Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania.
A democracia é um sistema político que se baseia no livre exercício da Cidadania. Para ser um cidadão participante, é preciso estar bem informado sobre os acontecimentos e as coisas públicas e buscar  informações dos órgãos públicos e instituições da sociedade civil que trabalham pelos direitos do cidadão.
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas e, ao mesmo tempo, exercer seu direito de protestar, reivindicar através da expressão, oral ou escrita.  Em muitos países, quando a tirania não cede ocorre  a guerra civil, o último dos direitos, pois se torna um dever drástico que deixa cicatrizes inesquecíveis em uma Nação e em seu Povo.
Usando de meu direito de cidadã expressei hoje em meu Haikais, meu protesto e, neste momento, quero agradecer aos Poetas e Poetisas que visitaram, nesta data, minha página, comentando e exercendo sua cidadania.

“Cada Povo faz sua história através do Governo que elege, mas pode modificá-la através do reconhecimento de sua ilusão partidária ou política, mas a omissão gera acomodação, a acomodação gera a estagnação, a estagnação gera a frustração, a frustração gera uma casta desprezível, os párias da sociedade”. 

verita
Enviado por verita em 16/12/2011
Reeditado em 16/12/2011
Código do texto: T3392511
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.