A importância dos meios de Comunicação

Continuando nosso assunto de ética e cidadania, falaremos esta semana sobre a importância dos meios de comunicação que têm importante influência na formação da cidadania. Destacam-se principalmente o rádio, a televisão e os jornais, que estão presentes em praticamente todas as residências brasileiras.

É claro que todos os outros veículos, tais como cinema, teatro, música, publicidade ou internet, também têm o poder de influenciar a população com mensagens positivas ou negativas.

Muitos especialistas em educação condenam a forma como esses meios de comunicação vêm banalizando os valores básicos do ser humano. Muitas vezes, o bom senso é deixado de lado e temas como brigas, desrespeitos, corrupção, drogas e violência são tratados com naturalidade. E, em alguns casos raros, são até exaltados e apontados como algo positivo.

Por esse motivo os pais e os educadores têm a responsabilidade de orientar as crianças e os adolescentes, colocando em discussão os temas abordados por esses veículos. Afinal a educação é o alicerce para a construção da ética e da cidadania.

Você sabia que durante o Governo Militar os jornais sofriam com a censura? Pessoas do Governo determinavam o que podia ou não ser publicado, mas em minha visão isso ainda continua em alguns lugares, mas pela falta de credibilidade e honestidade dos proprietários dos meios de comunicação.

Algumas administrações “compram” rádios, e jornais, com a intenção de se falar apenas as coisas boas do governo e abafar o lado negativo. O que é muito fácil identificar, basta prestar atenção nos acontecimentos de sua cidade. Caso os acontecimentos sejam um tanto negativo para o atual governo e algum veículo de comunicação venha com desculpas esfarrapadas como, por exemplo: “a culpa não é da administração”, “Isto é um problema de anos”, ou simplesmente divulgam apenas um lado dos acontecimentos, isto é sinal de que não estão cumprindo com a ética do próprio jornalismo e induzindo os leitores ao “não real”! Afinal é melhor induzir os leitores e no fim do mês ver as “garoupas” no bolso.

Por este motivo é importante estar bem informado! Com informação é possível identificar tais casos e escolher melhor o que ver e o que ler!

mah bueno
Enviado por mah bueno em 23/07/2011
Código do texto: T3113158
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.