Metanálise Clínica Tridimensional (MCT): Metacognição e o exercício do Necrológio.

A metacognição é um conceito fundamental na terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela se refere à capacidade de uma pessoa de refletir e monitorar seus próprios processos cognitivos, como pensamentos, emoções e comportamentos, e de regular e controlar esses processos. Além disso, a terapia metacognitiva é frequentemente integrada a outras abordagens de psicoterapia, incluindo a TCC, para fornecer uma abordagem mais abrangente e eficaz no tratamento de questões de saúde mental.

A TCC é uma das abordagens integradas à MCT que ajuda as pessoas a entender e sanitizar seus pensamentos e emoções. Com o auxílio da Metacognitiva ela se concentra em modificar crenças e padrões de pensamento que podem ser limitantes ou prejudiciais. Aqui estão alguns pontos chave sobre como ela funciona:

1. Autoconhecimento: A terapia metacognitiva promove um maior entendimento sobre como nossos pensamentos e emoções funcionam.

2. Controle de Pensamentos: Ensina técnicas para gerenciar preocupações e pensamentos negativos.

3. Clareza Mental: Ajuda a ver situações com mais objetividade e menos emoção intensa.

4. Desenvolvimento da Autopercepção: Aumenta a consciência sobre padrões de pensamento que precisam ser mudados.

5. Resiliência: Ensina a enfrentar desafios de maneira mais calma e confiante.

6. Relacionamentos: Melhora a comunicação e interação com os outros ao entender e controlar melhor as emoções.

A terapia metacognitiva pode ser particularmente útil para pessoas que lidam com ansiedade e depressão, pois oferece estratégias para lidar com a ruminação e a preocupação excessiva. As técnicas de controle de pensamentos na psicoterapia metacognitiva incluem:

1. Reestruturação Cognitiva: Identificar e desafiar padrões de pensamento negativos ou irracionais.

2. Detenção do Pensamento: Aprender a interromper pensamentos obsessivos ou intrusivos.

3. Mindfulness: Praticar a atenção plena para se concentrar no presente e reduzir a ruminação.

4. Exercícios de Distanciamento: Aprender a ver os pensamentos como meras hipóteses, não fatos.

5. Técnica da Janela: Observar os pensamentos passarem sem se envolver com eles emocionalmente.

6. Exercício de Sons: Focar em sons externos para desviar a atenção dos pensamentos negativos.

Um exercício interessante para treino de Metacognição e que integro na minha prática com a Metanálise Clínica Tridimensional (MTC) é o exercício do necrológio. Ele é realmente uma ferramenta poderosa na prática metacognitiva, que envolve imaginar a própria morte para refletir sobre a vida e as ações atuais. Aqui está um resumo de como realizá-lo:

Imaginação: Imagine que você faleceu e está observando sua vida de fora.

Escrita: Escreva sobre sua vida como se fosse um amigo próximo descrevendo-a.

Foco: Concentre-se em descrever quem você era e o que realizou.

Sinceridade: Seja honesto e realista, evitando fantasias.

Reflexão: Use o exercício para avaliar se suas ações atuais estão alinhadas com seus objetivos e valores.

Este exercício pode ajudar a ganhar clareza sobre o que é verdadeiramente importante e motivar mudanças positivas na vida. É uma forma de usar a metacognição para acessar a sua instância intuitiva entrando em contato com a própria nuclearidade e criando um senso de direção e propósito.

O processo de auto-reflexão e distanciamento que o exercício do necrológio pode significar um ganho multidimensional na psicoterapia Metanalista (MCT), "força" o indivíduo rumo à resolução das demandas com a Psicoterapia metacognitiva ao permitir que o indivíduo se observe de uma perspectiva externa em uma condição privilegiada (pós-óbito). O distanciamento é crucial no treino do pensamento e a identificação com a imagem da figura de excelência na construção do comportamento saudável. Há simultaneamente um movimento de autoconhecimento e ruptura com o padrão de comportamento negativo, reativo ou automático. Finalmente, tendo rompido com comportamento patológico o sujeito está livre para assumir o protagonismo biográfico, e construir-se enquanto meta, a ser reescrita até que alcance a máxima coerência e o amadurecimento.

A metacognição, neste contexto, serve como uma ferramenta para aumentar a consciência sobre si mesmo e sobre como os pensamentos e comportamentos atuais estão alinhados (ou não) com os valores e objetivos pessoais. É um exercício que promove a atenção plena e a consciência sobre a própria existência, incentivando o crescimento pessoal e a busca por uma vida mais autêntica e realizada.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 23/03/2024
Reeditado em 23/03/2024
Código do texto: T8026279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.