Onde existe a Lei, existe a trangressão

Vocês já repararam que ninguém se torna justo através da Lei? Pois onde há regras e leis existe a transgressão. Falo isso em todas as áreas da nossa vida. Dou como um exemplo uma pesquisa realizada no Brasil sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança dentro da cidade, 80% dos motoristas e passageiros não usam como manda a lei. E na vida espiritual é assim também.

Nenhum ser humano se torna justo seguindo a Lei, porque é humanamente impossível cumprirmos toda a Lei de Deus, e se somos transgressores de uma só letra da Lei, tornamos pecadores e transgressores de toda a Lei.. Se não houvesse a Lei, não haveria transgressão, consequentemente não existiria o pecado.

Por isso Deus enviou o se filho Jesus na condição de pecado e, assim condenou o pecado na sua carne mortal. Deus fez isso para que a justiça exigida pela Lei se realizasse em nós que vivemos segundo o Espirito e não sob o domínio dos instintos egoístas.

A libertação do homem foi realizada por Cristo não como ato vindo de fora, mas como obra que se realiza a partir de dentro. Cristo se encarnou, trazendo o Espirito de Deus para dentro da própria condição humana, que é dominada pelo egoísmo. Os instintos egoístas que correm em nossas veias torna a Lei impotente, pois os instintos dominam a nossa consciência, seduz e nos induzem ao erro.

Agora por meio de Jesus Cristo, Deus tornou isso possível, Jesus oferece para nós, uma possibilidade de sermos seres carnais munidos e guiados por meio do Espírito. Uma vez que o Espirito de Deus habita em nós, já não estamos mais sob o domínio dos instintos egoístas. A entrada do Espírito de Deus no homem, mediante Cristo Jesus, determina uma renovação pela qual o homem sente, pensa e age conforme a vontade de Deus. Em lugar da lei dos instintos egoístas, surge a “lei do Espírito” que dá a vida. Em lugar do pecado ou egoísmo, que determina o ser e ação do pecado ou egoísmo, existe agora o Espirito ou o Amor; em lugar da morte, existe a vida. A unidade entre querer o bem e realiza-lo é recomposta. A situação desesperadora do homem é superada. Com isso, as relações socias injustas e opressoras podem ser superadas. Contrapondo-se ao egoísmo, a ação do Espírito cria um novo tipo de relacionamento dos homens entre si e com Deus: a relação de família. Dai por diante podemos chamar Deus de Pai, pois somos seus filhos. E isso é a base para as relações socias recompostas: O clima de família se alastra, porque na verdade somos todos irmãos.

Senhores pais, preocupem-se com a educação moral e espiritual de seus filhos, para não perdê-los para o mundo.

Na próxima edição continuaremos está conversa. joserenatobueno@bol.com.br