Metanálise Clínica Tridimensional e Realismo

A relação entre Metanálise Clínica Tridimensional e realismo é um tema interessante e complexo. A Metanálise Clínica Tridimensional é uma abordagem psicoterapêutica criada por Yuri Mc Murray, que busca superar os limites das abordagens tradicionais de psicologia, que se baseiam em uma visão fragmentada e reducionista da realidade, que ignora ou nega os aspectos transcendentais e espirituais da existência humana. Ela se inspira na filosofia do intuicionismo radical, que valoriza a intuição como o modo de conhecimento mais elevado, capaz de captar a essência ou o sentido das coisas, sem as distorções ou interpretações impostas pela linguagem, pela cultura ou pela ciência. Ela se propõe a conduzir o paciente ao meio termo, que é o equilíbrio entre os extremos opostos e complementares da realidade, como o subjetivo e o objetivo, o dinâmico e o estático, o ser e o devir.

O realismo, por sua vez, é uma corrente filosófica que afirma a existência de uma realidade independente da consciência humana, que pode ser conhecida de forma objetiva e racional. O realismo se opõe ao idealismo, que nega a existência de uma realidade fora da consciência humana, e ao ceticismo, que duvida da possibilidade de conhecer a realidade. O realismo se baseia na observação empírica, na experimentação científica e na lógica formal como meios de acesso à verdade.

A relação entre Metanálise Clínica Tridimensional e realismo é ambígua e paradoxal. Por um lado, a Metanálise Clínica Tridimensional se contrapõe ao realismo ingênuo, que supõe que as coisas são exatamente como as percebemos, sem levar em conta as condições subjetivas que influenciam a nossa percepção. Ela também se contrapõe ao realismo científico, que reduz a realidade aos conceitos abstratos e às teorias científicas, sem levar em conta a experiência concreta e imediata das pessoas. Por outro lado, a Metanálise Clínica Tridimensional se aproxima do realismo transcendental, que reconhece a existência de uma realidade independente da consciência humana, mas que só pode ser conhecida de forma indireta e aproximada, através da intuição originária das coisas. Ela também se aproxima do realismo crítico, que admite a existência de uma realidade independente da consciência humana, mas que reconhece os limites do conhecimento humano e a necessidade de uma postura crítica e reflexiva diante da realidade.

Assim, a Metanálise Clínica Tridimensional não é nem totalmente realista nem totalmente irrealista. Ela é uma abordagem dialética e orgânica, que busca integrar os aspectos subjetivos e objetivos da realidade, sem cair no dogmatismo ou no relativismo. Ela busca promover uma visão holística e integrada da realidade, da saúde mental e do processo de cura. Ela busca conduzir o paciente a uma abertura incondicional à verdade, conduzindo a um estado de maturidade e ao meio termo, que é o equilíbrio entre os extremos opostos e complementares da realidade.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 26/08/2023
Código do texto: T7871056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.