Por que temos dois ouvidos e uma boca

Não devemos ser seduzidos pelas diversas opiniões das pessoas ao nosso redor, mas é importante ouvir a opinião delas com humildade. Não devemos seguir cegamente as pessoas nem ser totalmente influenciados por elas. Nas diversas opiniões há pontos positivos, adequados. Observando cada posição, não podemos rejeitá-la totalmente nem aceitá-la cegamente.

Certa pessoa fez a seguinte pergunta: "Por que o ser humano possui duas orelhas e uma boca?". Houve diversas respostas, mas nenhuma satisfatória. Então, essa pessoa disse: "As orelhas são órgãos destinados a ouvir o que os outros dizem; a boca é um órgão para falar o que queremos. Assim, Deus nos ensina a ouvir os outros duas vezes mais do que falamos!".

Realmente, essas palavras nos ensinam muito. Nós asseveramos com maior intensidade nossas próprias opiniões e deixamos, muitas vezes, de efetuar um esforço para ouvir o que os outros falam. Refleti muito ao ler o trecho acima.

Não há dúvida de que "ouvir humildemente as opiniões de outras pessoas" é algo muito importante para o crescimento próprio, para efetuar uma autorreflexão, para adquirir novos conhecimentos e também para criar boas relações humanas.

Entretanto, ouvir humildemente as opiniões de outras pessoas é diferente de ser seduzido por elas. Isso é muito importante. É preciso ouvir humildemente as outras pessoas sem se deixar seduzir por elas. Se não mantivermos claramente essa diferença, ficaremos sujeitos às opiniões de outras pessoas, cuja consequência será pior do que não ter ouvido nada. Assim, não teremos nenhum proveito. Somente ao julgarmos corretamente as opiniões alheias e discernirmos o que aceitar e o que não aceitar, faremos com que essas opiniões tenham algum valor. Se for para rejeitarmos tudo o que ouvimos, será o mesmo que não ouvir nada desde o início. E, se aceitarmos tudo aquilo que ouvirmos sem nenhum juízo próprio, será o mesmo que não termos nenhuma opinião própria, sendo uma atitude realmente isenta de opinião.

A atualidade é denominada "era das informações" devido ao grande desenvolvimento dos meios de comunicação. Como uma informação é simultaneamente divulgada por todos os cantos do país, parece-me que são muitas as pessoas que ficam ávidas em tomar conhecimento dessas notícias e ser manipuladas por elas. Uma informação é apenas informação, é importante, portanto ao ouvi-la, saber como aceitá-la e dela dispor.

Se começarem a falar que a situação econômica do mundo de hoje está muito mal, as pessoas serão influenciadas por isso e ficarão confusas e preocupadas, achando que sua empresa também poderá sofrer danos. Isso se refletirá nos seus funcionários, piorando o funcionamento geral da empresa.

Mesmo em momentos de boa situação econômica do país, há empresas que vão à falência, e as que, por pior que seja a recessão, continuam prosperando. É muito importante, para um empresário, não ouvir apenas os subalternos que o criticam sem pudor. Dizem que um bom remédio é amargo. Sem dúvida, é muito difícil ouvir as críticas e maledicências de um subalterno que não tem escrúpulos em expressar suas opiniões, mas é justamente por causa dessas opniões que se encontram boas soluções.

Do livro Dare Demo Seikô Dekiru (ainda não editado em português; título provisório: Todos Podem Ter Sucesso), pp. 157-160

Jheni Bento
Enviado por Jheni Bento em 25/04/2011
Código do texto: T2930524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.