O RACISMO TEM COR ?

Racismo ,segundo consta no dicionário é um sistema em que um determinado grupo afirma sua superioridade sobre outro visando especialmente a separação,no caso da separação racial,e até mesmo o extermínio de uma minoria.

Visto que o racismo está encravado nas raízes culturais brasileiras seria muito utópico dizer que um dia ele desaparecerá completamente do nosso cotidiano.É comum nos depararmos com um racismo "adormecido" na forma de expressões como , "o pobre do negro","o fulano é moreno escuro" ,ou até "pessoa de cor" ,ora essa então o "pobre" do branco é desbotado ?

Isso acontece pois a questão racial no Brasil está diretamente ligada ao status social que o indivíduo adquire,ou seja,quanto mais branco mais rico , e quanto mais negro mais pobre.Por isso muitas pessoas a fim de mascarar a questão se declaram como "morenos","acastanhados",etc.De acordo com Silvio Luiz de Almeida,vice-presidente do instituto cidadania democrática, "Ser branco no Brasil não se refere apenas á cor mas a um conjunto de atitudes e privilégios politicos e econômicos que atribuimos á pessoas brancas.

Ao se falar sobre racismo o primeiro cenário que nos vem á mente é o de um branco de classe social superior em relação a classe social do negro que acaba por discriminar o negro.Partindo desse princípio muitas pessoas partem para o extremismo ,como fez o professore escritor africano Ojo Ade , que procurou enfatizar em sua obra que o negro é uma vítima do branco opressor.

É um equivoco dizer que o racismo parte somente do branco para o negro ,o dicionário define como um grupo social que afirma sua superioridade sobre outro grupo , e em momento algum a cor desses grupos sociais é mencionada.Um exemplo de racismo de negros para com brancos pode ser encontrado em alguns "bairros negros " de cidades americanas onde o branco é excluído.

Martin Luther King tinha um sonho de que negros e brancos fossem tratados igualmente ,isso não é apenas um sonho é um direito.