Mundo virtual

Reflexões contemporâneas

Mundo virtual

Twitter, Orkut, Face book, Blog, MSN, e-mail, Google, você não consegue deixar de acessá-los? Então seja bem vindo ao mundo virtual.

Desde os tempos mais remotos o homem vive em comunidade e também disponibiliza conhecimento através de registros mais primitivos em cavernas e atuais por meio de livros, jornais, revistas, emissoras de rádio e TV.

No entanto, com a internet surge uma nova forma de comunicação e relacionamento que atinge crianças, adolescentes, adultos e idosos, possuindo todo tipo de entretenimento desde jogos infantis até teses científicas.

Exatamente neste minuto foram postados milhares de twitters, tivemos aproximadamente 150 milhões de e-mails enviados e mais de um milhão e meio de buscas no Google.

Inúmeras tarefas podem ser feitas sem a necessidade de locomoção, reuniões de trabalho, aulas a distancia, compras, serviços bancários, audiências virtuais.

A revolução tecnocientífica é uma realidade, computadores, softwares, telefonia fixa, móvel e internet. Sem dúvidas todas essas tranformaçoes causam grande impacto em nossas vidas.

O tempo inteiro recebemos uma avalanche de informações o que gera uma pobreza na análise, pois não temos como avaliar com a devida atenção todas as milhares de possibilidades, além disso, recebemos muitos conteúdos errados, assim adquirimos conhecimento superficial.

Professores relatam que seus alunos tem uma enorme dificuldade em escrever uma redação, visto que não conseguem concatenar ideias, sem contar os trabalhos que são meras cópias da internet.

Algumas pessoas sofrem cyberbullying, tem sua honra atacada por injurias e difamações ocasionando problemas psicológicos graves.

Portanto são necessários alguns cuidados na rede:

• Não se comunicar com desconhecidos

• Expor fotos e vídeos pessoais com cautela

• Caso tenha filhos menores, instalar programas que controlam o acesso a determinados sites

• Se sofrer cyberbullying relatar o fato a outras pessoas e denunciá-lo ao site

• Entender que as pessoas podem ser responsabilizadas judicialmente por seus atos abusivos.

Vamos aproveitar a internet e sua ausência de limites geográficos e lingüísticos para comunicação, porém é importante utilizá-la com consciência e responsabilidade.

Carina Almeida.

Carina Almeida
Enviado por Carina Almeida em 14/12/2011
Código do texto: T3388076
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.