NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO!

Lailton Araújo

As diversas formas de mídias, teólogos, políticos, intelectuais, militares, artistas, economistas, operários, agricultores e outros, farão das próximas eleições brasileiras, um espetáculo natural da vida, com direito à cadeia alimentar completa: formada por produtores, consumidores e decompositores. Os votos dos eleitores, depositados nas urnas, equilibrarão os diversos ecossistemas tupiniquins e servirão de alerta para os predadores e parasitas. Mostrarão através do sufrágio, quais os melhores caminhos que os habitantes da selva ou civilização, no Brasil, deverão trilhar nos próximos anos.

A fauna e flora do país, já não suportam tamanha agressão e descaso por parte dos poderes públicos. Os moradores de diferentes nichos ecológicos informam que o fogo na mata e a poluição das águas, são apenas detalhes na nova agenda governamental ou programas partidários. Talvez sejam discutidos num improvável futuro. As prioridades sociais continuam sem pauta e são segredos de Estado.

Novos silos serão construídos para armazenar as próximas safras de grãos, visando o consumo interno e exportação. Os olhos racionais e irracionais estão bem abertos! A fome, nunca mais será moeda de equilíbrio na balança comercial - um animal faminto, ataca, morde e devora. Depois de difíceis anos, décadas e séculos, servindo como cobaias nas experiências de líderes ou manipuladores políticos, o povo brasileiro parece adaptar-se aos novos tempos. É a lei natural da sobrevivência, onde se come, se bebe, e se respira, tendo como lema a frase: toma lá, dá cá! A semente da cidadania parece que foi plantada! Será que crescerá e dará frutos?

Nas periferias das comentadas selvas ou grandes cidades, surgirão novas tribos urbanas - vestidas de contracultura. Elas simbolizarão as rupturas dos antigos e ultrapassados nichos ecológicos, provando que a espécie Homo sapiens, poderá caminhar nos passos do jacaré, da formiga ou do piolho. O efeito dominó contaminará a sociedade puritana. Alguns gritarão: não me toques! Outros alegarão que poderá ocorrer a divisão natural, em todos os aspectos, e a ultrapassada sociedade elitista, sucumbirá no processo gradual da evolução. Os descendentes dos primatas continuarão em harmonia?