Psicologia, Religião e Sexualidade: Conflitos Latentes.

Primeiramente, a psicologia, através de sua vasta pesquisa e prática clínica,

proporciona um entendimento robusto sobre a sexualidade como uma dimensão fundamental

da experiência humana. Isso inclui reconhecer a diversidade das orientações sexuais e

identidades de gênero como aspectos naturais e saudáveis da condição humana. Dessa forma,

a psicologia desafia as visões patologizantes da sexualidade que prevalecem em certos

contextos religiosos, promovendo uma aceitação baseada em evidências científicas e

humanísticas.

Além disso, a psicologia oferece estratégias terapêuticas que ajudam os indivíduos a

navegar pelos desafios que surgem ao reconciliar sua identidade sexual com suas crenças

religiosas. Terapeutas e conselheiros treinados empregam abordagens afirmativas que validam

as experiências dos indivíduos e fornecem apoio emocional, ajudando-os a construir uma

narrativa pessoal integrada e coerente. Isso é particularmente importante em contextos onde as

pessoas podem enfrentar rejeição, culpa ou conflito interno devido à incongruência percebida

entre sua fé e sua sexualidade.

A psicologia também contribui para a educação e sensibilização de comunidades

religiosas sobre questões de sexualidade. Por meio de workshops, palestras e materiais

educativos, psicólogos podem fornecer informações baseadas em evidências sobre a natureza

da orientação sexual e identidade de gênero, desafiando mitos e estereótipos prejudiciais. Isso

pode facilitar ambientes mais acolhedores e inclusivos, onde os membros da comunidade se

sintam seguros para expressar todas as partes de sua identidade.

Além do mais, a psicologia desempenha um papel crítico na defesa dos direitos e do

bem-estar de indivíduos LGBTQ+ em contextos religiosos. Através da pesquisa e do ativismo,

psicólogos argumentam contra práticas prejudiciais como a terapia de conversão e promovem

políticas que protegem os direitos e a dignidade de todos, independentemente de sua

orientação sexual ou identidade de gênero. Os encontros entre sexualidade, psicologia e

religião é um campo de estudo fascinante que mergulha nas profundezas da experiência

humana. Ao longo da história, as crenças religiosas têm exercido uma influência significativa

sobre as percepções e práticas relacionadas à sexualidade, moldando as normas sociais e

individuais em torno desse aspecto fundamental da existência humana. No entanto, essa

interação nem sempre é harmoniosa, e muitos indivíduos enfrentam desafios significativos ao

tentar conciliares suas identidades sexuais com as doutrinas religiosas que foram transmitidas

a eles. A psicologia desempenha um papel crucial nesse contexto, oferecendo um espaço

seguro e acolhedor para explorar as complexidades e conflitos que surgem quando a

sexualidade e a religião se encontram. Os profissionais de psicologia estão cada vez mais

envolvidos em ajudar indivíduos a navegar por essas questões, oferecendo suporte emocional,

orientação e terapia para aqueles que lutam com a reconciliação de sua identidade sexual e

suas convicções religiosas.

Este material se propõe a explorar essa interseção multifacetada, examinando as

maneiras pelas quais as crenças religiosas podem influenciar a percepção da sexualidade, os

desafios enfrentados por aqueles que lutam para reconciliar sua fé com sua orientação sexual e

o papel da psicologia na promoção de um maior entendimento, aceitação e bem-estar para

indivíduos que transitam por esse terreno complexo.

Ao longo deste estudo, vamos mergulhar nas narrativas pessoais, nas descobertas da

pesquisa acadêmica e nas práticas clínicas para entender melhor como a interação entre

sexualidade, psicologia e religião molda a experiência humana e como os profissionais de

psicologia podem desempenhar um papel vital no apoio às pessoas que enfrentam esses

desafios.

À medida que a sociedade evolui e as perspectivas sobre sexualidade e religião

continuam a se transformar, torna-se cada vez mais crucial explorar essas interseções de forma

holística e compassiva. É essencial reconhecer que as experiências individuais são diversas e

complexas, e que não existe uma abordagem única que se aplique a todos. Em vez disso, é

necessário adotar uma abordagem sensível e inclusiva que valorize a diversidade de

identidades, crenças e experiências.

Por meio deste artigo, buscamos lançar luz sobre as questões que cercam a

sexualidade, psicologia e religião, destacando a importância de uma abordagem integrada e

colaborativa para promover o bem-estar e a autenticidade pessoal. Ao explorar esses temas,

esperamos contribuir para uma compreensão mais profunda das complexidades da experiência

humana e fornecer insights valiosos para profissionais, acadêmicos e indivíduos que estão

comprometidos em promover uma sociedade mais inclusiva, compassiva e capacitadora.

Metodologia

Esta é uma pesquisa exploratória qualitativa, organizada em torno de materiais digitais

que se encontram disponíveis nas redes de comunicação e informação. Optou-se pela

realização de uma análise qualitativa de documentos públicos que nós apresentam uma visão

da Psicologia acerca do fenômeno contemporâneo do fundamentalismo religioso. Para a

segurança e fidedignidade do material, é usada a resolução N° 001/99, que estabelece normas

de atuação para os profissionais de psicologia em relação a orientação sexual.

No que se refere à construção de normativas do sistema conselhos de Psicologia sobre

laicidade e fundamentalismo religioso, fora usado uma compilação produzida pelo Conselho

Regional de Psicologia (CRP) de São Paulo publicada em seu meio virtual na seção Áreas

Temáticas, cujo tema aborda a Diversidade Epistemológica não Hegemônica em Psicologia,

Laicidade e Diálogo com Saberes Tradicionais (Diverpsi)2.

Desenvolvimento

A interseção entre sexualidade, psicologia e religião é um campo vasto e complexo que

reflete as dinâmicas intricadas da experiência humana. Uma área de estudo fundamental nesse

contexto é a influência das crenças religiosas na percepção e expressão da sexualidade. As

doutrinas religiosas muitas vezes fornecem um quadro moral e ético que orienta as atitudes e

comportamentos em relação à sexualidade. No entanto, essa influência pode variar

amplamente entre diferentes tradições religiosas e mesmo dentro de uma mesma tradição,

dependendo da interpretação e ênfase dada a determinados ensinamentos. Os conflitos entre

orientação sexual e ensinamentos religiosos representam um aspecto significativo dessa

interseção. Indivíduos cuja orientação sexual está em desacordo com as normas e valores de

sua fé podem enfrentar uma série de desafios psicológicos e emocionais. Sentimentos de

culpa, vergonha e alienação podem surgir, levando a um conflito interno entre a identidade

sexual e as crenças religiosas internalizadas. Este conflito pode resultar em sofrimento mental

e emocional, afetando negativamente o bem-estar e a autoestima desses indivíduos.

Nesse contexto, as abordagens terapêuticas desempenham um papel crucial ao ajudar

os indivíduos a reconciliar sua fé religiosa com sua identidade sexual. Terapeutas treinados em

terapia LGBTQ+ afirmativa e em terapias baseadas na aceitação e no compromisso (ACT)

podem oferecer um ambiente seguro e acolhedor para explorar essas questões complexas. Ao

fornecer suporte emocional, orientação e estratégias de enfrentamento, esses profissionais

podem ajudar os clientes a reconstruir uma narrativa pessoal que integre sua fé e sexualidade

de maneira autêntica e saudável.

Além disso, é importante considerar o impacto mais amplo das crenças religiosas na

saúde mental e bem-estar. Embora algumas práticas religiosas possam fornecer apoio social,

significado e propósito, outras podem contribuir para problemas psicológicos, como culpa

excessiva, ansiedade e depressão. Portanto, é essencial adotar uma abordagem sensível e

inclusiva ao abordar essas questões, reconhecendo a diversidade de experiências e

perspectivas dentro de diferentes comunidades religiosas.

A interseção entre sexualidade, psicologia e religião é um terreno complexo que exige

uma abordagem holística e compassiva. Ao reconhecer e explorar essas complexidades,

podemos promover uma maior compreensão, aceitação e bem-estar para indivíduos que lutam

para reconciliar sua identidade sexual com suas crenças religiosas, contribuindo assim para

uma sociedade mais inclusiva e empática.

