a desidratação, mesmo que seja leve. Por isso, não espere sentir sede para beber água. E, caso você perceba que sua sede é excessiva, procure um médico, já que este pode ser um sintoma de alguma doença como diabetes.

• Carregue a garrafa: levar uma garrafa, squeeze ou outro recipiente com água para onde quer que você vá é um hábito que pode ajudar na hidratação.

• Observe a urina: após urinar, se a urina estiver clara e sem odor, beba um copo. Se estiver amarelada, mais escura, beba dois. Urina muito escura exige atenção, neste caso procure um médico.

• Incremente: a água é a melhor opção para hidratar o corpo. Se para você é difícil ingerir água pura, adicione algum sabor à água com uso de folhas de hortelã ou cidreira, especiarias como canela ou pedaços de frutas. Sucos são naturais e saudáveis, mas é melhor não consumi-los em grande volume. Refrigerantes podem até hidratar, mas não são bebidas saudáveis.

• Atenção aos diuréticos: bebidas ricas em cafeína e bebidas alcóolicas podem desidratar o corpo. Consuma com moderação e busque compensar a água perdida, bebendo um copo de água entre os drinks. Se você consome remédios que favorecem a diurese, siga as recomendações de hidratação do seu médico.

• Na malhação e na folia: em momentos de muita atividade física, é preciso garantir a hidratação, pois seu corpo está transpirando muito.

• Ressaca: a desidratação causada por abusos de bebida alcóolica é uma das responsáveis pelo mal-estar. Beba muito líquido para ajudar na recuperação.

• Fracione: se você se sente mal ao tomar um copão de água, talvez seja melhor beber volumes menores com frequência maior.

• Coma água: inclua na dieta muitas verduras, legumes e frutas. Alimentos in natura geralmente são ricos em água.

• Controle outros fatores: no calor, procure usar roupas leves, usar chapéu e ficar à sombra. Ventiladores e ar condicionado são refrescantes, mas o ar seco leva a uma maior transpiração e exige um consumo maior de líquidos para repor o que foi perdido.

• Atenção a bebês, crianças e idosos: eles necessitam de atenção especial. Muitas vezes será preciso lançar mão de artifícios para convencê-los a beber água e evitar desidratação. Em caso de vômitos ou diarreias, é preciso repor a água perdida com urgência, pois eles desidratam mais facilmente.”

__________________________________________________________________________

Reflexão: ANTONI BIGCUORE. Excelente matéria publicada no Portal Estadão, de hoje, dia 18.02.2023. Ela foi feita por vários especialistas da área de saúde.

Destacamos a parte em que falam de que, a quantidade de água a ser ingerida, deve levar em consideração, a idade, o peso, altura etc.

Eu tenho 75 kilometros rodados (rss), e tomo em média 1,5(2) litros de água de boa qualidade todos os dias. Já percebi que quando, não ingiro quantidade suficiente de água no meu organismo, as sensações são: fraqueza, desânimo, mal estar, intestino preso etc. Sobretudo, porque tomo remédios para a pressão e outros que colaboram com a desidratação.

Outro aspecto importante, é que NÃO adianta tomar 2 litros de uma vez ao dia. Deve-se ir tomando aos poucos durante todo o dia.

Também é de bom alvitre lembrar, que as frutas que contém água: melancia, melão, frutas cítricas etc. devam ser ingeridas(comidas) pois são excelentes fontes de fibras. Como diz o Dr.Lair Ribeiro, suco é a pior parte, pois a melhor são as fibras, as quais se jogam fora.

Acesse o meu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).