B.B.B: Big-Besteirol e Babaquice do Brasil

Só besteiras, baixarias. A Rede Globo achou um meio lucrativo de arrancar mais dinheiro e audiência desse povo alienado e tapado. Pedro Bial, tão inteligente, poderia dar uma grande contribuição para despertar a sede de conhecimento na juventude brasileira, poderia fazer um programa mais inteligente e que não subestimasse a nossa inteligência. As vezes penso que neste caso da televisão onde uma emissora se julga tão poderosa e capaz de manipular eleitoralmente e mudar os resultados de uma eleição, uma emissora que não mede escrúpulos em conquistar o maior índice de audiência, onde mostra o bandido vencer e se sair bem no final do enredo como na última novela “Passion” em que a vilã Clara deu o golpe em todo mundo e conseguiu sair no final como se o crime compensasse, onde do nada uma empregada morre carbonizada em seu lugar numa cena mal feita de acidente de carro durante uma perseguição policial. A cena foi um misto de incompetência da polícia e a esperteza da meliante Clara que logrou êxito frente a incoerência da justiça que condena Fred sem prova. O poder Judiciário deveria protestar com tamanho insulto. A novela transmitiu uma mensagem aos nossos jovens que “o crime” compensa. Claro, por mais que a gente ache que a justiça brasileira é falha, a prisão de Fred como assassino nada mais é que pegar a nossa inteligência e jogar no lixo. Tem cenas esdrúxulas, intragável e que praticamente chama a gente de otário, porque, todo mundo sabe, e até o menos inteligente sabe que tem coisas que jamais passaria por uma câmara e pela perícia técnica, coisas que jamais passaria batido sem ser flagrado pela tecnologia, entretanto, na novela “Passion” passava batido e a justiça não pegava. Pois é, é o vale tudo pela audiência, não importa se violam os princípios éticos ou se chamam o povo de burro, o importante é mesmo bater o Record de audiência. É por conta disso que o BigBrother Brasil em sua 11ª edição faz sucesso, e já começou com putaria, só se fala em SEXO.

Uma pergunta deve ser feita: Não seria um programa tão chulo apresentado por um jornalista tão inteligente fruto de um povo de baixo nível cultural? Cada povo tem a televisão que merece. Essa é uma verdade infalível!

Qual programa de televisão no Brasil é realmente educativo. Com exceção dos programas da TV Cultura, o papel da TV brasileira só tem um compromisso e responsabilidade social: contribuir para o emburrecimento e a alienação do povo brasileiro. Se a TV fosse educativa, tivesse programas inteligentes e de fomento à cultura, se não subestimasse tanto a inteligência desse cidadão, não haveria motivos para escrever esse artigo. Grande parte da violência que o professor enfrenta na sala de aula é por conta da influência da televisão onde personagens passam a ser modelos e exemplos de uma rebeldia sem causa ou motivo, uma rebeldia sem reflexão e nada eficaz, onde o inimigo é quem ensina bons valores. É duro recalcitrar contra os aguilhões da mídia!

Quando que um filme brasileiro vai ganhar o Oscar? Nossos diretores são fracos frente aos diretores indianos, e quando o filme “A Vida é Bela” ganhou o Oscar, muitos brasileiros torceram o nariz porque queriam que fosse “Central do Brasil”, mas quando fui ao cinema assistir “A Vida é Bela” percebi que jamais dariam o Oscar ao filme “Central do Brasil”. O filme concorrente era simplesmente imbatível, uma linda história retratando um pouco do que foi o Nazismo e como uma inocente criança conseguiu escapar com vida saindo ilesa de tamanha brutalidade. Quando a nossa televisão, nossos diretores fizerem coisas melhores sem levar em conta a audiência, talvez possamos aprender alguma coisa com os filmes e as programações brasileiras, e quem sabe chegar ao Oscar. Os filmes, as novelas e os programas de auditório no Brasil é a cara de um povo alienado, que consegue pegar o telefone e desperdiçar o valor de uma ligação para encher os cofres e os bolsos daqueles que estão por trás, nos bastidores da televisão brasileira. Infelizmente perdemos até nisso para os argentino! Estamos anos-luz atrasados culturalmente em relação ao Uruguai, perdemos para o México e até para o Paraguai em termos de cultura. Os Incas, os astecas e os maias continuam à nossa frente, e ainda dizem que estes povos eram culturas inferiores à europeia. Nós herdamos a burrice européia e nos achamos espertos demais. Sim, nossos políticos são mesmo, os mais espertos em desviar dinheiro público, superfaturar obras e dar o golpe no povo. Enquento isso a nossa televisão contribui com a tarefa de emburrecer o povo e aliená-lo. Ao invés de televisão, o nome de nossa TV deveria ser...

“Tira Visão”!