DE DIABÉTICO PARA DIABÉTICO: O que os diabéticos podemos comer e como comer.

Ola.

O texto abaixo escrevi como resposta a um questionamento de um membro de um grupo de diabético que faço parte. ( Eis a mensagem que respondo com ele: "Eu ainda não sei o que devo comer o que eu posso que eu não posso então tô perdido Será que alguém possa me ajudar aí porque eu pesquiso no Google não pode comer nada não pode arroz não pode feijão não pode farinha não vou comer o quê se alguém puder me ajudar").

Adriano

=-=-=-=-=-=

Prezado V.

Entendo sua preocupação e posso tentar ajudar a esclarecer algumas coisas. No entanto, lembre-se de que a melhor orientação virá sempre de um profissional de saúde, como um nutricionista ou médico. Isso é especialmente importante porque, para nós, diabéticos, existem restrições alimentares que podem variar de pessoa para pessoa.

A sensação de que "não se pode comer nada" surge de informações conflitantes ou excessivamente restritivas encontradas na internet, no WhatsApp ou vindas de curiosos, especialmente quando se trata de dietas da moda ou conselhos gerais de alimentação que não consideram as necessidades individuais.

Mesmo sendo apenas mais um interessado no assunto, vou tentar orientar, mas com uma condição: que minha orientação seja entendida apenas como um olhar inicial sobre o tema, de alguém que, como você, vem lutando contra o diabetes. E, por isso, recomendo que, após lê-la, você procure um profissional de saúde.

O que geralmente é recomendado ao diabético comer:

Frutas e Vegetais: São ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Tente incluir uma variedade de cores em sua dieta para obter um espectro mais amplo de nutrientes. No entanto, frutas como uvas, mangas, melancias, abacaxis, caquis e bananas devem ser consumidas com moderação (banana, de preferência, a prata; melancia, uma fatia média, sem exageros). Consumir as frutas como parte da refeição pode ajudar a moderar a glicemia. Cuidado também com os carboidratos presentes nos vegetais. Batatas, ervilhas, abóboras, mandioca, cará e inhame, por exemplo, têm muitos carboidratos. Já a beterraba é rica em açúcar. Não significa que você não deva comê-los, mas deve fazer isso considerando suas atividades físicas e de acordo com a orientação de um profissional de saúde.

Proteínas Magras: Fontes como peixes, frango sem pele, leguminosas (como lentilhas e grão-de-bico) e cortes magros de carne vermelha podem ser boas opções.

Grãos Integrais: Alimentos como arroz integral, quinoa, aveia e produtos feitos com farinha integral oferecem mais nutrientes e fibras do que suas versões refinadas.

Gorduras Saudáveis: Azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes e sementes fornecem gorduras saudáveis importantes para a saúde do coração.

Laticínios ou Alternativas: Se não houver intolerância, produtos lácteos com baixo teor de gordura ou alternativas vegetais enriquecidas podem ser parte de uma dieta equilibrada.

O que geralmente é recomendado limitar:

Açúcares Adicionados: Doces, refrigerantes e alimentos altamente processados contêm açúcares que podem contribuir para problemas de saúde se consumidos em excesso.

Gorduras Saturadas e Trans: Encontradas em carnes gordurosas, manteiga e alguns produtos industrializados, essas gorduras podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

Sal em Excesso: Uma alta ingestão de sal pode elevar a pressão arterial. Tente usar ervas e especiarias para temperar os alimentos.

Dicas Gerais:

Hidratação: Beber água suficiente é crucial para a saúde geral.

Moderação: Quase todos os alimentos podem se encaixar em uma dieta equilibrada se consumidos com moderação.

Variedade: Tente incluir diferentes alimentos em sua dieta para garantir uma ampla gama de nutrientes.

Espero ter ajudado, mas entendo que ainda possa se sentir perdido, afinal, sou apenas mais um diabético lutando diariamente contra essa doença. Se você está se sentindo perdido, como já mencionei, pode ser útil consultar um nutricionista que possa criar um plano alimentar personalizado que atenda às suas necessidades, preferências e quaisquer restrições específicas que você possa ter. Isso pode ajudar a garantir que você esteja obtendo todos os nutrientes necessários enquanto ainda desfruta da comida.

Atenciosamente,

Adriano Espíndola Cavalheiro