DEVANEIO PARAUARA
     S
érgio Martins Pandolfo*
     Estivemos nessa semana que passou na sempre maravilhosa cidade do Rio de Janeiro a participar da semana de aniversário da Academia Brasileira de Médicos Escritores – Abrames, da qual somos membro titular, ocupante da cadeira de número 1. As celebrações deste ano foram mais profusas e exornadas, pois estava-se a comemorar o Jubileu de Prata desse silogeu literário.
     A Abrames, segundo percuciente pesquisa levada a efeito pelo Dr. Hélio Begliomini, um de seus membros titulares, é a única academia, em ambiência mundial, a ser formada exclusivamente por médicos, assim no que respeita aos patronos como no tocante aos ocupantes de suas 50 cadeiras, das quais fazem parte nomes dos mais ilustrados de nosso País, tais: Pedro Nava, Juscelino Kubitschek, Afrânio Peixoto, Guimarães Rosa, Miguel Couto, Osvaldo Cruz, como patronos e Hilton Rocha, Moysés Paciornick, Júlio Sanderson de Queiroz, o parauara Manoel Baliú Monteiro, Jorge de Marsillac, Caruso Madalena, Tito de Abreu Fialho, Ivo Pitanguy, Grimaldo Carvalho, Pietro Novellino, Luiz Gondim, Ítalo Suassuna como fundadores e titulares. A academia tem como patrono o médico escritor Manuel Antônio de Almeida, nacionalmente conhecido por sua obra“Memórias de um sargento de milícias”, considerado o primeiro romance urbano brasileiro, retratando a vida da cidade do Rio de Janeiro no albor do século XIX. Foi uma jornada do mais alto nível, pela qualidade dos trabalhos ali apresentados, à altura da importância, das tradições e da efeméride assinalada por esse importante ateneu cultural.
     Contudo, queremos fazer alusão a outras impressões recolhidas nessa viagem empreendida à Velhacap, até porque, como nos fizemos acompanhar de nossa neta primogênita, sequiosa de conhecer a sempre louvada e decantada Cidade Maravilhosa, demo-nos o lazer de, para orientá-la e guiá-la, rever tradicionais logradouros turísticos, tais o Cristo do Corcovado, uma das sete maravilhas do mundo, agora dispondo de escadas rolantes que levam aos pés da famosa estátua; o Pão de Açúcar; o Forte de Copacabana, no final da praia homônima que segue com seu charme sedutor; a igrejinha da Glória do Outeiro; o Museu da República, instalado no requintado Palácio do Catete, sede da Presidência da República até a transferência da capital federal para Brasília; o primitivo Palácio dos Vice-Reis de Portugal que passou à condição de Palácio Real aquando da chegada da Família Real e da Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, hoje abrigando um requintado e funcional museu que conta a história das mudanças ocorridas na colônia quando passou a ser a capital do Império Português, exibindo também exposições temporárias importantes; a amplissecular Confeitaria Colombo, no coração do Rio, que acolhia os dignitários do Império e depois da República.
     Apraz-nos pôr destaque aqui numa atração nova na cidade, com cerca de um ano e meio de inaugurada, que muito tem atraído e agradado aos turistas que a vão conhecer: o teleférico do Alemão, que nos lanços de cabos intercalados entre seis estações, a primeira delas instalada na estação ferroviária de Bonsucesso, percorre todo o conjunto de favelas que compõem o chamado Complexo do Alemão, o morro mais conhecido, ora pacificado. Recomendamos uma visita aos que forem ao RJ.
     A cidade está toda em obras, preparando-se para os eventos que vai sediar proximamente, como a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016. Os belos prédios do Centro histórico, que inclui a velha e boêmia Lapa, estão sendo completamente restaurados, requalificados outros, o imponente Teatro Municipal revivificado, brunidas suas aplicações e atavios em bronze que brilham ao sol, novos tramos de metrô, o estádio do Maracanã completamente reformado, recomposto para receber o jogo final da Copa.
     Ficamos a cismar: os 400 anos de Belém estão à porta! Urge acelerar as obras que devolverão à nossa primeva “atalaia do Norte” o vicejo de Metrópole da Amazônia que já ostentou.

Na foto acima parrte dos acadêmicos abramistas que compareceram à Semana de Aniversário - Jubileu de Prata - do silogeu


---------------------------------------------------------
*Médico e escritor. ABRAMES/SOBRAMES
sergio.serpan@gmail.com - serpan@amazonet.com.br    www.sergiopandolfo.com

Sérgio Pandolfo
Enviado por Sérgio Pandolfo em 07/12/2012
Código do texto: T4024360
Classificação de conteúdo: seguro