OS PROBLEMAS QUE ATINGEM AS ORGANIZAÇÕES FORMAIS

OS PROBLEMAS QUE ATINGEM AS ORGANIZAÇÕES FORMAIS

Antonio Ismael Lopes de Sousa

Os problemas que atingem as organizações formais, antes de tudo, representam uma relação estranha entre servidor e instituição. Por um lado, um servidor que defende os próprios interesses, em detrimento do objetivo da instituição. Do outro lado, uma instituição carente de recursos humanos, dada a relevância do trabalho de cada um para o bom andamento dos serviços públicos.

De todos os problemas que afetam as organizações formais, o de “fazer a cama” é o que mais traz prejuízo para o setor público e, consequentemente, para a coletividade. É o problema mais presente no âmbito da administração, em que a defesa dos interesses particulares se sobressai aos objetivos da administração pública.

Isso representa o desvio de finalidade dos serviços públicos, uma vez que atribui poderes a pessoas desqualificadas e descomprometidas com o setor público, fazendo surgir inúmeros problemas que afetam, principalmente, a sociedade em geral – a quem de fato deve servir os serviços públicos.

O problema do nepotismo desencadeia um os mais graves problemas de gestão pública: os interesses de poucos sendo atendidos em detrimento dos da população. Quando isso ocorre, os serviços públicos passam a ser objeto de livre arbítrio de um pequeno grupo de pessoas, gerando gastos desnecessários e ineficiência no serviço público. Mais que um problema, o nepotismo representa irresponsabilidade, descaso e egoísmo dos gestores que fazem uso dessa prerrogativa para alcançar lucro próprio.

O bom gestor público é mais que um cumpridor de lei, é um vigilante desta que procura atender os interesses sociais, dentro dos princípios legais da administração pública.

A Ismael
Enviado por A Ismael em 05/04/2011
Código do texto: T2890762