SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
 
A física social è foi o primeiro nome dado à ciência da sociedade, concebida por Comte, posteriormente ele a denomina de sociologia.
Uma ciência positiva è tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais.
Ciência positiva: onde se tem um conhecimento positivo, isto é, não especulativo, baseado unicamente na experiência, na observação dos fatos. Caracteriza-se por abrir mão do absoluto, tendo como objeto o relativo, as realidades proporcionais à nossa razão: dos fatos, da experiência, suas relações e suas leis, são o predomínio da observação sobre a imaginação.
O método para se conhecer a sociedade à luz de Émile Durkheim (1848/1917)- pensador francês seria a observação
Ele compara a sociedade a um animal, com sistema de órgãos diferentes, onde cada um tem um papel especial e enfatiza que alguns têm privilégio devido as suas funções, não a uma causa estranha.
Embora Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha-lhe dado esse nome, ou seja, o nome da ciência, Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos.
            Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica.
            Émile Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia – os fatos sociais.
            Ele aconselhava o cientista a estudar os fatos sociais como coisas, fenômenos que lhe são exteriores e podem ser observados e medidos de forma objetiva.
            Imbuído dos princípios positivistas Émile Durkheim queria com esse rigor, à maneira do método que garantia o sucesso das ciências exatas, definirem a sociologia como ciência, rompendo com as idéias e o senso comum “achismos” – que interpretava de maneira vulgar à realidade social.
            Consideram fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução.