APRENDER A ORAR

Aprender a orar:

Era uma vez, um pastor junto a seu rebanho, que viu um monge aproximando-se, o pastor correu para o monge e disse: "Pai, me ensina a rezar." O monge passou a chamar as ovelhas, dando a cada uma, uma palavra da oração "Pai Nosso", de modo que o pastor não se esquece da oração e, em seguida deixou o pastor. Depois de várias semanas, quando o monge passou ao longo do rio em um barco, ele viu o pastor correndo em sua direção na margem dizendo. "Pai, Pai, eu perdi uma das minhas ovelhas, então eu não posso mais rezar". O monge respondeu: "Vai meu filho e ore do mesmo modo, mesmo faltando uma delas".

Há muitos de nós que não têm um relacionamento forte com Deus por não ter o costume de rezar. Ou justificamos que nós não aprendemos a orar ou simplesmente que não temos tempo para isso. Rezar não precisa ser complicado, não, muito pelo contrário, deve ser algo tão simples que, com poucas palavras podem-se atingir os efeitos da oração. Você pode orar em muitas maneiras diferentes. Alguns cantam a sua oração em forma de hinos, enquanto outros têm uma comunicação com Deus em seu coração e mente (oração mental). Veja Deus como seu Pai, quando você rezar, ou ao menos tente vê-lo como seu amigo. Assim como você pode dizer qualquer coisa a seu melhor amigo, sem sentir qualquer desconforto, da mesma forma será o seu Senhor que lhe escuta. Seu Senhor, que é o único que pode, e vai, ajudá-lo.

Era uma vez um velho que estava longe de Deus. Ele não cresceu acostumado a falar com Deus em sua vida. E agora ele estava doente e morrendo. Ele não tinha lido a Bíblia muitas vezes, ou não costumava ir a igreja. Ele nunca aprendeu a rezar, mas ouviu que a oração não era tão difícil como pensava. Tudo que ele tinha a fazer era colocar uma cadeira a sua frente e fingir que Jesus estava sentado lá. Então ele experimentou orar dessa forma e se tornou mais fácil para ele.[1]

Não há nada mais simples e mais tranqüilo do que a oração. A vida sem oração é uma vida sem poder e significado. Apenas por dizer : "Senhor tem misericórdia de mim, pecador" (a oração do coração) significa muito mais do que muitos possam pensar. Então, seja você quem for, nunca diga que você não pode rezar. Todos nós temos algo em nossos corações que podemos dar a Deus, e todos nós estamos precisando de oração. O que podemos aprender com estas histórias curtas é que não temos de ser intelectualizados ou rezar em uma certa fórmula para ser ouvidos. A oração pode muitas vezes ser um desejo que queremos expressar ou um agradecimento que queremos apresentar. Muitos de nós provavelmente já se sentiu assim também, sem saber que essas expressões simples ou ação de graças podem ser formas válidas de oração. Portanto, como o velho doente, ou como o pastor de ovelhas que, embora tivesse perdido uma ovelha a oração poderia não ser completa, ele continuou a rezar. Será sempre uma oração eficaz, contanto que vem das profundezas do nosso coração.

Fonte: O segredo de graça: Nunca é tarde demais. Por: David Özmen grupo, The Writing

Tradução: Abuna (Emmanuel) Alexandre Maia (Brasil)

Padre Efrém Alexandre
Enviado por Padre Efrém Alexandre em 15/07/2010
Código do texto: T2379223
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.