Sendo assim, o CFP com a resolução 01/99 emergiu de um contexto em que se

destacava a presença do vínculo religião e prática da psicologia numa associação que

patologizava a homossexualidade e aconselhava seu tratamento, tratando a homossexualidade

como transtorno atendendo às demandas religiosas através e com a ajuda da ciência

psicológica. E esperava-se que, após sua publicação, os discursos e as pautas que

embasavam tais ações não fossem oficialmente aceitas e não fossem executadas por

profissionais da área.

Segundo Natividade (2009) existem no Brasil inúmeros grupos religiosos que

discriminam a homossexualidade e elaboram práticas que visam “curar” tal comportamento,

dentre esses o autor cita o CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos que produziu

diversos materiais que buscavam compreender a causa da homossexualidade e atuar no

tratamento da mesma. No contexto histórico e político, devemos considerar a relação entre a

laicidade, o fundamentalismo religioso e a Psicologia. Considera-se a Psicologia como autor de

grande influência no atual cenário para refletir sobre sua posição diante da laicidade.

O debate sobre a “cura gay” na psicologia

O conceito conhecido popularmente como "cura gay" refere-se a práticas e terapias que

visam mudar a orientação sexual de indivíduos de homossexual ou bissexual para

heterossexual. Essas práticas têm sido amplamente discutidas e criticadas tanto no campo da

psicologia quanto em muitos contextos religiosos. As terapias em que se buscam a mudança da

orientação sexual se baseiam em preconceitos sociais não superados para reforçar a ideia de

que a homossexualidade é uma doença indesejável. Isso acontece porque, ao conviverem em

grupos sociais, as pessoas sofrem influências e tendem a corresponder expectativas criadas

por tais grupos, mas a sexualidade ultrapassa a tudo isso. De tal forma que a

homossexualidade é vista de maneira natural em diversas sociedades, independente de

credos, classes sociais, etnias e nacionalidades.

Assim, as vivências que geram uma mudança na preferência sexual, anteriormente

considerada de forma coercitiva e previamente como exclusivamente heterossexual,

acontecem de maneira mais intrincada com diversos fatores individuais, totalmente

desconsiderados nas abordagens terapêuticas de mudança de orientação sexual que adotam

um padrão fixo de heterossexualidade como único padrão de sexualidade legítima,

menosprezando de maneira injustificada e prejudicial qualquer coisa que se afaste desse

padrão. Percebe-se ainda uma grande falha na tentativa de alteração da orientação sexual: o

fato de que as pessoas que passaram pelas terapias de reversão sexual não aumentaram seu

interesse heterossexual.

No âmbito da psicologia, a ideia de "cura gay" é amplamente rejeitada e desacreditada

por organizações profissionais importantes ao redor do mundo, incluindo a Associação

Americana de Psicologia (APA) e o Conselho Federal de Psicologia no Brasil. Essa rejeição

baseia-se em evidências científicas robustas que indicam que tentativas de mudar a orientação

sexual de uma pessoa não apenas falham em alcançar seus objetivos pretendidos, mas

também podem causar danos psicológicos significativos, incluindo ansiedade, depressão e um

aumento no risco de suicídio.

A psicologia moderna considera a orientação sexual como um aspecto natural e imutável

da identidade de um indivíduo. Em vez de tentar mudar a orientação sexual de uma pessoa, os

psicólogos enfocam o apoio aos indivíduos para que possam aceitar sua sexualidade e viver de

maneira autêntica e feliz, independentemente de sua orientação.

Na perspectiva da religião, diferentes religiões em relação à "cura gay" varia

amplamente. Algumas denominações e crenças religiosas ainda promovem a ideia de que a

homossexualidade é indesejável ou pecaminosa e podem encorajar os fiéis a buscar mudanças

em sua orientação sexual através da oração, aconselhamento religioso ou outras práticas. No

entanto, é importante notar que essa não é uma postura universal entre todas as religiões ou

mesmo dentro de uma única tradição religiosa. Crescentemente, muitas comunidades e líderes

religiosos adotam uma abordagem mais inclusiva e acolhedora, reconhecendo a dignidade e o

valor de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual. Essas comunidades

religiosas se opõem à ideia de "cura gay" e buscam oferecer um espaço de aceitação e amor,

enfatizando a importância de acolher e apoiar os indivíduos LGBTQ+.

