CURANDO O ESTRESSE

 

O estresse é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades e condições sociais. Você já se sentiu estressado? O estresse não controlado pode levar a problemas de saúde físicos e emocionais tais como doenças cardíacas, diabetes, depressão e ansiedade. O estresse é causado por uma variedade de fatores, incluindo ansiedade que são preocupações exageradas com o futuro e falta de controle sobre a vida, um sentimento de preocupação, nervosismo e até pensamentos negativos. Existem muitas coisas que você pode fazer para reduzir o estresse, como praticar exercícios, dormir o suficiente e passar tempo com entes queridos, porém são medidas paliativas, existem forma mais concretas que você pode reduzir muito esse estresse.

 

A Bíblia nos fornece uma perspectiva de longo prazo sobre a vida. Nos lembra de que Deus está no controle e que tudo o que acontece tem um propósito. Isso pode nos ajudar a não nos preocuparmos com as pequenas coisas e a ter uma visão mais tranquila da vida.

 

Em segundo lugar, a Bíblia nos oferece esperança e consolo. Nos lembra de que somos amados por Deus e que Ele está conosco em tempos difíceis. Isso pode nos ajudar a sentir-nos apoiados e amados, mesmo quando estamos passando por momentos difíceis.

 

Em terceiro lugar, a Bíblia nos ensina a viver uma vida de fé e confiança em Deus. Quando confiamos em Deus, podemos deixar de nos preocupar com as coisas que não podemos controlar. Isso pode nos ajudar a viver uma vida mais tranquila e menos estressante.

 

Aqui estão alguns versículos da Bíblia que podem ajudar a curar o estresse: 

Salmos 46:1-3: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro sempre presente na angústia. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema, e as montanhas se abalem no meio do mar, ainda que as águas rugam e se perturbem, e os montes se abalem na sua fúria."

Isaías 41:10: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus. Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel."

Filipenses 4:6-7: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

 

Jesus Cristo pode curar o estresse de várias maneiras. Em primeiro lugar, Ele nos oferece um relacionamento pessoal com Deus. Quando estamos conectados com Deus, sentimos Seu amor e cuidado, o que pode nos ajudar a lidar com o estresse.

 

Em segundo lugar, Jesus Cristo nos dá esperança e paz. Ele nos promete que tudo vai dar certo no final, o que pode nos ajudar a não nos preocuparmos com as coisas que não podemos controlar.

 

Em terceiro lugar, Jesus Cristo nos ensina a viver uma vida de fé e confiança. Quando confiamos em Jesus, podemos deixar de nos preocupar com as coisas que não podemos controlar e nos concentrar no que Ele pode fazer em nossas vidas.

Aqui estão algumas maneiras específicas de curar o estresse com Jesus Cristo:

 

Oração: A oração é uma maneira poderosa de se conectar com Deus e pedir Sua ajuda. Quando estamos estressados, podemos orar a Jesus para que nos ajude a lidar com as nossas preocupações e ansiedades.

 

Meditação: A meditação cristã é uma prática de concentrar-se em Deus e em Sua Palavra. A meditação pode nos ajudar a relaxar e a encontrar paz interior.

 

Serviço: O serviço aos outros pode nos ajudar a tirar o foco de nossos próprios problemas e a nos concentrarmos em ajudar os outros. O serviço pode nos dar um senso de propósito e significado, o que pode ajudar a reduzir o estresse.

 

Comunidade: A comunidade de fé pode nos oferecer apoio e encorajamento durante tempos difíceis. Estar conectado com outros cristãos pode nos ajudar a sentir-nos amados e aceitos, o que pode nos ajudar a lidar com o estresse.

 

Se você está sentindo que o estresse está tomando conta da sua vida, Jesus Cristo pode ajudá-lo.  A Bíblia é única ferramenta poderosa que pode nos ajudar a conectar com Deus o autor da vida. Ela nos oferece uma perspectiva de longo prazo sobre a vida, nos dá esperança e consolo, e nos ensina a viver uma vida de fé e confiança.  É a única literatura que no decorrer dos séculos o autor sempre esteve e está presente para nos esclarecer e nos dá sabedoria através do Espírito Santo de Deus. Quando nos abrimos para Deus e nos conectamos com Ele, podemos encontrar consolo, segurança, cura e paz. O orgulho e a vaidade podem nos impedir de nos conectarmos com Deus, mas quando os abandonamos, podemos experimentar o Seu amor e cuidado.

 

Conclusão

 

Se você está lutando contra o estresse, convido você a ler a Bíblia e experimentar o poder de Deus em sua vida. Ela tem me transformado a cada dia, já passei por situações de extremo estresse, onde decisões tinham que ser tomadas de imediato, casos de vida ou morte, perseguições, decepções, perdas de bens, casos impossíveis para a justiça resolver, perdas de amigos que se foram, a perda da minha irmã. Em todas essas Deus sempre esteve a meu lado. Sou testemunha do quanto minha aproximação com Ele, fez toda a diferença, sempre me auxiliando nos momentos mais difíceis, sem falar das enfermidades que Ele tem me curado.

 

Seria um tolo se fizesse pouco caso de uma preciosidade que está a meu dispor a qualquer hora e a todo o momento. Somente a Ele toda honra e toda a glória.

 

Algumas referências:

- Provérbios 1:7: "O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução."

- Salmos 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho."

- Hebreus 4:12: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e corta até a alma e o espírito, e as juntas e os medulhos, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

- 2 Timóteo 3:16-17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

 

 

Escrito por: Walter Figueiredo -  out./2023