"OPERAÇÃO PADRÃO"
Ouço diariamente falar numa tal “Operação Padrão” dos respeitáveis e temidos Agentes da Polícia Federal. Resolvi verificar no léxico de que realmente se trata. Diz o Aurélio: PADRÃO (Do lat. Patronu, ‘protetor’) S.m. 1. Modelo oficial de pesos e medidas; 2. Aquilo que serve de base ou norma para avaliação de qualidade ou quantidade; medida, estalão, craveiro etc. etc.
Após tantos esclarecimentos minha atenção firmou-se no item 2. que diz: ... “para avaliação de qualidade...” Surgiu-me uma dúvida: Quando os dignos Agentes saem em carreata, armados até os dentes, apreendendo computadores, algemando pessoas, colocando-os em camburões tudo com o amparo legal da Justiça, batizando as operações com nomes exóticos e alguns até sugestivos, estão de fato, realizando Operação Padrão? Acredito que sim, dado a seriedade nas atitudes.
Portanto, as operações que hoje estão sendo ventiladas deveriam ser feitas no dia a dia independente de qualquer interesse.
Com certeza esta fiscalização minuciosa, detalhista (padrão), está contida na “AVALIAÇÃO DE QUALIDADE’ e o público já estaria acostumado a “esses procedimentos hoje inconvenientes”. Quem sabe muita coisa ilegal deixaria de entrar ou sair do País e ficaríamos agradecidos, de forma eterna, e não revoltados.
É só para refletir!...
Em 16-08-12