Pensamentos intrusivos e MCT: A ciência como freio e contrapeso ao subjetivismo da pessoa na práxis terapêutica tridimensional.

A Metanálise Clínica Tridimensional, com sua abordagem holística e integrativa, propõe uma visão orgânica e dialética da realidade, tratando as fobias e pensamentos intrusivos como manifestações simbólicas de conflitos existenciais. Ela utiliza a intuição como ferramenta para acessar informações sutis e insights profundos, promovendo uma compreensão mais imediata das questões de saúde mental.

Por se manter aberta ao subjetivo, à metafísica, a religião, a arte e a cultura, epistemologicamente a Metanálise Clínica Tridimensional se reconhece como uma não ciência, todavia não é que não faça ciência pois enquanto práxis terapeutica, utiliza ao seu favor o que há de melhor em termos científicos.

O Metanalista Clínico Tridimensional não abre mão do rigor científico, e coloca a seu favor sempre que possível os melhores estudos e tratamentos que são cientificamente comprovados.

Quando falamos em pensamentos automáticos e intrusivos a terapia cognitivo-comportamental é frequentemente recomendada. O psicoterapeuta fará uma análise de como esses pensamentos interagem com o todo humano, incluindo fatores bio-psico-social-espirituais. A metanálise, com auxílio do que há de melhor em termos científicos e humanos, poderá melhor identificar e reestruturar padrões de pensamento negativos, fornecendo estratégias práticas para lidar com eles.

Portanto, enquanto a Metanálise Clínica Tridimensional pode oferecer uma perspectiva mais profunda e intuitiva, oferecendo um guiamento para a escolha da abordagem mais estruturada e baseada em evidências. Todavia, deve-se lembrar que a escolha da linha mais eficiente pode depender das necessidades individuais do paciente e da sua resposta aos diferentes métodos de tratamento.

É importante considerar uma abordagem que integre o bem-estar físico, psíquico e espiritual do indivíduo, respeitando suas crenças e valores pessoais. Devo frisar que a expertise do profissional de saúde mental não será menos importante na hora de determinar o melhor caminho a seguir.

A Metanálise Clínica Tridimensional (MCT) oferece uma abordagem única que pode atuar como uma ponte entre análises tradicionais e as abordagens mais modernas baseadas em evidências científicas. Ao fazer isso, a MCT pode enriquecer o processo terapêutico, fornecendo uma compreensão mais completa do paciente e permitindo intervenções mais personalizadas e eficazes.

A psicanálise, por exemplo, se concentra na interpretação dos processos mentais inconscientes, enquanto a ciência baseada em evidências procura intervenções que tenham sido comprovadas através de pesquisa empírica rigorosa. A MCT integra essas duas visões, utilizando a intuição e a interpretação simbólica da psicanálise junto com as práticas validadas pela pesquisa científica.

Essa integração pode ser particularmente valiosa no tratamento de condições complexas, onde a compreensão profunda do contexto psicológico e existencial do paciente é tão importante quanto a aplicação de técnicas terapêuticas eficazes. A MCT, portanto, não só expande o escopo da prática clínica, mas também promove uma colaboração mais estreita entre diferentes escolas de pensamento na psicologia e na saúde mental.

No contexto individual, social ou comunitário, essa abordagem pode potencialmente oferecer uma visão mais completa do bem-estar psicológico, considerando não apenas o indivíduo, mas também o ambiente e as interações sociais.

A psicologia social comunitária, por exemplo, é um campo bem estabelecido que analisa a interação entre indivíduos e seu contexto sociocultural mais amplo, promovendo mudanças positivas em comunidades e grupos marginalizados ou oprimidos. Ela se baseia em valores como justiça social, empoderamento comunitário, qualidade de vida e defesa de grupos minoritários.

Assim, a aplicação de uma abordagem tridimensional no contexto social e comunitário por exemplo, poderia ampliar o escopo de intervenção da psicologia, permitindo uma compreensão mais profunda dos problemas psicossociais e promovendo estratégias de intervenção que considerem a complexidade das experiências humanas em seus diversos contextos. Individualmente seu potencial não é diferente. No entanto, é importante ressaltar que a eficácia da abordagem perpassa pela expertise do terapeuta, cuja intervenção precisaria ser constantemente reavaliada e reciclada para garantir a sua eficácia.

É preciso que atentemos para a necessidade de submeter a prática clínica tridimensional a um exame criterioso. Embora a metanálise clínica tridimensional se estabelece epistemologicamente como não ciência, o Terapeuta Tridimensional faz ciência, portanto, deve oferecer um caminho para o progresso.

É obrigatório que o terapeuta não descarte os avanços das ciências empíricas de forma arrogante. Deve considerá-los juntamente à subjetividade, com toda historicidade e escopo filosófico, este último sujeito a revisões. Quando se trata da meta-abordagem cada profissional tem autonomia para decidir pessoalmente qual caminho seguir, porém, cada prática profissional deve abrir espaço para a reflexão crítica sobre a própria prática.

E se falhar? Bom, em relação à questão da "falha", a Metanálise Clínica Tridimensional reconhece a complexidade do ser humano e a interconexão entre as dimensões da existência, o que pode implicar que um erro, não é atribuído a um único elemento, seja ao analista, a pesquisa ou a epistemologia em si. Em vez disso, a falha pode ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo da prática e do conhecimento.

A epistemologia da Metanálise Clínica Tridimensional, ao enfatizar a intuição e a experiência vivida, pode ser desafiadora para ser avaliada pelos métodos tradicionais de validação científica. No entanto, na prática isso não necessariamente a coloca na categoria de “não ciência”, mas em uma categoria que busca expandir os limites do que é considerado conhecimento válido.

A aporia, ou paradoxo, pode surgir quando tentamos aplicar critérios de uma epistemologia baseada exclusivamente em evidências empíricas para uma abordagem que valoriza outras formas de conhecimento. Portanto, o erro pode não estar na epistemologia Metanalista em si, mas na tentativa de julgá-la por critérios que não são congruentes com seus fundamentos.

É importante notar que essas são interpretações baseadas nas informações disponíveis e que a eficácia e validade de qualquer abordagem psicológica devem ser avaliadas através de pesquisa rigorosa e prática clínica baseada em evidências.

A definição da Metanálise Clínica Tridimensional como uma “não ciência” sugere uma distinção entre a metodologia e a epistemologia tradicionalmente aceitas no campo científico. No entanto, a ênfase na prática baseada em ciência para a segurança do paciente indica um compromisso com métodos empíricos e verificáveis quando se trata de tratamento e intervenção.

Essa abordagem reflete uma filosofia pragmática, onde, apesar de sua natureza epistemológica ser não científica, (pois a excede, abraçando o intangível,) na prática, adota-se uma postura científica para garantir a eficácia e a segurança. Isso pode ser visto como uma tentativa de equilibrar a abertura a novas ideias e abordagens com a responsabilidade de fornecer cuidados baseados em evidências que são o padrão ouro na prática clínica.

A Metanálise Clínica Tridimensional, ao se autodefinir dessa maneira, busca um meio termo entre explorar novas dimensões do entendimento humano e aderir aos rigorosos padrões de prática clínica. Isso pode permitir que os praticantes explorem novas áreas do conhecimento e da experiência humana, mantendo um compromisso com a responsabilidade e a ética profissional.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 17/03/2024
Reeditado em 17/03/2024
Código do texto: T8021847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.