Doença de Alzheimer: Uma Jornada Desafiadora

Texto de Fernando Vieira Filho¹

 

A Doença de Alzheimer, uma forma de demência senil, é um distúrbio progressivo que silenciosamente ataca as células cerebrais. Primeiramente identificada em 1907 pelo médico alemão Aloysius Alzheimer, afeta uma proporção significativa da população idosa, com cerca de 1 em cada 20 pessoas acima de 65 anos sendo acometidas. A frequência da doença aumenta à medida que a idade avança, sendo que 47% dos idosos acima de 85 anos são afetados por essa condição.

 

Vejamos um exemplo verídico, ilustrativo do início da doença: o caso da Sra. At., que é característico da demência de Alzheimer. Um ano antes do diagnóstico, ela exibiu um comportamento inesperado de explosão de raiva, algo atípico em seus 78 anos de vida. Seu marido notou sua tendência a confundir eventos não relacionados, levando a discussões. Ela começou a esquecer aniversários de netos e se perdia em locais familiares enquanto dirigia. Sentindo a mudança, a Sra. At. ficou amedrontada. Embora amigos e familiares tenham notado as alterações, muitos atribuíram isso à velhice.

 

Nesse cenário, surge a necessidade de buscar orientação médica para investigar as causas subjacentes. A Doença de Alzheimer não afeta apenas a memória; ela compromete o raciocínio, a personalidade e outras funções mentais. Reconhecer sinais de demência vai além das falhas de memória e inclui mudanças comportamentais.

 

Os sintomas iniciais incluem sutis mudanças de personalidade e dificuldade em recordar eventos recentes. O padrão de perda de memória é distinto do esquecimento comum; ao invés de esquecer eventos distantes, a pessoa com Alzheimer esquece o que aprendeu por último. Esse padrão pode iludir familiares, que observam a lembrança de eventos mais antigos e acreditam que a memória está intacta.

 

O progresso da doença pode ser observado nos trajetos: inicialmente, o paciente se move bem em locais familiares, mas se perde em áreas desconhecidas. A repetição frequente de perguntas também é um sinal. A depressão pode confundir o diagnóstico, mas seu tratamento pode melhorar o estado de ânimo e, por conseguinte, a memória. No entanto, a perda de memória pela demência é irreversível.

 

O paciente com Alzheimer perde a habilidade de tomar decisões e pode se irritar com familiares que oferecem ajuda em tarefas simples. A doença também compromete habilidades motoras e reflexos, tornando atividades como operar máquinas perigosas. À medida que avança, o paciente perde contato com a realidade, podendo experienciar confusão quanto ao tempo e espaço, alucinações visuais e emoções perturbadas.

 

O diagnóstico não é simples; é necessário diferenciar a Doença de Alzheimer de causas reversíveis e tratáveis. Depressão, efeitos de medicações e outros distúrbios clínicos podem imitar os sintomas. Para um diagnóstico preciso, é crucial excluir essas possibilidades.

 

A Doença de Alzheimer é apenas uma das várias causas de demência, cada uma com características distintas. No entanto, avanços médicos têm aberto caminho para o controle de algumas formas, como a demência ligada ao Parkinsonismo.

 

Oferecer suporte aos pacientes é vital.

Manter uma rotina, garantir a segurança, incentivar a independência, promover atividades e manter contato social são algumas estratégias.

Visitas regulares ao médico são essenciais, mesmo na ausência de novos problemas.

 

Em última análise, a Doença de Alzheimer é uma jornada complexa. Compreendê-la é crucial para enfrentar seus desafios e proporcionar um ambiente de apoio para os afetados.

 

¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

 

CONTATO: (34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.

https://linktr.ee/fernando_vieira_filho

 

Blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

https://centrodecuradossentimentos.yolasite.com/

https://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

https://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

https://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/

https://obsessaoepsicopatologias.blogspot.com.br/