SÃO PAULO - 458º ANIVERSÁRIO

Homenagem a São Paulo pelos 458 anos

No dia 25 de janeiro a cidade de São Paulo completou seu 458º aniversário. Maior metrópole brasileira e principal centro financeiro da América Latina, aqui muito se trabalha; porém, não só se trabalha... Multicultural, cosmopolita, vibrante e ao mesmo tempo caótica. Intermináveis são os adjetivos que, em conjunto, buscam atribuir uma referência que melhor a represente. Cidade dos sonhos e das oportunidades, talvez; cidade do trânsito “infernal”; cidade que não sabe adormecer, como cantada por Pery Ribeiro em Grande São Paulo. Ou então, no jingle matinal da rádio Jovem Pan: “Vambora, vambora, olha a hora, vambora”, composição do paranaense Billy Blanco e, provavelmente, o refrão que melhor explique o cotidiano do paulistano. Enfim, cada um a define de um jeito muito peculiar. Inegável mesmo é que São Paulo, de uma forma ou de outra, consegue acolher e cativar a todos – brasileiros ou estrangeiros. Para cada problema, comum a toda metrópole, somam-se “coisas” boas. O resultado, portanto, é positivo. Na verdade, quem passa pela capital paulista, jamais a esquece.

Lá se vão 458 anos desde que os padres jesuítas, comandados por Manuel da Nóbrega e José de Anchieta aportaram nas proximidades dos rios Tietê, Anhangabaú e Tamanduateí, com o propósito de catequizar os índios da região. Em 25 de janeiro daquele ano foi celebrada a primeira missa, e em comemoração à conversão do apóstolo Paulo a cidade recebeu o nome de São Paulo. Certamente que os jesuítas não imaginariam a dimensão que ela tomaria nos séculos que se seguiram, tornando-se mundialmente conhecida e exercendo enorme influência em todos os setores socioeconômicos, políticos e culturais do país.

Parabéns, São Paulo, pelo 458º aniversário. E parabéns, também, a todos que diariamente ajudam a fazer dessa uma cidade ainda mais grandiosa e acolhedora.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

twitter.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 20/01/2012
Reeditado em 20/01/2012
Código do texto: T3451829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.