Ao explorar mais profundamente a relação entre psicologia, religião e a chamada "cura

gay", é importantes considerar o contexto histórico, as implicações éticas e os avanços

científicos que moldam o entendimento contemporâneo dessas questões. Historicamente, a

homossexualidade foi classificada como um distúrbio mental por organizações psiquiátricas,

uma visão que começou a mudar significativamente a partir da segunda metade do século 20.

Em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria (APA) tomou a decisão histórica de remover a

homossexualidade de sua lista de distúrbios mentais no DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico

de Transtornos Mentais), um movimento seguido por outras organizações e que refletiu uma

compreensão crescente e baseada em evidências de que a orientação sexual é uma variação

natural da humanidade e não uma patologia. Do ponto de vista ético, a oposição à "cura gay"

na psicologia baseia-se em princípios fundamentais como a autonomia do indivíduo, a não

maleficência e o respeito pela dignidade humana. As práticas de "cura gay" violam esses

princípios ao tentar alterar uma característica fundamental da identidade de uma pessoa,

frequentemente causando mais danos do que benefícios. Profissionais de psicologia são

orientados por códigos de ética que priorizam o bem-estar do cliente e proíbem qualquer

prática que possa causar dano.

A pesquisa científica tem desempenhado um papel crucial em desmistificar crenças

antigas sobre a sexualidade. Estudos demonstram que a orientação sexual é determinada por

uma complexa interação de fatores genéticos, hormonais e ambientais, e não é algo que possa

ser escolhido ou alterado voluntariamente. A ciência também mostra que as pessoas LGBTQ+

podem levar vidas felizes, saudáveis e realizadas, contrariando a noção de que a

homossexualidade é de alguma forma inferior ou patológica.

A discussão sobre a "cura gay" e sua rejeição tanto pela psicologia quanto por

segmentos crescentes da comunidade religiosa reflete um movimento mais amplo em direção à

inclusão, ao respeito pela diversidade e ao reconhecimento da dignidade inerente de cada

pessoa. Continuar a educar, promover o diálogo e construir pontes de entendimento são

passos essenciais para superar preconceitos e apoiar o bem-estar de todos os indivíduos,

independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Resultados e Discussões

Ao abordar os resultados e discussões sobre o tema da interação entre psicologia,

religião e sexualidade, é crucial considerar a evolução das percepções sociais, as evidências

científicas e os impactos psicológicos dessas práticas. A análise dos resultados obtidos através

de estudos, pesquisas e relatos pessoais oferece uma visão abrangente dos progressos

realizados e dos desafios que ainda persistem.

Um dos aspectos importantes que devemos considerar, e a Mudança nas Percepções

Sociais e Religiosas: Há evidências crescentes de uma mudança significativa na forma como a

sociedade e algumas comunidades religiosas percebem a homossexualidade. Muitas

denominações religiosas, que historicamente viam a homossexualidade de forma negativa,

estão se tornando mais inclusivas, promovendo a aceitação e rejeitando práticas prejudiciais

como a "cura gay". No Impacto Psicológico das Tentativas de "Cura", pesquisas e relatos

pessoais destacam os efeitos nocivos das terapias de conversão, incluindo ansiedade,

depressão, baixa autoestima e um risco aumentado de suicídio. A evidência científica contra a

eficácia dessas práticas é robusta, indicando que elas não só são ineficazes, mas também

extremamente danosas.

Nos reconhecimento da diversidade sexual como normal, Estudos demonstram que a

orientação sexual é uma característica inata e imutável, desafiando as noções baseadas em

preconceitos de que a homossexualidade é uma escolha ou um distúrbio. A psicologia moderna

apoia a ideia de que a diversidade sexual é uma parte normal da experiência humana. A

rejeição das terapias de conversão por organizações de psicologia é baseada não apenas na

falta de evidência científica de sua eficácia, mas também em considerações éticas. O respeito

pela dignidade, autonomia e bem-estar dos indivíduos é primordial, levantando questões

importantes sobre os direitos humanos e a ética profissional na psicologia.

Em relação aos conflitos entre Crenças Religiosas e Direitos LGBTQ+, ainda existe um debate

significativo em algumas comunidades religiosas sobre como conciliar crenças tradicionais com

o respeito e a aceitação de pessoas LGBTQ+. A discussão se estende para como as escrituras

e doutrinas são interpretadas em contextos contemporâneos.

Os resultados e discussões sobre a interação entre psicologia, religião e a questão da

sexualidade evidenciam uma trajetória de progresso em direção à inclusão e aceitação. No

entanto, desafios persistem, especialmente em áreas onde crenças religiosas conservadoras

são prevalentes. O caminho adiante requer um diálogo contínuo, educação e uma forte defesa

dos direitos e do bem-estar das pessoas LGBTQ+, com uma ênfase na compreensão, na

compaixão e no respeito mútuo.

CONCLUSÃO

Na conclusão deste trabalho, observamos a complexidade e a multifacetada interação

entre psicologia, sexualidade e religião, especialmente no que diz respeito à controvérsia em

torno da chamada "cura gay". Este tema, que cruza fronteiras éticas, científicas e espirituais,

ilustra os desafios e progressos na compreensão e aceitação da diversidade sexual dentro de

sociedades globalmente diversas.

A psicologia, firmemente ancorada em evidências científicas e princípios éticos, rejeitam

unanimemente as práticas de "cura gay". Organizações como a Associação Americana de

Psicologia (APA) e o Conselho Federal de Psicologia no Brasil condenam tais práticas,

destacando os danos psicológicos substanciais que podem advir de tentativas de alterar a

orientação sexual de um indivíduo, incluindo aumento do risco de depressão, ansiedade e

suicídio (American Psychological Association, 2009; Conselho Federal de Psicologia, 1999).

Do ponto de vista religioso, o cenário é mais variado. Algumas tradições e comunidades

religiosas continuam a promover visões e práticas que visam suprimir ou mudar a orientação

sexual, baseando-se em interpretações específicas de textos sagrados. No entanto, um número

crescente de denominações adota uma postura mais inclusiva, argumentando que a

compreensão e o amor devem prevalecer sobre o julgamento e a exclusão, reconhecendo a

dignidade inerente de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual.

Este trabalho ressalta a importância do diálogo entre psicologia e religião para promover

um entendimento mais profundo e aceitação da diversidade sexual. Ambos os campos têm

potencial para contribuir significativamente para o bem-estar dos indivíduos LGBTQ+, seja

através do apoio psicológico informado e compassivo ou através de comunidades religiosas

inclusivas e afirmativas.

A legislação em diversos países que proíbe a prática da "cura gay" reflete um

reconhecimento legal dos direitos humanos e da necessidade de proteger os indivíduos de

práticas prejudiciais. Essas leis são um passo importante na direção de uma sociedade mais

justa e igualitária, onde a identidade sexual de um indivíduo não é vista como uma doença ou

distúrbio, mas como uma expressão natural da diversidade humana.

Em conclusão, a intersecção de psicologia, sexualidade e religião em relação à "cura

gay" ilustra tanto os desafios quanto os avanços na luta pela aceitação e pelos direitos das

pessoas LGBTQ+. A rejeição das práticas de "cura gay" pela psicologia, juntamente com um

movimento crescente dentro de muitas tradições religiosas em direção à inclusão, oferece

esperança para um futuro em que a orientação sexual seja aceita como uma parte intrínseca da

diversidade humana. A continuidade do diálogo, educação e advocacia são fundamentais para

alcançar esse objetivo, respeitando a dignidade e promovendo o bem-estar de todos os

indivíduos.

Um aspecto notável nessa discussão é a resiliência das comunidades LGBTQ+. Apesar

das adversidades enfrentadas, muitas pessoas LGBTQ+ encontram força em suas identidades

e no apoio de comunidades inclusivas. Isso destaca a importância de ambientes seguros e

afirmativos, tanto em contextos religiosos quanto psicológicos. A psicologia pode desempenhar

um papel crucial ao fornecer suporte terapêutico baseado na aceitação e compreensão,

enquanto diversas tradições religiosas estão cada vez mais reconhecendo a necessidade de

abordar a espiritualidade de forma inclusiva. A educação desempenha um papel fundamental

na mudança de percepções e na promoção da aceitação. Isso inclui a educação dentro de

comunidades religiosas, onde a interpretação de textos sagrados com uma visão mais inclusiva

pode ajudar a promover a aceitação de membros LGBTQ+. Da mesma forma, a formação em

psicologia deve continuar a enfatizar a importância da competência cultural e do respeito pela

diversidade sexual, preparando profissionais para apoiar efetivamente indivíduos LGBTQ+.

