O que falar dos ovos - por que os veganos não comem ovos?

TRECHO DO MEU LIVRO "VEGETARIANISMO - UMA MODA OU UMA EMERGÊNCIA? (TÍTULO PROVISÓRIO)

O ovo também é um alimento de origem animal; deveria ou não fazer parte da dieta de um vegetariano? Ovovegetariano é outra denominação dos vegetarianos; eles não comem carne de nenhuma espécie nem tomam leite, mas consomem ovos. Há uma polêmica generalizada a respeito do consumo de ovos. Por mais que você queira encontrar respostas que te satisfaçam sobre os benefícios ou malefícios do ovo o que vai encontrar são controvérsias e mais controvérsias. Dependendo das fontes que consultar.

Há um ditado muito verdadeiro que reza: encontramos aquilo que procuramos. Isto, de fato é verdade. Se for, por exemplo, em busca do argumento vegano, talvez deixe de ingerir ovos no mesmo dia. Isto porque, segundo o movimento ele é um produto de origem animal e deve ser descartado sem sombra de dúvida. Mas existe outro lado que precisa ser considerado. O ovo é uma fonte rica de proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e todas as vitaminas, com exceção da vitamina C; não pode ser desprezado assim de uma hora para outra. Ele não precisa ser o resultado de sacrifício animal a partir do momento em que sua produção vier de galinhas criadas soltas, felizes e adequadamente alimentadas. É uma função natural das galinhas colocarem ovos, assim como é natural das vacas fornecerem o leite; só que entre uma situação e outra existem fatores que precisam ser analisados.

Quantas famílias conseguem ter vacas leiteiras em seus quintais? Além de serem leiteiras elas precisam parir para gerarem bezerros que vão se alimentar do leite que, em sendo abundante pode com certeza suprir de alimento uma família. Agora, vamos pensar em termos de uma cidade, de um estado ou de um país. Toda essa praticidade cai por terra. E, como abordamos há pouco, o leite, o hormônio animal, não é em absoluto indispensável para o ser humano, nem nunca foi e nem nunca o será. Somado a tudo isso existe a total impossibilidade de o mundo oferecer as suas populações um leite diferente do que é oferecido hoje em função do que presenciamos em relação aos cuidados com a terra, com as florestas e os próprios animais fornecedores.

Contudo, a situação do ovo, se analisada com despojamento e seriedade pode produzir outro ponto de vista dentro desse panorama confuso que já nos acompanha há décadas. Por que são encontrados no ovo praticamente tudo o que se precisa para ter boa saúde? É pelo simples fato de, ali, começando a vicejar pode haver uma vida. E o que mais necessita uma vida se não todos os nutrientes que lhe são indispensáveis? Talvez esteja aí a razão de o ovo ser tão procurado, tão consumido e venerado. Quanto ao argumento de que ao se comer o ovo está-se impedindo o nascimento de um pintinho não procede, porque o ovo não precisa ser fertilizado para ser gerado.

A ovulação é um processo comum na galinha. Ou seja, ela não precisa do galo para desenvolver em seu organismo um ovo. Não é permitido à indústria de ovos colocar no mercado ovos galados e nem é interessante para o produtor. Pode acontecer de chegar ao consumidor ovos que foram fertilizados. Geralmente eles procedem de granjas particulares em que galos e galinhas vivem soltos e não houve o cuidado na separação. Embora não haja problema em ingerir ovos galados os cuidados com eles precisam ser maiores e a exposição prolongada a alta temperatura precisa ser evitada. Isto sim representa um ato contra a vida de um futuro ser e nesse caso justifica-se a abstenção dos veganos quando se trata de ovos, mas somente nesses casos.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 25/11/2023
Reeditado em 25/11/2023
Código do texto: T7939965
Classificação de conteúdo: seguro