O ALCOOLISMO

O ALCOOLISMO

O alcoolismo é um estado mórbido resultante do abuso de bebida alcoólicas. Quando esse abuso é continuo (alcoolismo crônico), ele causa afecções graves que atingem profundamente os órgãos e pode causar a morte do viciado. A embriaguez em seu período inicial caracteriza-se por uma grande quantidade de gestos, de movimentos, de palavras e frases soltas. Há dificuldades de atenção e de raciocínio. O embriagado perde o domínio sobre sua vontade e por essa razão torna-se inconveniente, sem pudor audacioso e briguento. Numa segunda fase, o seu estado se acentua, a paralisia psíquica, diminuem os movimentos a linguagem fica embaraçada, as ideias e as expressões começam a ser repetidas, ele anda de maneira vacilante e as suas sensações são muito desagradáveis.

Em casos graves, há ainda uma terceira fase em que ele não consegue manter a posição vertical do corpo, embora num sono comatoso e ao despertar sente fortes dores de cabeça náuseas sede etc...

Consequências do vicio de embriaguez. Quando a embriaguez é crônica, a impregnação dos tecidos pelo álcool, prejudica os intestinos, o estomago, o fígado, os rins, as vias respiratórias, o aparelho circulatório, os centros nervosos, etc. Reduz a defesa orgânica contra as doenças, aumenta o desejo sexual e diminui a potencia sexual. Causa gastrites, irritações pulmonares, hidropisia (inchaço causado pela dificuldade renal em eliminar o excesso de água do organismo), cirroses, tremores, convulsões, alucinações etc..

Como age, o álcool sobre o organismo. O sangue é a vida de nosso corpo. Ele alimenta todas as nossas células, chegando até elas através dos vasos sanguíneos. O álcool faz com que as paredes dos vasos sanguíneos degeneram e obstruem a corrente sanguínea. As células cerebrais, não recebendo o oxigênio do sangue, morrem e não mais se refazem. O sistema nervoso, sem o comando do cérebro não mais regula as nossas funções orgânicas. E por este motivo que todos os órgãos, todas as funções se prejudicam profundamente, chegando o viciado a morrer em consequência de sua terrível ação.

Consequências sobre o psiquismo o alcóolatra degrada-se progressivamente apesar de no principio ter consciência dessa degradação. Sua inteligência se apaga, sua capacidade de trabalho vai se acumulando cada vez mais até que ele chegue a mais baixa escala social. Ele perde o amor de si mesmo fechando-se num mundo de pesadelos.

Doenças ocasionais – Na evolução do alcoolismo podem aparecer doenças que podem apressar a morte do viciado como pneumonia, tuberculose pulmonar e etc. além dessas doenças pode ocorrer o delirium tremens desencadeado geralmente por uma moléstia infecciosa ou asma por um excesso de bebida.

O delirium tremens causa alucinações terríveis e o doente se vê ameaçado por assassinos ou atacado por ladrões, dominado por um terrível medo que o faz mergulhar num estado de verdadeira angustia.

SOB O PONTO DE VISTA SOCIAL

O alcoolismo aumenta a criminalidade e devido aos prejuízos que causa aos órgãos sexuais é considerado como fator de despopulação. O bêbado facilmente, pode entregar-se aos tóxicos e torna-se um elemento altamente perigoso. Seus filhos serão geneticamente atingidos, podendo apresentar retardamentos mentais ou defeitos físicos. As crianças infelizes, cujos pais são alcóolatras, sofrem terrivelmente, além de serem muitas vezes vítimas de agressão físicas, recebem o impacto de exemplos negativos que as podem levar para o mesmo caminho, ou a revolta e frustração.

SOB O PONTO DE VISTA ESPÍRITA

Que dizer dos que se entregam ao alcoolismo? São eles os responsáveis por todos os males que causarem, tanto socialmente falando, quanto em relação a si próprio e aos seus parentes. A lei de causas e efeitos age de maneira a fazer com que o alcóolatra reencarne num corpo praticamente doentio e colhe os frutos amargos de seu procedimento anterior. Não podemos ainda esquecer que as influencias dos espíritos atrasados são as sentinelas vigilantes das fraquezas dos encarnados. Quantos homens e mulheres são empurrados pelo vicio da bebida por esses espíritos infelizes. A nossa debilidade de caráter é porta aberta as influencias espirituais. Antes de abrirmos uma garrafa de aguardente, lembremos dos nossos filhos queridos que dependem de nossas orientações educativas, lembremos de nossa responsabilidade em relação ao nosso companheiro ou companheira, e lembremos também que devemos consumar o nosso corpo saudável e integro, como nos foi dado por Deus. De tudo isto iremos prestar contas.

O MENSAGEIRO – ÓRGÃO DO CENTRO ESPÍRITA OLHAR DE MARIA – Cedido pelo Clube de Mães do Centro Espírita Irmãos Augusto. – São Paulo.

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 06/08/2012
Código do texto: T3816407
Classificação de conteúdo: seguro