Interdisciplinaridade em Metanálise na prática Clínica Tridimensional: Teoria Geral e Pensamento Sistêmico.

Nesse pequeno artigo quero falar sobre o pensamento sistêmico e a teoria geral dos sistemas aplicados pela Metanálise na prática clínica tridimensional. Embora não os citarei aqui, tendo em vista a ausência de objetivo acadêmico, começarei analisando alguns artigos sobre interdisciplinaridade em psicologia que encontrei, frisando alguns pontos em comum e outros surpreendentes. Os estudos são, em geral, positivos sobre a importância e os benefícios da interdisciplinaridade na área da saúde, mas também apontam alguns desafios e limitações.

Alguns dos pontos que eu encontrei são:

## vantagens da interdisciplinaridade na pesquisa científica são:

- A interdisciplinaridade permite superar a fragmentação do conhecimento e da prática, que resulta da especialização excessiva e da visão reducionista do ser humano. Integra os saberes e as experiências de diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades, mas buscando uma visão holística e harmônica da realidade.

- Ela oferece oportunidades de aprendizagem mútua, de troca de conhecimentos, de reflexão crítica, de criatividade, de inovação e de melhoria da qualidade dos serviços prestados. A interdisciplinaridade favorece a construção de vínculos entre os pesquisadores, os usuários e a comunidade, promovendo a cooperação, a solidariedade e a cidadania.

- A interdisciplinaridade leva a uma mudança de paradigma, que envolve a adoção de um novo conceito de saúde, que não se limita à ausência de doença, mas que considera os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental. A interdisciplinaridade implica em uma mudança de atitude, que valoriza a participação ativa do usuário, a escuta sensível, o acolhimento, o respeito à diversidade e à autonomia.

- Traz ao centro da discussão científica a questão dos universais, se baseando para isso na filosofia perene, que afirma a existência de uma ordem transcendente do ser, que é a fonte de toda verdade, bondade e beleza. A interdisciplinaridade conduz o indivíduo ao conhecimento de si mesmo, ao encontro com o seu eu superior, à harmonia com o cosmos e à realização da sua missão de vida.

## Algumas das desvantagens e desafios da interdisciplinaridade na pesquisa científica são:

- A interdisciplinaridade enfrenta alguns obstáculos, como a resistência das instituições, das normas e dos costumes à mudança; a dificuldade de comunicação entre as diferentes linguagens e culturas profissionais; a falta de tempo, de espaço e de recursos para o trabalho em equipe; a competição, o individualismo e o corporativismo entre os pesquisadores; a falta de formação adequada para o trabalho interdisciplinar; e a falta de avaliação e reconhecimento dos resultados alcançados.

- Pode gerar conflitos, tensões e ambiguidades entre os pesquisadores, que podem ter visões divergentes, interesses contraditórios ou expectativas diferentes sobre o processo e o produto da pesquisa. A interdisciplinaridade pode exigir um esforço maior de negociação, mediação e consenso entre os envolvidos, que podem ter que abrir mão de suas certezas, preconceitos ou vaidades.

- Pode implicar em uma perda de identidade, de autonomia ou de profundidade por parte dos pesquisadores, que podem se sentir deslocados, desvalorizados ou superficializados em relação às suas disciplinas de origem. A interdisciplinaridade pode demandar uma adaptação constante, uma flexibilidade permanente e uma renovação contínua por parte dos pesquisadores, que podem ter que lidar com a complexidade, a incerteza e a instabilidade da realidade.

Elos disciplinares:

## Teoria Geral dos Sistemas e Pensamento Sistêmico, outros dois elos da corrente Metanalítica Tridimensional.

A Interdisciplinaridade está presente em duas propostas interessantes ao metanalismo tridimensional, a Teoria Geral dos Sistemas e o Pensamento Sistêmico, falarei um pouco de cada uma delas.

A teoria geral dos sistemas é uma abordagem científica que busca compreender os fenômenos naturais e sociais como sistemas, ou seja, como conjuntos de elementos interdependentes e inter-relacionados, que formam um todo organizado e coerente. A teoria geral dos sistemas foi desenvolvida pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy na década de 1940, como uma forma de superar as limitações da ciência tradicional, que se baseava na análise isolada e reducionista dos fenômenos .

O pensamento sistêmico é uma forma de aplicar a teoria geral dos sistemas na prática, buscando entender a realidade como um conjunto de sistemas, que possuem propriedades emergentes, que não podem ser explicadas apenas pelos seus componentes isolados. O pensamento sistêmico busca também analisar as relações entre os sistemas e o seu ambiente, considerando os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental .

