TERAPIA DO COCÔ: A Terapia da Liberação Emocional de Ressentimentos e Ódio

Texto de Fernando Vieira Filho¹

 

É comum acumularmos ressentimentos, ódio e culpa, formando um acúmulo emocional que pesa em nossa mente, quer estejamos conscientes disso ou não. No entanto, assim como nos livramos do excesso de resíduos corporais através da evacuação, podemos também eliminar esses sentimentos negativos. O processo é análogo: ao descartar o que não serve mais, nosso ser fica mais leve e saudável, tanto emocional quanto fisicamente, como explicado por especialistas no campo.

 

Contudo, a mera concepção de liberar tais sentimentos não é suficiente.

 

Existe uma técnica concreta para alcançar isso:

 

Ao evacuar, antes de acionar a descarga, visualize aquela pessoa que lhe causou mágoa e irritação, e cujas ações alimentaram o ódio dentro de você. Visualize-a, de forma simbólica, 'preservada' nas fezes. Nesse momento, olhe para o que está diante de você e, com um poderoso fluxo de água, diga adeus a esses sentimentos. Imagine sua raiva, ódio e aborrecimentos sendo levados embora com o fluxo. Se desejar, até mesmo dê um nome ao que está sendo eliminado, associando-o à pessoa em questão, e permita que esses sentimentos sigam seu destino apropriado: o esgoto.

 

Essa técnica tem uma eficácia profunda, pois o ódio é simplesmente o resíduo do amor. Essa simbologia traz consigo uma realidade crucial. Tal como com o cocô, nós o descartamos; com um fluxo de água, ele se vai. Isso simboliza que não podemos transportar o ódio; a descarga representa nossa habilidade de desapegar emocionalmente e liberar nossas emoções.

 

Assim, essa abordagem inovadora utiliza uma analogia acessível para nos libertar de sentimentos negativos, proporcionando um método para deixar para trás aquilo que não nos serve mais. A Terapia do Cocô (Liberação Emocional), de forma tangível, nos convida a aprender a soltar, tal como fazemos com resíduos, e a permitir que nossas emoções fluam livremente em direção ao bem-estar.

 

¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.

PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.

SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

 

CONTATO: (34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.

https://linktr.ee/fernando_vieira_filho

 

Blogs e sites:

https://www.harmoniacomflorais.com

https://centrodecuradossentimentos.yolasite.com/

https://harmonize-se-com-florais-de-bach.blogspot.com.br/

https://curesuasmagoasesejafeliz.blogspot.com.br/

https://maldealzheimerhoje.blogspot.com.br/

https://obsessaoepsicopatologias.blogspot.com.br/