Seguindo a onda das imagens meramente ilustrativas

Demorei pra fazer um texto, mas esse aqui veio no momento certo.

Semana que vem é dias dos namorados e parabéns a todos aqueles que estarão comemorando essa data tão importante. O comércio aposta alto nisso: as floriculturas agradecem. Aquelas fotos de casais sorridentes e se divertindo. Promoção na Netshoes, no cinema do Shopping, no motel...

"Is this love, is this love, is this love

Is this love that I'm feeling?" (Bob Marley)

Momento filosofia:

Você está em casa, com um pouco de fome e finalmente passa um comercial com aquele jingle:

"Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim "

Aquela imagem hipnotiza: só de ver, você sente o gosto da carne se desfazendo na sua lingua, a crocância do pão...

Deu fome né? Você corre pra lanchonete e pede o seu. O cheiro de carne bem passada está no ar. Depois de 7 minutos de espera , eis que surge, reluzente e majestoso o seu pedido envolto em uma fina e lisa caixinha papel. Quando você abre, o brilho dos seus olhos premeditam aquela frase que está na ponta da sua língua:

"Que porra é essa?!"

Onde está a carne suculenta, o queijo, o alface vistoso. Até o pão não reluz como no comercial. É meu amigo, você foi enganado. Frustrado, porém consciente que a culpa não é dos atendentes, mas sim do canalha do Ronald McDonald que está a mais de 50 anos enganando e ludibriando as pessoas. Apesar disso, come o seu hamburguer de 13 reais e vai embora, provavelmente pra nunca mais voltar.

Isso ocorre com vários produtos do nosso dia-a-dia: Biscoitinho Trakinas, Picolé Magnum, Sandubão da Subway,... E você, boçal consumidor continua alimentando este sistema. Boçal sim senhor, pois a sabedoria popular já diz:

"Errar é humano, persistir no erro é burrice."

Só que as pessoas notaram que essa pequena artimanha pode ser usada em outras áreas, como por exemplo, no ramo do entretenimento, ou mesmo dos relacionamentos.

Certa vez um amigo meu foi aconselhado a utilizar de alguns sites de relacionamento para arranjar uma namorada ou mesmo um relacionamento aberto. Esse meu amigo, até arriscou, entrou em um desses sites, mas veáco como todo bom homem cauteloso deve ser pra evitar problemas futuros, só lançou o básico no website pra conhecer. Depois de alguns meses, encontrei com o rapaz que me contou toda essa história: Tinha decidido cancelar a conta e quando questionei-o sobre isso, pois conheço alguns amigos que começaram relacionamentos de longa data por sites dessa categoria, o mesmo me disse:

"É furada rapaz. Corre disso. Você pensa que vai encontrar um Gol todo equipado, e de repente surge um fiat 147. Tá doido filho."

Pois é. Mesmo que seja uma atitude bem superficial desse meu compadre, uma coisa está certa: Cada vez mais, as pessoas estão tentando demonstrar algo que não são. Hoje, graças ao photoshop, adobe premier, cinema4D dentre outros programas, as pessoas estão cada vez mais virtuais. O problema é que o exemplo tem vindo de cima a muito tempo. Nas novelas, programas de auditório, revistas. Técnicas que antes eram utilizadas largamente pela indústria de entretenimento adulto, hoje estão aí nas nossas mãos, no bom sentido.

Do que adianta você vender um produto perfeito, másculo e vigoroso se o que você tem a oferecer não é nada disso? Do que adianta você vender uma imagem sem celulites e sem rugas se na verdade você tem? Ou será que você acha que depois de te conhecer melhor o seu, ou a sua pretendente vai te aceitar do jeito que é. Se eu me interessei pelo trakinas de chocolante porque na embalagem está mostrando que o recheio vem em dobro, qual será a minha reação quando eu abrir o pacote e ver que aquilo foi uma mentira deslavada? Voltando agora para nós seres humanos, qual será a reação da sua pretendente quando ao invés do branco, alto, de olhos azuis, atlético, o clone de Adonis da mitologia grega, surge um branco, gordo, de olhos castanhos e cheio de espinhas? Pensando na pior das hipóteses, qual será a atitude do rapaz em questão após esse evento? Frustração e depressão, provavelmente. Mas a culpa é de quem? Da pretendente que não viu o que você tem de melhor? Ou sua, por não ter demonstrado o que você realmente é, tanto fisicamente como espiritualmente? Ou seria desse sistema asqueroso e inveterado que impôs a partir de uma engenharia social que as pessoas devem se mascarar para serem felizes.

"As pessoas devem se mascarar para serem felizes."

Tão absurdo quanto parece essa frase, este é o lema do século XXI.

arcmaster
Enviado por arcmaster em 05/06/2013
Código do texto: T4326784
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