Metanálise Clínica Tridimensional e Epistemologia

A construção do conhecimento na Metanálise Clínica Tridimensional se dá por meio da intuição, que é o modo de conhecimento mais elevado, pois permite acessar a realidade de forma direta e imediata, sem a mediação de conceitos ou teorias. A intuição é uma capacidade natural do ser humano, que pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de técnicas específicas, como a meditação, a contemplação, a oração, o silêncio, a arte, entre outras. A intuição é a fonte primordial da verdade, pois revela o sentido profundo das coisas, que não pode ser captado pela razão ou pela ciência. A intuição é o que permite ao metanalista tridimensional compreender a demanda do paciente, que é o problema que ele traz para a terapia. A demanda é o ponto de partida para o processo de cura, que consiste em desvelar o sujeito, ou seja, a essência ou o núcleo do ser humano, que é o que ele realmente é, independente das circunstâncias externas ou internas. O desvelar do sujeito implica em uma transformação da consciência, que passa de uma atitude natural, que considera o mundo como algo dado, independente e objetivo, para uma atitude transcendental, que considera o mundo como algo que aparece para nós, na nossa intuição originária das coisas. O desvelar do sujeito também implica em uma modelagem do comportamento maduro, que é o comportamento que expressa a verdade do sujeito, que é o seu propósito de vida. O comportamento maduro é aquele que busca o equilíbrio entre os extremos opostos e complementares da realidade, como o bem e o mal, o certo e o errado, o prazer e a dor, entre outros. O comportamento maduro é aquele que busca a harmonia entre as dimensões cognitiva, afetiva e comportamental do ser humano.

A Metanálise Clínica Tridimensional impacta a epistemologia ao propor uma nova forma de conhecer a realidade, que não se baseia em uma visão fragmentada e reducionista da realidade, que ignora ou nega os aspectos transcendentais e espirituais da existência humana. Ela propõe uma visão integrada e holística da realidade, que considera os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental. Ela propõe uma epistemologia baseada na intuição, na razão, no sentimento e na emoção como instâncias do conhecimento humano. Ela propõe uma epistemologia dialética e orgânica, que busca integrar os aspectos subjetivos e objetivos da realidade, sem cair no dogmatismo ou no relativismo. Ela propõe uma epistemologia que resgata o valor da experiência vivida e da intuição como fontes legítimas de conhecimento. Ela propõe uma epistemologia que se inspira na obra de Olavo de Carvalho, um dos principais expoentes do intuicionismo radical. Ela propõe uma epistemologia que dialoga com outras escolas de filosofia e correntes de pensamento, buscando ampliar os horizontes do conhecimento humano.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 26/08/2023
Código do texto: T7871100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.