Morte silenciosa...
 
James Holmes, um “descompensado” sem mais nem menos abre fogo contra a plateia durante a apresentação do filme Batmam, matando muita gente inclusive crianças,
provocando verdadeiro horror  e revolta em todo o País,mas fatos assim não são incomuns em 2007 foram chacinadas 37 pessoas !
O fato forneceu mil manchetes aos meios de comunicação, a mídia se fartou de noticiar em detalhes a tragédia, o mundo todo assistiu assustado, foi um choque pelo inesperado  do momento,do local e o tipo de ação de uma criatura descontrolada.
O acontecimento  me fez pensar sobre o assunto:assassinato. 
O que é afinal um assassinato,homicídio matança, chacina?
A denominação de homicidio deriva do latim
 “ Hominis excidium” (extermínio do homem)consiste no ato de uma pessoa matar outra,sendo punido praticamente em todos os Países.
Nesse caso ouve verdadeira chacina, a  morte de muito inocente(trucidatio),
note bem que todas eram pessoas desconhecidas do assassino.
Eu frisei bem, eram DESCONHECIDAS!

Tá mas agora que a “poeira baixou” um pouco,  minha cabeça torta como sempre,
rangendo as dobradiças começou  a abrir algumas  portas dos meus pensamentos adquiridos durante meu aprendizado,eles  estavam quietinhos,guardados a tanto tempo, quase esquecidos,mas estavam lá...
Comecei então a pensar no acontecido e a nossa reação frente ao que assistimos diariamente.
O que dizer do assassinato,da matança sistemática  e silenciosa que acontece em nosso País?
Por que eles não causam revolta a não ser em  quem é atingido diretamente?
Essas mazelas  são noticiadas diariamente,
assistimos  mas  não prestamos mais atenção, é fato corriqueiro, comum, normal e nos mantém  a todos anestesiados! Tudo que nos é passado exaustivamente ,perde sua força pela repetição.
Por que não  se preocupar , se horrorizar como no caso do atirador?
Estima-se  que 80% das doenças são relacionadas à água não tratada  e falta de saneamento básico; estamos cercados de lixo, de esgotos a céu aberto,de hospitais deficientes de leitos, de remédios e de médicos para atender a demanda da população cada vez mais doente que está  envelhecendo rapidamente.
Pacientes lotam as enfermarias e postos de saúde,muitos morrem  e agonizam na fila esperando por socorro.A corrupção grassa na saúde,com roubos superiores a mais de600 milhões de Reais...
Nosso caso não é falta de dinheiro, é falta de vergonha!
Mas se engana  que problemas relativos a saúde são nossa prioridade, que isso só acontece no Brasil.
Nos EUA um País tão rico que gasta milhões têm cobertura insuficiente. Segundo dados do Institute of Medicine e do Himmelstein da Universidade de Harvard ,cem mil pessoas morrem cada ano por falta de atendimento médico, o elevado custo dos medicamentos,
equipamentos médicos,são considerados causas principais,e fica tudo por isso mesmo,ninguém se escandaliza!
 
Mas vamos voltar a nossa realidade, quanto aos nossos “assassinatos silenciosos”.
Se fosse apenas a saúde, como se diz na gíria estaríamos mais ou menos  “bonitos na foto”...
Mas não é!
Segurança Publica?O que é isso?
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) que 16 crianças e adolescentes brasileiros morrem assassinados por dia.Dos 50 mil homicídios cometidos por ano segundo a estimativa do Mapa da Violência de 2011 e divulgado pelo Ministério da Justiça,apenas 8%, ou seja 4 mil são resolvidos e tem o autor preso.
Também o que adianta “tentar”  prender?
Simplesmente por que se prenderem todos os culpados,não existe espaço físico para eles na cadeia,então....
Por que será?
O que fazer?
Será por que nosso Código Penal  é ultrapassado?Existe corrupção aí também?
Ou será a certeza da impunidade que existe entre assassinos, menor  de idade,ladrões, corruptos, “figurões”, políticos ,etc.?
Alguém já viu um  deles  que tenha permanecido preso cumprindo pena de verdade atrás das grades?
Se viu me avise por que não sei de nenhum,a não ser “ladrão de galinhas”,ladrãozinho “pé de chinelo”,ou drogado com 10 gramas de maconha no bolso...
Pensando bem, pode até ser que seja tudo isso mesmo,ah,ah,ah.
Quer mais?
Educação?
Vamos lá...
A Educação mata possíveis profissionais esperançosos  e futuramente competentes no ninho!
As Universidades soltam mais profissionais totalmente “crus” no mercado do que pão na padaria.Infelizmente a maioria  sem  aprendizado satisfatório que  lhes
garanta pleno conhecimento, eficiência e  sucesso na carreira escolhida.
Culpa deles?Não.
Culpa dos mestres?
Também não.
Estes são profissionais insatisfeitos com o dever de passar conhecimento, ética e responsabilidade, junte-se a isso  o desrespeito demonstrado  pelos governantes em relação a importância de sua profissão,também ao salário.Basta tomar conhecimento das greves que pipocam por todos os Estados.
Juntando tudo, Saúde , Segurança e Educação deficientes e falhas , o que podemos então esperar?
Isso não nos leva a concluir que existe uma matança silenciosa e constante a qual estamos acostumados a fazer vista grossa?
Inclusive matança psicológica, moral,ética,
profissional e educacional.
São todos pessoas  DESCONHECIDAS.
Gente anônima!Essa persistência silenciosa e criminosa mata centenas, milhões de inocentes sem rosto, e gente sem rosto ou identidade não são importantes a não ser para as eleições.
Você já atentou para esse detalhe?
Qualquer cidadão maior de16 anos ao solicitar algum documento, seja ele qual for,é  exigido que o mesmo  possua e apresente o titulo de eleitor , e principalmente que esteja em dia  com suas “obrigações eleitorais”.
Mas  ele não precisa apresentar, mesmo por que não possui, qualquer tipo de documento de saúde,como por exemplo atestado de vacinação, e muito menos caso tenha filhos em idade escolar, a matricula ou algum documento que comprove assiduidade em alguma escola.
Para o Governo ele não existe se não for eleitor,não passa de um “zé ninguém”;quanto a sua saúde,educação e o resto...
É resto mesmo,que se dane!
Voltando ...
Acredito que alguma coisa deva ser feita para mudar esse panorama tão triste, carente de pejo, de moral, de coragem e de inteligência,mas nem sabemos por onde começar.
Votando certo, com sabedoria e consciência?
Tá, tudo bem,mas o que fazer se entre os mil candidatos políticos que nos oferecem para que votemos nas  eleições,temos que escolher  no máximo entre uns quatro ou cinco  o que for menos pior.
Ai de você se não votar,”tá frito”,vai sofrer as penas da lei(?...kkk)!
Infelizmente não temos cultura política e até mesmo social para enfrentar a situação e virar o jogo!
Assim continuamos  cada vez mais silenciosos e insensíveis, estamos nos acostumando a  morte de anônimos,a corrupção e a violência cada dia mais!
Temos que rezar muito para que uma tragédia dessas  não aconteça conosco ou com alguém que nos é caro,caso contrário sofreremos demais por sermos tão impotentes diante de fatos que nos levará as raias da loucura e nos tirará dessa letargia doentia!
Mas não se iluda, sua dor será apenas mais um numero nas estatísticas.
...E tudo continuará como antes...
 
 
M.H.P.M.
 
 
 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 30/07/2012
Reeditado em 31/07/2012
Código do texto: T3804395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.