BRASIL, AINDA É TEMPO: MOSTRA A SUA CARA!

Há dias nasceu em mim uma idéia. Uma vontade imensa de escrever algo diferente, algo forte e marcante. Um texto crítico que causasse forte impacto em quem quer que o lesse. Que exalasse realidade, que fosse muito bem colocado no atual contexto social desse país. Mas, sou poeta (acho), não sou política, nem advogada, muito menos crítica social. Sei que nós, os poetas, temos às vezes a fama de sonhadores, alienados, etc. Mas não o somos. Sei que nós, os poetas, sonhamos com um país, um mundo melhor, mais justo, mais feliz e com mais amor. E acredito firmemente que em nossas mãos as palavras são armas. Armas que não matam, mas, se bem manejadas são poderosíssimas, capazes de fazer renascer em cada coração a bendita chama da esperança, já tão apagada em meio ao nosso sofrido povo.

Então vamos lá: nós, os brasileiros, estamos praticamente na estaca zero no aspecto POLÍTICA. Envelhecemos, e os mesmos parasitas estão lá, no poder. Só os nomes e as caras (algumas delas) vão mudando. Os objetivos são sempre os mesmos, reles e desprezíveis: querem governar simplesmente para terem nas mãos o poder... e para encherem os bolsos e as contas de dinheiro, cada vez mais dinheiro. Infelizmente é assim, sempre foi. Minha gente, vamos juntos inventar uma forma de protesto! Vamos mostrar que temos consciência de que o desmando e a podridão vivem no Brasil!

A maioria do povo brasileiro vive na teoria do faz de conta; e os políticos, cientes da pobreza cultural que eles mesmos criam, debocham de nós quando, nas urnas, são reeleitos pelo próprio povo da Pátria Amada Brasil - ainda por cima ganhando salários de verdadeiros marajás! Eles cuidam apenas dos interesses deles, fingindo cuidar dos nossos! Oh, povo heróico! Vamos mostrar a insatisfação legitima de um povo bravo e retumbante! Milhares de leis para um só delito, onde sempre há indulgência para os ricos infratores em detrimento dos pobres! A imprensa nos mostra inúmeros casos diariamente!

A corrupção ativa *(leia-se “jeitinho brasileiro) nos retrata como um grande país em crescimento e uma pequena nação em sabedoria. Quantos anos levaremos ainda para mudar tudo isso? Vejam os nossos Mestres (Professores) estão cada vez mais calados, mecanicamente vivendo por viver o seu magistério, mostrando a cara de um Brasil que agoniza em alguns aspectos, que clama por por dias melhores! Peço a Deus todos os dias para que a passividade se contagie de força e lute pela sua vontade!

Acreditem: esse quadro social que estou tentando mostrar decorre de uma certa apatia social. É comum ouvirmos, se referindo a algum fato político histórico que o povo fez isso ou aquilo, foi às ruas protestar, quando na verdade quem participou daquela manifestação foi sempre uma minoria ativa! Leis e pessoas conscientes não realizam nada se não tiverem um sólido apoio! É o chamado “clamor popular” de que tanto falam, e que tanta falta faz nesse país!

Somos vítimas de um capitalismo cruel, assim como de capitalistas egoístas. E, se nesse sistema- monstro nunca alcançarmos uma igualdade social em toda sua plenitude, seremos eternamente massacrados!

Amo meu país. Queria levar minha mão ao peito e jurar: "Brasil, jamais verás um filho seu fugir à luta"! E que minhas palavras não sejam em vão! Sei que esse meu manifesto chegará até vocês em momento oportuno. Realmente é uma vergonha o que estamos presenciando no país. Nosso povo parece estar dormente, anestesiado! Gente, tem que ser agora, caso contrário, quando quisermos dar um basta em tudo isso, sairmos desse marasmo, será tarde demais! Convém aos políticos corruptos a pouca escolaridade, a ignorância do povo, pois dessa forma é mais fácil para realizarem suas falcatruas! É preciso resgatar a bravura das caras pintadas, mas infelizmente parece que os nossos estudantes estão tão distantes da atual situação...! Há muita passividade, muitos interesses escusos, pouca luta, poucas pessoas com sangue suficiente nas veias para fazer as mudanças necessárias! Mas há, creiam! Há gritos como o meu, como o seu que está me lendo agora, e o de tanta gente que se importa com o futuro, com o futuro dos nossos filhos e netos, tenho certeza! Só isso já bastaria para começar! Que país é esse, amigos...? Está na hora do verdadeiro Brasil mostrar sua cara! 2012 é ano eleitoral, vamos aproveitar para dar o nosso grito de revolta pela sujeira, pela pouca vergonha que assola o país! Sejamos como um rastilho bom de pólvora que se espalha! Vamos refletir profundamente! Alguma solução, da união de nossas forças, há de surgir!

Amigos, vamos acreditar que que uma mudança radical está nas nossas mãos. Os três pilares que sustentam um país – Saúde, Segurança e Educação – estão na UTI! É triste ver que os filhos do Brasil estão fugindo da luta sim! Muitos deles em troca de favores, vendendo seus votos por medo ou acomodação! Vamos ser patriotas sem sermos idiotas! Vamos deixar de assistir passivamente às notícias de corrupção como se isso não acontecesse em nosso país! Vamos fazer a terra tremer, vamos tirá-los do poder! O melhor protesto é nas urnas! Afinal, onde está a nossa consciência social e política...? Não fujamos à luta para continuarmos honestos, apesar de tanta corrupção... a luta a favor da paz e do amor, apesar de tanta violência... a luta para termos direito ao sonho de um país melhor para todos! Chega desse patriotismo fraco e hipócrita que só é demonstrado em época de Copa do Mundo! O que desejamos não é impossível, desejamos apenas ter uma nação menos manipulável! Desejamos construir aqui não um país perfeito, mas um lugar em que todos os seus habitantes sintam orgulho de viver! Eu não sei fazer política. Só sei escrever. E tenho fé em Deus que esse meu manifesto para alguma coisa há de servir! Ao menos que chegue aos bancos escolares, que sirva para o bem da nossa jóia mais preciosa: as crianças e os jovens do Brasil. Minha manifestação vem do coração, exala realidade e igualdade!

O pior de tudo isso que acabei de narrar, vocês sabem o que é? É ter que assistir certa “presidenta” dizer que "o povo brasileiro é um povo feliz e sorridente”...

*Vocês se lembram da canção do Zé Ramalho? “Vida de gado, povo marcado... povo feliz"! Não, não devemos nem podemos nos intimidar! Basta de vida de gado!

Enfim, nossa esperança continua... um dia chegaremos lá... talvez... aonde mesmo...??

**Obrigada a todos que perderem um tempinho a ler este humilde desabafo de uma poeta sonhadora, triste e indignada com a sociedade em que vive.