Olhando para o futuro, a interseção de psicologia, sexualidade e religião sugere um

caminho em direção a práticas mais inclusivas e afirmativas. Isso implica a contínua rejeição de

práticas prejudiciais, como a "cura gay", e o avanço na criação de espaços que celebram a

diversidade sexual. Para profissionais de psicologia, isso significa adotar abordagens

terapêuticas que respeitem a orientação sexual e a identidade de gênero dos clientes,

promovendo o bem-estar sem preconceito ou discriminação. Embora progressos significativos

tenham sido feitos, desafios permanecem. A resistência dentro de algumas comunidades e a

continua estigmatização de pessoas LGBTQ+ em varias partes do mundo destacam a

necessidade de um trabalho continuo. Ao mesmo tempo, esses desafios apresentam

oportunidades para dialogo, educação e mudança.a colaboração entre psicólogos, lideres

religiosos e comunidades LGBTQ+ pode promover uma compreensão mais profunda e

aceitação, cruzando fronteiras tradicionais para criar um futuro mais inclusivo.

REFERÊNCIAS

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. Textos legais sobre ética, direitos e deveres dos médicos e

pacientes. São Paulo: CREMESP, 2011.

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO. Resolução do Conselho Federal de

Psicologia no 10, de 21 de julho de 2005.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Estabelece normas de atuação para os psicólogos

em relação à questão da Orientação Sexual. Resolução n. 1, de 22 de março de 1999. 1999.

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP/SP. (2014). Psicologia, laicidade,

espiritualidade, religião e os saberes tradicionais: referências básicas para a atuação

profissional. São Paulo, SP: o autor.

DIAS, Maria Berenice. "A União Homoafetiva e a Constituição Federal." In Retratos do Brasil

Homossexual – Fronteiras, subjetividades e desejos, De Horácio. COSTA, 21-26. São Paulo:

Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1973.

Haldeman, D. C. (2004). When Sexual and Religious Orientation Collide: Considerations in

Working with Conflicted Same-Sex Attracted Male Clients. The Counseling Psychologist, 32(5),

691-715.

LIONCO, T. (2015). Laicidade, gênero, sexualidade e fundamentalismo cristão no Brasil. In

Plataforma DHESCA. Relatorias em direitos humanos 2012-2014 (pp. 21-33). Curitiba, PR:

Terra de Direitos.

Natividade, M. (2016). Margens da política: estado, direitos sexuais e religiões. Rio de Janeiro,

RJ: Garamond.

Natividade, M., & Oliveira, L. (2013). As novas guerras sexuais: diferença, poder religioso e

identidades LGBT no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Garamond.

QUEIROZ, Ronaldo Pinheiro de. A natureza jurídica dos conselhos fiscais de profissões

regulamentadas Outubro 1, 2006. http://jus.com.br/artigos/9082/anatureza-juridica-dos-

conselhos-fiscais-de-profissoesregulamentadas#ixzz3AUKFES13 (acesso em Março 12, 2024).

RIBEIRO, Leonídio. O Direito de curar. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1934.

RIOS, Roger Raupp. Direito da antidiscriminação. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora,

2008.

Santos, B. S. (2013a). Se Deus fosse um ativista de direitos humanos. São Paulo, SP: Cortez.

Schlegel, J-L. (2009). A lei de Deus contra a liberdade dos homens. São Paulo, SP: Martins

Fontes.

Vital, C., & Lopes, P. V. L. (2013). Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares

evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Fundação

Heinrich Böll.

DAVID GONÇALVES
Enviado por DAVID GONÇALVES em 02/04/2024
Código do texto: T8033462
Classificação de conteúdo: seguro