Repensando o papel da Apae

Um mundo cada dia melhor é o sonho dos visionários, que lutam para que todos tenham os mesmos direitos, para que a paz seja possível, para que os homens tenham mais justiça e dignidade no convívio social. Foi um desses sonhos que tornou possível a construção desse espaço de construção social a que chamamos de APAE. São passados trinta anos de histórias que só aqueles que se embrenharam na luta conhecem. Como no resto do mundo, as pessoas de nossa cidade que eram portadoras de necessidades especiais eram motivo de constrangimento, de revolta e de exclusão para muitas famílias. Não havia a conscientização da igualdade de direitos e nem da valorização das potencialidades daqueles que nasciam privados de alguns de seus reflexos ou dotes físicos. Mas alguém comprou essa luta lá fora, sonhou com um mundo onde todos deveriam ter as mesmas oportunidades e garantias de sobrevivência. E essa luta contagiou o mundo todo, chegando à nossa cidade através de gente determinada, capaz de transformar sonhos em projeto e hoje temos consolidado um patrimônio de amor e transformação na vida de todos que por aqui passaram.

Por isso é que nessa data quero agradecer infinitamente as graças que nos foram concedidas, as glórias alcançadas e desfrutadas reconhecidamente por todos que se beneficiaram desse plano divino. Obrigada Senhor! Hoje estamos realizados por estarmos de mãos dadas com muitos para promover um mundo mais justo e mais humano. Sabemos que cumprir esse plano só foi possível por causa das pessoas que o Senhor colocou nesse caminho, pessoas de fé e de fibra, que também foram tocadas pelas Suas mãos redentoras.

Nestes anos, dia após dia, com grandes e pequenas realizações, desafios e lutas, alegrias e tristezas, gestos e palavras de atenção brotaram sempre de nossos corações para espalhar esperança, crescimento e confiança para essa parcela da humanidade.

Aproveitamos o momento para uma reflexão crítica de tudo que conseguimos até agora e de tudo que podemos alcançar ainda para atender cada vez melhor os nossos usuários, enfrentando os desafios da modernidade, da competitividade da inclusão e da educação para a cidadania. Vivemos novos tempos e as estratégias precisam mudar com eles.

A missão de promover e articular ações de defesa de direitos, orientação, prestação de serviços e apoio à família direcionada à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária, só é possível se houver o entrelaçamento das pessoas com deficiência, familiares, profissionais, diretoria, órgãos públicos municipais, estaduais, federais e toda a comunidade . Essa união forma a força propulsora que chamamos de fé. Ela é imensamente forte, é o alimento da alma, o alimento que nos dá força. É a mesma fé que fez brotar e manter essa causa, que nos deu coragem para continuar a luta, força para vencer os desafios e continuar crescendo com amor.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 01/12/2011
Código do texto: T3367202