SEU CÃO ESTÁ FICANDO CEGO?

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA AO SEU PETS

Como saber se o cachorro está ficando cego e como ajudá-lo

Apesar de o olfato ser o sentido mais aguçado e importante para o cão, isso não quer dizer que se ele perder a visão não sentirá falta dela. Então, como saber se o cachorro está ficando cego?

Como é a visão dos cães comparada à nossa?

Vamos começar pelas cores. É uma grande lenda que cães enxergam somente em preto e branco. Eles também enxergam cores! Isso porque têm as mesmas células que nós com essa função: os cones.

Podemos também afirmar que eles vêem menos cores que nós, pois os tipos de cones neles são dois, enquanto em nós, são três. Eles identificam o vermelho e o azul e suas variações.

Quando comparamos a qualidade da visão do cão com a nossa, eles também perdem na questão da distância. Eles conseguem distinguir bem qualquer objeto a 6 metros de distância. Já nós, humanos, a 22 metros! Em breve falaremos sobre como saber se o cachorro está ficando cego.

Visão noturna do cão

Sabe quando um farol bate nos olhos de um gato e a luz reflete bem forte? Isso ocorre por causa de células localizadas no fundo dos olhos do gato que formam uma membrana refletora. O cão também tem essas células, porém em quantidade menor.

Esse grupo de células é chamado de tapetum lucidum. Ele auxilia os animais a enxergar melhor no escuro. Além disso, possuem um grande número de bastonetes, células que nos ajudam, e a eles, a enxergar na penumbra. Então, a visão noturna deles é melhor que a nossa!

Como perceber a perda da visão nos cães

Apesar da visão deles ser menos desenvolvida que a nossa em algumas partes, ele usa a visão em diversos momentos e quando ela falha, o tutor pode perceber observando alguns sintomas:

· começar a topar com objetos da casa que sempre estiveram no mesmo lugar;

· errar os degraus da escada;

· estranhar as pessoas da casa;

· como a visão fica embaçada ele pode começar a esfregar os olhos nos móveis, como se estivesse com coceira nos olhos;

· presença de secreção nos olhos;

· mudanças de comportamento;

· apatia ou relutância em ficar com os outros animais da casa;

· mudança na cor dos olhos do cachorro;

· olhos vermelhos;

· aumento do globo ocular;

· insegurança em ambientes novos.

Ao notar qualquer um dos sinais descritos acima, leve o peludo para uma consulta com um médico-veterinário oftalmologista o mais rápido possível. Assim, com o correto diagnóstico, a chance de preservar a visão do pet é maior.

Causas da cegueira em cães

A cegueira pode ser causada por diversas causas como a idade avançada, herança genética, doenças sistêmicas, diabetes, aumento da pressão arterial, glaucoma, dentre outras. Por isso, como saber se o cachorro está ficando cego ajuda a identificar outras doenças.

Se essas doenças tiverem cura e forem detectadas a tempo, o pet pode não perder a visão. Quanto antes o tratamento começar, maior a chance de o cachorro não ficar cego. Confira algumas doenças que podem deixar o cachorro cego ou afetar bastante sua visão:

Parasitas do sangue

Os parasitas do sangue, ou hemoparasitas, são patógenos que comumente causam uveíte, que é uma inflamação ocular mais especificamente na úvea, a estrutura responsável pela nutrição dos olhos e altamente vascularizada.

Atrofia progressiva da retina

Atrofia progressiva da retina é uma perda da visão lenta, como o próprio nome diz, é uma doença hereditária que causa a cegueira precoce em determinadas raças, como o Poodle e o Cocker Spaniel inglês. Atinge animais de meia-idade e é causada por uma deformidade da retina.

Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, uma lente que está localizada atrás da íris. Sua transparência faz com que a luz chegue até a retina e com que o pet enxergue. Com a opacificação dessa região, pode ocorrer a cegueira em cachorro.

A catarata pode ter diversas causas, mas as mais comuns nos cães são a catarata diabética e a catarata pela idade avançada. Ambas podem ser corrigidas cirurgicamente.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença progressiva, silenciosa e que não comprime nada. É uma série de alterações que ocorrem no óptico, que tem como consequência o aumento da pressão do globo ocular, o que reduz a visão do cachorro aos poucos. Ela pode ser hereditária ou causada por alguma doença que impeça a correta drenagem do humor aquoso.

Úlcera de córnea

A úlcera de córnea é uma ferida que atinge a camada mais externa do olho (córnea). Pode ser causada por traumas no olho, pela cinomose e pela ceratoconjuntivite seca. Se não tratada corretamente, a ferida começa a atingir maior profundidade, podendo lesionar o olho e levar à cegueira.

Em resumo, existem muitas doenças que podem causar lesões oculares. Conhecê-las ajuda a saber se o cachorro está ficando cego. Não se esqueça: leve o peludo ao veterinário caso desconfie que ele pode ter alguma dessas doenças!

Como ajudar o cão que perdeu a visão

Se o cãozinho teve algum problema na visão e ficou cego, você pode ajudá-lo de forma simples: não mude nenhum móvel de lugar, ensine sons para que ele entenda o que deve fazer, nunca passeie com ele sem guia, avise as pessoas que ele é cego para evitar acidentes.

Aprendeu como saber se o cachorro está ficando cego? Devido à importância do diagnóstico precoce, procure uma unidade do Hospital Veterinário Seres e agende uma consulta com nossos oftalmologistas!

Nota do divulgador:- Hoje em dia há convênio tipo plano de saúde de animais domésticos, que por ventura podem orientar e evitar que seu cão fique cego totalmente e tenha que ter seu auxilio para continuar vivendo!!! Não ao abandone jamais a sua própria sorte!!!