A teoria geral dos sistemas e o pensamento sistêmico se relacionam com o objetivo da Metanálise Clínica Tridimensional, ajudando a compreender e lidar com questões complexas a partir de uma perspectiva mais ampla e integrada, que considere os aspectos complexos, dinâmicos e interconectados que afetam a saúde mental. A teoria geral dos sistemas e o pensamento sistêmico se baseiam na filosofia perene, que afirma a existência de uma ordem transcendente do ser, que é a fonte de toda verdade, bondade e beleza. A teoria geral dos sistemas e o pensamento sistêmico buscam conduzir o indivíduo ao conhecimento de si mesmo, ao encontro com o seu eu superior, à harmonia com o cosmos e à realização da sua missão de vida.

## Do pensamento sistêmico e a teoria geral dos sistemas na solução de problemas complexos.

- O pensamento sistêmico e a teoria geral dos sistemas podem ajudar na resolução de problemas sociais complexos, devido à sua abordagem mais abrangente e holística da realidade, e o seu potencial de integrar saberes e experiências de diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento.

- O pensamento sistêmico e a teoria geral dos sistemas favorecem a superação da fragmentação e da redução do conhecimento, que resultam da especialização excessiva e da visão cartesiana e mecanicista do mundo.

- A interdisciplinaridade de ambos favorece a compreensão e o trato com questões complexas a partir de uma perspectiva mais ampla e integrada, considerando aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental.

- O pensamento sistêmico e a teoria geral dos sistemas abraçados pela Metanálise Clínica Tridimensional podem ajudar a criar soluções mais eficazes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade, ao integrar diferentes áreas de conhecimento e perspectivas, a interdisciplinaridade ajuda a desenvolver soluções mais abrangentes e integradas, abordando problemas em sua complexidade e gerando benefícios significativos para a sociedade como um todo.

## Algumas das aplicações e desdobramentos da teoria geral dos sistemas na Metanálise Clínica Tridimensional são:

- A psicologia sistêmica, que é uma abordagem terapêutica que considera o indivíduo como parte de um sistema maior, que pode ser a família, o casal, o grupo ou a comunidade. A psicologia sistêmica busca compreender e intervir nos padrões de interação, comunicação e comportamento que se estabelecem entre os membros do sistema, buscando promover a saúde mental e o bem-estar de todos os envolvidos .

- A psicologia da complexidade, que é uma abordagem teórica e metodológica que busca compreender os fenômenos psicológicos como sistemas complexos, que são caracterizados pela não-linearidade, pela auto-organização, pela emergência, pela adaptabilidade e pela sensibilidade às condições iniciais. A psicologia da complexidade busca analisar os processos dinâmicos e adaptativos que ocorrem na mente humana, considerando as múltiplas variáveis e interações que os influenciam .

- A psicologia transpessoal, que é uma abordagem terapêutica e espiritual que considera o indivíduo como parte de um sistema maior, que é o cosmos ou a totalidade do ser. A psicologia transpessoal busca compreender e facilitar as experiências que transcendem os limites do ego, da personalidade e da consciência ordinária, buscando promover a saúde mental e o desenvolvimento integral do indivíduo .

## Conclusão.

A contribuição da Metanálise Clínica Tridimensional pode ser considerada como uma chave para a mudança de paradigma e conciliação das propostas da psicologia sistêmica, da interdisciplinaridade, da complexidade, da transpessoal, da teoria geral dos sistemas e etc., na área da saúde. A metanálise clínica tridimensional como meta-abordagem psicoterapêutica pode promover uma visão integrada e holística da realidade, considerando os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental. Ela conta para isso com o intuicionismo radical, e a partir dele pode aplicar diversas práticas que favorecem a intuição na construção do conhecimento e da saúde mental. Ela é uma ferramenta eficiente para o desvelar do sujeito e a modelagem do comportamento maduro.

A Metanálise clínica tridimensional ao se aproximar das propostas da psicologia sistêmica, da interdisciplinaridade, da complexidade, da transpessoal, da teoria geral dos sistemas e etc., fornece meios para a superação do principal problema no campo da Psicologia, a especialização excessiva e a visão cartesiana e mecanicista do mundo cuja consequência imediata é a ausência de uma teoria ou de uma clínica geral capaz de conferir unidade às disciplinas e práticas psicológicas.

A metanálise clínica tridimensional busca compreender e lidar com questões complexas a partir de uma perspectiva mais ampla e integrada, que considere os aspectos complexos, dinâmicos e interconectados que afetam a saúde mental, resgatando o coração da psicologia positiva, se baseando na filosofia perene, reafirmando a existência de uma ordem transcendente do ser, que é a fonte de toda verdade, bondade e beleza. A metanálise clínica tridimensional é uma ferramenta poderosa na condução do indivíduo ao conhecimento de si mesmo, ao encontro com o seu eu superior, à harmonia com o cosmos e à realização da sua missão de vida .

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 27/08/2023
Código do texto: T7871820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.