DEPRESSÃO E MEDIUNIDADE: Em Busca de Compreensão e Cura

Texto de Fernando Vieira Filho¹

 

Na contemporaneidade, observa-se um crescente número de pessoas mergulhadas na tristeza profunda da depressão, vagando de consultório em consultório em busca de cura e esperança. Muitas vezes, essas almas cansadas enfrentam prognósticos sombrios de internação psiquiátrica, perdendo a fé na recuperação e enxergando a morte como um escape.

 

Essa condição é frequentemente resultado de uma tendência a se submeterem a ações e situações que não desejam ou gostam, devido à dificuldade de dizer "não". Além disso, palavras são proferidas sem reflexão, resultando em rótulos de doença mental e tratamentos médicos inadequados.

 

A abordagem científica, ainda influenciada pelo paradigma cartesiano e materialista, falha em reconhecer que o ser humano é constituído de corpo e alma, sendo esta última uma entidade que sobrevive além da morte física. A ciência não pode examinar a alma como examina um tecido sob um microscópio, e isso leva a interpretações limitadas. O pensamento é frequentemente reduzido a um mero produto das funções cerebrais, sem considerar sua natureza espiritual.

 

É desconcertante perceber que, apesar dos avanços científicos, a compreensão do ser humano ainda é limitada. Há dois mil anos, Jesus proclamava a eternidade da alma, enquanto a Doutrina Espírita, há 154 anos, empiricamente evidenciava a interação entre o Mundo Espiritual e o Físico. No entanto, muitas ciências, como a psiquiatria, psicanálise e psicologia, falham em explicar a dimensão espiritual e, consequentemente, compreender doenças de origem espiritual.

 

A depressão, frequentemente uma manifestação avançada da obsessão espiritual, é uma condição que resulta do assédio constante de espíritos inferiores sobre a mente, afetando tanto o indivíduo quanto seu entorno. Entretanto, quem nega a existência da alma está incapacitado de entender e tratar essa questão.

 

A sociedade recorre a medicamentos caros para atenuar o sofrimento, sem abordar a causa raiz. Esses medicamentos, muitas vezes, danificam o organismo e comprometem a capacidade mental e afetiva, resultando em consequências econômicas para a família.

 

A medicina contemporânea se concentra em minimizar os sintomas, prescrevendo psicotrópicos que podem transformar o paciente em um ser apático e sem vontade. Quando isso falha, internações são consideradas, muitas vezes piorando a situação.

 

A depressão é uma doença global, afetando cerca de 20% das pessoas em cada país. Suas consequências são graves, incluindo a possibilidade de suicídio. A ciência médica tenta controlar os sintomas, porém, raramente cura, levando a tratamentos de longo prazo.

 

Além da perspectiva médica, a Doutrina Espírita oferece uma compreensão mais ampla. Médiuns, aqueles predispostos a interagir com o mundo espiritual, são suscetíveis à influência de espíritos e muitas vezes desconhecem suas próprias faculdades. A obsessão espiritual pode gerar depressão, manifestando-se em sintomas semelhantes aos diagnosticados pela medicina convencional.

 

Assim, sugere-se que, além de tratamentos médicos, um culto ao Evangelho no lar, leitura do Novo Testamento e práticas de caridade e serviço voluntário podem auxiliar na recuperação espiritual. A abordagem holística, combinando cuidados médicos e espirituais, oferece alívio dos sintomas e a perspectiva de remissão total.

 

Conclusão:

A depressão, uma realidade cada vez mais presente, requer uma compreensão mais abrangente que inclua tanto a dimensão espiritual quanto a científica. A abordagem holística, considerando o corpo e a alma, oferece esperança para aqueles que sofrem, combinando os avanços da medicina com a espiritualidade e a compreensão da Doutrina Espírita.

 

¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

 

CONTATO: (34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.

https://linktr.ee/fernando_vieira_filho

 

Blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

https://centrodecuradossentimentos.yolasite.com/

https://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

https://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

https://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/

https://obsessaoepsicopatologias.blogspot.com.br/