Seja mais ambicioso!

A frase acima chamou a sua atenção? Parece escandaloso, arrogante, imoral, ganancioso... Bom, consegui o meu objetivo que era trazer-te até aqui para justamente desmistificar esse “bicho-papão” que é a ambição.

A ambição é muitas vezes considerada um tabu e sabemos que lá no fundo, todo mundo tem a sua ambição, seja ela qual for e que não desperta por ser reprimida pelas relações e normas sociais dentre as quais o indivíduo está inserido.

Para ser ambicioso, não quer dizer que você tenha que ser desonesto, o querer o melhor para si e para os seus, não é errado. A ambição na grande maioria dos casos, é erroneamente associada à ganância, trapaça, desonestidade, fraude... Mas a boa ambição, do trabalhador que levanta cedo para ganhar o pão e sonha com dias melhores para a sua família, não deve ser condenada, mas sim incentivada, potencializando as qualidades de tais indivíduos.

Vivemos em uma sociedade doente, invejosa, hipócrita, frustrada e infeliz, onde o comodismo é um câncer que a corrói e quando alguém se destaca por suas virtudes, qualidades e aptidões, que quer vencer na vida pelos seus próprios méritos, este é demonizado por uma legião de fracassados.

A desmotivação é tão grande que sufoca a vitalidade de um espírito empreendedor, que clama por inovação, a mediocridade na coletividade asfixia o talento.

Gosto de sempre utilizar trechos bíblicos para ilustrar minhas reflexões, neste caso, destaco aqui a Parábola dos Talentos ( Mt 25, 14-30). O ensinamento desta parábola é de dar o melhor de si, utilize seu espírito criativo, potencialize os seus dons. Utilizando-se desta lição, então você, os seus e dependendo do seu ofício ou atribuições, toda a comunidade colherá os frutos, pois a parábola afirma que o erro apontado pelo Cristo não foi a ambição, mas sim a falta desta.

A ambição canalizada para o bem é uma mola propulsora, onde todos ganham. Então seja ousado! Audacioso! Crie! Inove! Empreenda! Faça sucesso!Seja um vencedor! Seja o melhor! Onde você fizer tudo isto honestamente e com dignidade, não tem porque ser condenado e com certeza colherá os louros da vitória!Não esqueça que sempre foi, é e serão os homens de ambição que conduzem a história!

Adriano Couto
Enviado por Adriano Couto em 03/11/2012
Código do texto: T3967081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.