COMO LIDAR COM O CIÚMES

Muito me intriga este sentimento, sempre questiono porque temos ciúmes do nosso companheiro? Porque vira e mexe somos tomados de um sentimento ruim e ficamos cegos de ciúmes? Como lidar com esse sentimento? Todos nós, algum dia, por algum motivo, em alguma situação sentimos (ou sentiremos) ciúmes do nosso parceiro. Porque isso acontece?

Já ouvi as mais diversas explicações sobre o porquê de sentirmos ciúmes, algumas pessoas dizem que é por falta de confiança no nosso companheiro, porque ele já aprontou antes, porque já mentiu, porque já traiu, enfim, não confiam pelo histórico de vida do homem ou da mulher. Bem, acredito que nenhum ser humano é passível de total confiança, pois estamos sujeitos a falhas, aprendemos todos os dias, e confiar em alguém cegamente é fechar o olho para os defeitos alheio e imaginar uma situação perfeita, mas situações perfeitas não existem, aí quando a realidade vem a tona - e ela sempre vem a tona, cedo ou tarde - nos frustramos, nos deprimimos e sofremos, sofremos como nunca.

Outras pessoas justificam o ciúmes pela atitude do outro, que não sabe se “defender”, pela sua inocência perante aos caçadores desesperados (de coração, de casamento, de sexo, de negócios, etc.) que atacam a caça sem sequer importar com o status civil desta.

Já os mais despachados dizem sentir ciúmes porque o companheiro gosta de pessoa ciumenta, que aquele que não pega no pé, aquele que não fica em cima, vai levar chifre mesmo tão certo como dois e dois são quatro.

Há ainda aqueles que defendem que o principal motivo do ciúmes parte da insegurança que sentimos com nosso relacionamento, que quando temos a certeza, ou ao menos acreditamos no amor que é dedicado a nós temos menos chances de ser tomado pelo ciúmes desesperado.

Acredito que há um pouco de verdade em cada uma das opções levantadas, cada qual de nós conhece o relacionamento que tem e cada um sabe o que pesa mais ou menos, pode ser a insegurança, pode ser o histórico, pode ser a concorrência que esta cada vez maior, enfim, o fato é que todos nós em algum momento sentimos ciúmes da pessoa amada.

Ciúmes é algo saudável, é um sentimento que está acompanhado do amor que sentimos pelo nosso parceiro, é reflexo do cuidado que temos para com o nosso relacionamento, o problema não está em sentirmos ciúmes e sim em como lidamos com ele.

E é isso que precisamos aprender, a lidar com os sentimentos, a ter inteligência emocional para analisar as situações e não se desesperar com pequenos fatos cotidianos para não prejudicar nossa saúde e a de nosso relacionamento.

Nos conhecermos, confiarmos em nós mesmos, ter amor próprio, é o primeiro passo para o autocontrole, é o caminho para a prática da inteligência emocional, só assim saberemos lidar com as situações cotidianas, sem fazer delas um martírio e saberemos também lidar com situações extremas como uma traição de fato.

Quando o ciúmes tomar conta de nós devemos procurar “sair” da situação e ver as coisas com um olhar alheio ao problema, como alguém que vê a história de fora, assim poderemos medir o grau da complexidade do fato e tomar uma atitude sensata que com certeza fará bem a nós a ao nosso relacionamento.

Lica Smile
Enviado por Lica Smile em 28/07/2010
Código do texto: T2404337
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.