UM ANO E MEIO DE ABANDONO

Maricá, quarenta e cinco quilômetros de belas praias e lagoas, povo hospitaleiro, cidade pacata, a cinquenta quilômetros do Centro do Rio de Janeiro.

Tem tudo pra ser modelo para todo o nosso estado e até para o nosso país.

Porém, infelizmente, devido aos sucessivos erros de administrações, está em processo de degradação.

Nem o mais pessimista cidadão maricaense poderia imaginar que a situação chegasse ao ponto atual.

Chega a dar saudade dos governos anteriores, considerados ruins por grande parte da população.

Dizem que agradar a todos é impossível, visto que nem Jesus conseguiu. Mas, o contrário está sendo realidade aqui em Maricá.

O prefeito atual, Senhor Washington Quaquá, do Partido dos Trabalhadores, eleito por grande maioria em outubro de 2008, e que já está no “governo” há um ano e meio, está conseguindo esta proeza; ser considerado o pior prefeito de todos os tempos, não só por aqueles que não votaram nele, como é o meu caso, mas, principalmente por aqueles que acreditaram nele e lhe deram seus votos.

Nunca fui simpatizante, politicamente falando, do senhor Washington Quaquá. Pessoalmente não tenho nada contra ele. Acho até que ele daria um bom vereador, sendo oposição, pois pra isso, ele, militante ativo do PT, tem vocação. Entretanto, como prefeito, seria mais digno de sua parte se ele renunciasse, assumindo seu total despreparo e incapacidade.

Não há um setor do serviço público municipal que seja elogiado. Não há um setor sequer, que tenha melhorado em relação aos governos passados.

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal tem sido alvo de notícias em telejornais pelo péssimo atendimento. Até os funcionários de lá se envergonham.

A rede pública municipal de ensino está um caos; professores insatisfeitos cobrando promessas não cumpridas.

Os buracos nas vias públicas multiplicam-se a cada dia, apesar das placas que a prefeitura tem colocado em alguns pontos dizendo que as obras vão começar em todo o município; só não se sabe quando.

A coleta de lixo, que já era precária, conseguiu ficar pior.

Há cinco semanas o caminhão de coleta de lixo não passa na maioria dos bairros de Maricá. Aliás, no último domingo, dia vinte e sete de junho, havia um caminhão caçamba recolhendo o lixo de quem pagasse R5,00 (cinco reais). Os leitores poderão pensar: o que são cinco reais? Mas, pensem bem, é um absurdo que a população tenha que pagar qualquer centavo a mais por um serviço que já é pago através do IPTU e tantos outros impostos. Além disso, o lixo seria jogado na rodovia Amaral Peixoto para que de madrugada o caminhão de coleta oficial o retirasse e o levasse para o aterro sanitário.

Maricá está há um ano e meio totalmente abandonada e, ninguém faz nada.

Isto é uma vergonha!

Jeronimo Madureira

1º de julho de 2010.