Transformar-se em quem você deseja ser: o princípio da teatralidade em Metanálise Clínica Tridimensional.

Em um soneto do famoso Luís de Camões, o maior poeta da língua portuguesa. Lê-se: "Transforma-se o amador na cousa amada". O verso atinge-nos de cheio com uma perfeita expressão da ideia de que o amor é uma força capaz de produzir semelhança entre o amante e o objeto amado, inspirando a imaginação e a vontade. O poema revela de forma bela a concepção platônica do amor, que busca a união entre o corpo e a alma, entre o sensível e o inteligível, entre o humano e o divino. Esse princípio permeia toda a prática metanalítica tridimensional, falarei dele logo adiante, o princípio da teatralidade.

## Questões filosóficas envolvidas.

Você já se perguntou quem você é, quem você quer ser e como você pode se tornar essa pessoa? Essas são questões fundamentais para o desenvolvimento humano, pois envolvem a busca pela identidade, pelo sentido e pelo propósito de vida.

Muitas vezes, nós nos sentimos insatisfeitos, frustrados ou angustiados com a nossa situação atual, com as nossas limitações ou com as nossas escolhas. Nós nos comparamos com outras pessoas que parecem ter mais sucesso, felicidade ou realização. Nós nos questionamos se estamos no caminho certo, se estamos fazendo o que gostamos ou o que devemos fazer.

Mas será que existe uma forma de mudar essa realidade? Será que existe uma forma de nos transformarmos em quem nós desejamos ser? Será que existe uma forma de realizarmos os nossos sonhos e os nossos objetivos?

A resposta é sim. Existe um princípio que pode nos ajudar nesse processo de transformação pessoal, que é o princípio da atuação, do protagonismo e da vocação.

## O que é o princípio da atuação, do protagonismo e da vocação?

O princípio da atuação, do protagonismo e da vocação é um conceito que se relaciona com a ideia de que o indivíduo pode se transformar em quem ele deseja ser, através de uma ação consciente, criativa e intencional.

Esse princípio parte da premissa de que o indivíduo possui um potencial latente, que pode ser despertado e desenvolvido por meio de uma atitude proativa, participativa e vocacionada. Ou seja, o indivíduo deve assumir o papel de protagonista de sua própria vida, buscando realizar as atividades que lhe trazem satisfação, significado e propósito.

Para isso, o indivíduo pode se valer de técnicas como a teatralidade, a modelagem e o fingir ser o que realmente é. Essas técnicas consistem em usar a linguagem, o gesto, a expressão e a imaginação para criar uma representação de si mesmo, que corresponda ao seu ideal de ser. Essa representação pode ser inspirada em modelos ou referências que o indivíduo admira ou aspira.

Ao fingir ser o que realmente é, o indivíduo não está mentindo ou enganando a si mesmo ou aos outros. Ele está apenas antecipando uma realidade que ainda não se manifestou, mas que já existe em potência. Ele está criando uma ponte entre o seu estado atual e o seu estado desejado, entre o seu eu real e o seu eu ideal.

Ao fazer isso, o indivíduo está ativando os seus recursos internos, como a vontade, a confiança, a motivação e a criatividade. Ele está também influenciando a sua percepção e a sua emoção, gerando sentimentos positivos e expectativas favoráveis. Ele está ainda modificando a sua relação com o ambiente e com as pessoas, provocando reações e feedbacks que reforçam a sua identidade e o seu papel.

Dessa forma, o indivíduo está criando um círculo virtuoso, que leva à concretização do seu projeto de vida. Ele é aquele que age de acordo com a sua vocação, ou seja, com a sua chamada interior, com a sua missão pessoal e social.

## Como aplicar o princípio da atuação, do protagonismo e da vocação na prática?

Para aplicar esse princípio na prática, é preciso seguir alguns passos simples:

- Defina o seu objetivo: O primeiro passo é definir qual é o seu objetivo pessoal ou profissional, ou seja, qual é a pessoa que você quer se tornar ou qual é a situação que você quer alcançar. Seja claro, específico e realista.

- Escolha um modelo: O segundo passo é escolher um modelo ou uma referência que represente o seu objetivo. Pode ser uma pessoa que você admira, um personagem que você gosta, uma imagem que você se identifica, etc. O importante é que o modelo seja inspirador, motivador e compatível com o seu objetivo.

- Crie uma representação: O terceiro passo é criar uma representação de si mesmo, baseada no seu modelo. Use a linguagem, o gesto, a expressão e a imaginação para criar uma cena, uma história, um diálogo, um desenho, etc., que mostre como você seria se já tivesse alcançado o seu objetivo. Seja criativo, detalhado e positivo.

- Pratique a representação: O quarto passo é praticar a sua representação com frequência e consistência. Repita a cena, a história, o diálogo, o desenho, etc., que você criou, sempre que possível. Use a sua voz, o seu corpo, o seu rosto e o seu olhar para expressar a sua representação. Sinta as emoções e as sensações que a sua representação provoca em você. Acredite na sua representação como se fosse verdadeira.

- Aja de acordo com a representação: O quinto passo é agir de acordo com a sua representação no seu dia a dia. Procure incorporar os comportamentos, as atitudes, os valores e as habilidades que a sua representação demonstra. Busque oportunidades e desafios que estejam relacionados ao seu objetivo. Interaja com as pessoas e com o ambiente de forma coerente com a sua representação. Celebre os seus progressos e aprenda com os seus erros.

## Quais são os benefícios do princípio da atuação, do protagonismo e da vocação?

Ao aplicar esse princípio na prática, você pode obter vários benefícios, tais como:

- Aumentar a sua autoestima e a sua autoconfiança, pois você se vê como uma pessoa capaz, competente e merecedora de alcançar os seus objetivos.

- Melhorar o seu humor e o seu bem-estar, pois você se sente mais feliz, satisfeito e realizado com a sua vida.

- Ampliar a sua consciência e o seu autoconhecimento, pois você descobre os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, as suas preferências e as suas aversões, os seus valores e os seus propósitos.

- Desenvolver as suas potencialidades e superar as suas limitações, pois você estimula as suas capacidades cognitivas, emocionais e volitivas, e enfrenta os seus medos, as suas dúvidas e as suas resistências.

- Transformar a sua realidade e alcançar os seus objetivos, pois você cria as condições favoráveis para que o seu projeto de vida se concretize.

## Conclusão

O princípio da atuação, do protagonismo e da vocação é um conceito que pode nos ajudar no processo de transformação pessoal, pois nos estimula a assumir o papel de protagonistas de nossa própria vida, buscando realizar as atividades que nos trazem satisfação, significado e propósito.

Para isso, podemos usar técnicas como a teatralidade, a modelagem e o fingir ser o que realmente é, que consistem em usar a linguagem, o gesto, a expressão e a imaginação para criar uma representação de si mesmo, que corresponda ao nosso ideal de ser.

Ao criar essa representação, estamos antecipando uma realidade que ainda não se manifestou, mas que já existe em potência. Estamos criando uma ponte entre o nosso estado atual e o nosso estado desejado. Estamos também ativando os nossos recursos internos e modificando a nossa relação com o ambiente e com as pessoas.

Dessa forma, estamos criando um círculo virtuoso, que leva à concretização do nosso projeto de vida. Somos aqueles que agem de acordo com a nossa vocação.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 27/08/2023
Código do texto: T7871624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.